filmeu

Disciplina Atelier de Realização de Animação II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como objetivo a concretização de um projeto original de animação realizado em equipa. Neste que é o último trabalho de grande fôlego do curso, serão usados e exponenciados conceitos e práticas adquiridas previamente durante a licenciatura, de modo a concretizar com sucesso as várias fases de produção de uma curta metragem - ou projeto equivalente proposto pelos alunos e aceite pelo corpo docente. É esperado que os alunos consigam responder criativamente a uma proposta temática e, a partir daí, desenvolver as suas próprias soluções visuais e/ou narrativas. Os alunos deverão revelar boas competências na exposição de ideias originais, na construção de guião ou plano de trabalho, dossier gráfico, storyboard, sonoplastia e animatic, para projectos em que a animação será a ferramenta de comunicação principal (mínimo de 70% quando em projetos de técnica mista).  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceber e realizar um filme original (ou projeto equivalente) que se enquadre dentro de uma prática da animação independente ou autoral, seguindo uma proposta original (individual ou de grupo). As seguintes etapas deverão fazer parte da produção do filme final: 1.Desenvolvimento das ideias e construção de personagens, sinopses e guião ou storyboard. 2. Pesquisa gráfica a partir do guião ou storyboard. 2.1 Desenvolvimento de storyboard. Noções de enquadramento e continuidade. 2.1 Noção de expressividade gráfica e representação formal. Desenhos de atitude e de modelo das personagens e ambientes. 2.2 Exploração e definição de abordagens visuais que potencializem as intenções da realização de acordo com as técnicas de animação escolhidas. 3. Estruturação da dinâmica narrativa do filme, seja a nível visual como sonoro (Soundboard) através do animatic. 4. Realização 5. Mistura final do som 6. Pós-produção 7. Criação de dossier de promoção (EPK)
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, o aluno deve ser capaz de: - trabalhar em grupo (ou, quando aceite, individualmente) para desenvolver uma proposta de projeto de animação (filme ou equivalente, aceite pelos docentes) a partir de tema sugerido; - apresentar e defender o conceito e intenção da proposta em apresentação pública, utilizando materiais expositivos adequados; - aplicar conhecimentos adquiridos para construir um tratamento/guião para um projeto de animação a partir da proposta original; - dominar formas de representação visual, de modo a encontrar uma linha estética original que melhor sirva os objetivos definidos pela proposta inicial; - desenvolver e apresentar storyboards, soundboards e animatics, concretizando gradualmente as várias etapas de pré-produção de um filme/projeto de animação; - pesquisar e definir (com testes) a técnica de animação mais adequada ao projeto a desenvolver, assim como o seu conceito sonoro; - concretizar o filme ou projecto proposto para final de curso
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O regime de tutoria será efetuado por um professor regente da cadeira, complementado na fase de produção com professores auxiliares, que darão apoio em áreas específicas como o som, o stop motion ou a animação digital. Este acompanhamento holistico do trabalho permite o diálogo entre vários modos de construir signicado e vários métodos de produção, e assegura apoio a várias áreas fundamentais para a prática dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Katz, Steven (1991) — Film Directing Shot by Shot – Visualizing from concept to Screen. New York: Michael Wiese Productions / Focal Press Scott, Jeffrey (2002) — How to Write for Animation. New York: Overlook Press Williams, Richard (2001) — The Animator's Survival Kit. London: Farrar, Straus and Giroux Laybourne, Kit (1998) — The Animation Book. New York: Three Rivers Press Sibley & Lord (2010) — Cracking Animation: The Aardman Book of 3D Animation. London: Thames and Hudson Johnston, Ollie & Frank Thomas (1995) — The Illusion of Life. New York: Hyperion Williams, Richard (2012) — The Animator’s Survival Kit. London: Faber and Faber  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios