-
Apresentação
Apresentação
A disciplina pretende dotar os alunos com a técnica e o pensamento artístico sobre o som na produção e conceção de sonoplastia para projetos fílmicos animados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-5073
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Fundações do áudio para imagem;
- Introdução ao áudio para imagem;
- A banda sonora;
- Os processos: da gravação à pós-produção áudio;
- Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos;
- Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools.
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver e potenciar a criatividade e a técnica dos alunos na produção e conceção de sonoplastia para projetos fílmicos animados;
- Compreender o processo artístico-técnico de produção e pós-produção de som para imagem;
- Favorecer competências individuais na produção de desenhos sonoros e no delineamento de estratégias de desenvolvimento e produção de som atendendo ao pensamento artístico;
- Otimizar estratégias e estéticas influenciadoras de abordagens concetuais na sonoplastia;
- Contribuir para a expansão da cultura de som/audiovisual do aluno.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Teste escrito (15%), Avaliação contínua (15%), Trabalho Prático I (35%), Trabalho Prático II (35%).
Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de projetos fílmicos animados e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão.
As práticas relacionadas com gravação de som serão realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation) individuais e/ou em estúdio de gravação (ULHT).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Altman, R. (1984). A Semantic/Syntactic Approach to Film Genre. [Cinema Journal]
-
Altman, R. (1995). The sound of sound: a brief history of the reproduction of sound in movie theaters. Cineaste, 21(1-2).
-
Beauchamp, R. (2014) Designing Sound For Animation [Focal Press]
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não