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Apresentação
Apresentação
Nesta cadeira os alunos visionão filmes e e fazem a sua análise e critica, segundo principios teóricas de edição, composição e ritmo. Os alunos adquirem a capacidade de pensamento critico face a conteúdos visuais narrativos. Em paralelo os alunos aplicam estes conhecimento na construção prática de storyboard e animatique, para a produção de pequenas curtas de animação de tecnica mista, onde prevalece o interesse na condução da narrativa audio visual, em termo de enquadramento e ritmos, essenciais à construção de um filme.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17031
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução às bases da linguagem cinematográfica aplicada ao cinema e ao cinema de animação.
A construção da imagem. O enquadramento, o espaço diegético e não-diegético. O plano e a sequência. Noções básicas de continuidade e montagem. A construção de ponto de vista.
Noções básicas de construção narrativa. A narrativa linear e a narrativa não linear.
A linguagem do cinema enquanto modelo de representação da realidade. Transparência e estética.
Uso do storyboard e do animatic como elementos essenciais para a planificação em cinema de animação.
Introdução às etapas de pré-produção de uma curta-metragem de animação; A importância da planificação e da subdivisão de tarefas. Desenhos-chave e intervalos.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver conhecimentos sobre linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação.
Desenvolver conhecimentos básicos sobre a produção de curta-metragem a partir de storyboard e animatic.
No final do semestre o aluno deve ser capaz de:
- saber analisar as componentes essenciais de uma curta metragem (seja de imagem real ou de animação);
- saber emitir uma opinião informada sobre a construção cinematográfica de um filme, olhando para as suas componentes técnicas e conceptuais;
- saber definir estratégias para desenvolver um conceito original a partir de elementos básicos como um desenho, uma foto ou um texto;
- saber desenvolver um storyboard e animatic que comuniquem conceitos originais;
- definir uma estratégia visual e a sua aplicação técnica ao serviço de um conceito especifico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas articulads entre dois professores onde a matéria leccionada tem continuidade ao longo do semestre para a realização de um trabalho final mais completo e produzindo ao longo do tempo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DANCYGER, Ken (2002) ¿ The Technique of film and Video Editing. New York: Focal Press
FURNISS, Maureen (1999) ¿ Art in Motion. John Libbey
HALAS, John & Whitaker, Harold (2009) ¿ Timing for Animation. Burlington: Focal Press
KATZ, Steven (1991) ¿ Film Directing Shot by Shot ¿ Visualizing from concept to Screen. Michael Wiese Productions
LAYBORNE, Kit (1998) ¿ The Animation Book. Crown Publications
RABIGER, Michael (2003) ¿ Directing, Film Techniques and Aesthetics. New York: Focal Press
RUSSETT & Starr (1988) ¿ Experimental Animation. Da Capo
SULLIVAN, Karen, Gary Schumer e Kate Alexander (2008) ¿ Ideas for the Animated Short Finding and Building Stories. Burlington: Focal Press
WELLS, Paul (2006) ¿ The Fundamentals of Animation. AVA Publishing
WILLIAMS, Richard (2009) ¿ The Animator¿s Survival Kit. London: Faber & Faber
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não