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Apresentação
Apresentação
Usar e desenvolver conceitos adquiridos previamente durante o curso de modo a concretizar uma execução eficaz das várias fases do processo de produção;
Construir guiões de animação, dossier gráfico, storyboard e animatic para projectos finais em função de um tema sugerido;
Execução de soundboards e sonoplastia aplicados a filmes de animação;
Produção, realização e conclusão de filmes procurando uma linguagem original dentro da prática da animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-9466
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceber e realizar um filme original (ou projeto equivalente) que se enquadre dentro de uma prática da animação autoral, seguindo uma proposta original (individual ou de grupo).
As seguintes etapas deverão fazer parte da produção do filme final:
1.Desenvolvimento das ideias e construção de personagens, sinopses e guião ou storyboard.
2. Pesquisa gráfica a partir do guião ou storyboard.
2.1 Desenvolvimento de storyboard. Noções de enquadramento e continuidade.
2.1 Noção de expressividade gráfica e representação formal. Desenhos de atitude e de modelo das personagens e ambientes.
2.2 Exploração e definição de abordagens visuais que potencializem as intenções da realização de acordo com as técnicas de animação escolhidas.
3. Estruturação da dinâmica narrativa do filme, seja a nível visual como sonoro (Soundboard) através do animatic.
4. Realização
5. Mistura final do som
6. pós-produção
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:
- trabalhar em grupo (ou, quando aceite, individualmente) para desenvolver uma proposta de projeto de animação (filme ou equivalente, proposto e aceite pelos docentes) a partir de tema sugerido;
- conseguir apresentar e defender o conceito e intenção da proposta em apresentação pública, utilizando materiais expositivos adequados;
- aplicar conhecimentos adquiridos para construir um guião para um projeto de animação a partir da proposta original;
- dominar formas de representação visual, de modo a encontrar uma linha estética original que melhor
sirva os objetivos definidos pela proposta inicial;
- desenvolver e apresentar storyboards, soundboards e animatics, concretizando gradualmente as várias etapas de pré-produção de um filme/projeto de animação;
- pesquisar e definir (com testes) a técnica de animação mais adequada ao projeto a desenvolver, assim
como o seu conceito sonoro;
- concretizar o filme ou projecto proposto para final de curso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A turma será dividida em grupos, em função dos projetos. Cada aluno tem a responsabilidade de realizar um mínimo de 1 min de animação. O acompanhamento dos projetos será individual ou por grupo, conducente ao seu bom desenvolvimento. Serão utilizados diversos suportes audiovisuais como formas de exemplificação ou transmissão dos conteúdos. Avaliação: A avaliação será contínua, seguindo as seguintes datas de apresentação acordadas em aula e depois partilhadas via Moodle.
A entrega final deverá consistir nos seguintes elementos: sinopse, filme concluído, relatório individual de produção, 3 imagens, poster, legendas.
A nota de passagem é 10. Alunos com nota inferior são admitidos a exame.
Os alunos que não tenham nota “final de frequência” (por não terem realizado nenhuma avaliação) estão impedidos de fazer exame de 1ª época. Esta cadeira também tem 2ª época e Época Especial (para finalistas e trabalhadores-estudantes).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Katz, Steven (1991) — Film Directing Shot by Shot – Visualizing from concept to Screen. New York: Michael Wiese Productions / Focal Press
Scott, Jeffrey (2002) — How to Write for Animation. New York: Overlook Press
Laybourne, Kit (1998) — The Animation Book. New York: Three Rivers Press
Sibley & Lord (2010) — Cracking Animation: The Aardman Book of 3D Animation. London: Thames and Hudson
Johnston, Ollie & Frank Thomas (1995) — The Illusion of Life. New York: Hyperion
Williams, Richard (2012) — The Animator’s Survival Kit. London: Faber and Faber
Mattesi, Mike (2008) — Force: Character Design from Life Drawing. New York: Focal Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não