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Disciplina Linguagem Narrativa em Cinema e Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta cadeira os alunos visionão filmes e e fazem a sua análise e critica, segundo principios teóricas de edição, composição e ritmo. Os alunos adquirem a capacidade de pensamento critico face a conteúdos visuais narrativos. Em paralelo os alunos aplicam estes conhecimento na construção prática de storyboard e animatique, para a produção de pequenas curtas de animação de tecnica mista, onde prevalece o interesse na condução da narrativa audio visual, em termo de enquadramento e ritmos, essenciais à construção de um filme.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução às bases da linguagem cinematográfica aplicada ao cinema e ao cinema de animação.

    A construção da imagem. O enquadramento, o espaço diegético e não-diegético. O plano e a sequência. Noções básicas de continuidade e montagem. A construção de ponto de vista.

    Noções básicas de construção narrativa. A narrativa linear e a narrativa não linear.

    A linguagem do cinema enquanto modelo de representação da realidade. Transparência e estética.

    Uso do storyboard e do animatic como elementos essenciais para a planificação em cinema de animação.

    Introdução às etapas de pré-produção de uma curta-metragem de animação; A importância da planificação e da subdivisão de tarefas. Desenhos-chave e intervalos.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver conhecimentos sobre linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação.

    Desenvolver conhecimentos básicos sobre a produção de curta-metragem a partir de storyboard e animatic.

    No final do semestre o aluno deve ser capaz de:

    - saber analisar as componentes essenciais de uma curta metragem (seja de imagem real ou de animação);

    - saber emitir uma opinião informada sobre a construção cinematográfica de um filme, olhando para as suas componentes técnicas e conceptuais;

    - saber definir estratégias para desenvolver um conceito original a partir de elementos básicos como um desenho, uma foto ou um texto;

    - saber desenvolver um storyboard e animatic que comuniquem conceitos originais;

    - definir uma estratégia visual e a sua aplicação técnica ao serviço de um conceito especifico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas articulads entre dois professores onde a matéria leccionada tem continuidade ao longo do semestre para a realização de um trabalho final mais completo e produzindo ao longo do tempo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DANCYGER, Ken (2002) ¿ The Technique of film and Video Editing. New York: Focal Press

    FURNISS, Maureen (1999) ¿ Art in Motion. John Libbey

    HALAS, John & Whitaker, Harold (2009) ¿ Timing for Animation. Burlington: Focal Press

    KATZ, Steven (1991) ¿ Film Directing Shot by Shot ¿ Visualizing from concept to Screen. Michael Wiese Productions

    LAYBORNE, Kit (1998) ¿ The Animation Book. Crown Publications

    RABIGER, Michael (2003) ¿ Directing, Film Techniques and Aesthetics. New York: Focal Press

    RUSSETT & Starr (1988) ¿ Experimental Animation. Da Capo

    SULLIVAN, Karen, Gary Schumer e Kate Alexander (2008) ¿ Ideas for the Animated Short Finding and Building Stories. Burlington: Focal Press

    WELLS, Paul (2006) ¿ The Fundamentals of Animation. AVA Publishing

    WILLIAMS, Richard (2009) ¿ The Animator¿s Survival Kit. London: Faber & Faber

     

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