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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a concretização de um projeto original de animação realizado em equipa. Neste que é o último trabalho de grande fôlego do curso, serão usados e exponenciados conceitos e práticas adquiridas previamente durante a licenciatura, de modo a concretizar com sucesso as várias fases de produção de uma curta metragem - ou projeto equivalente proposto pelos alunos e aceite pelo corpo docente. É esperado que os alunos consigam responder criativamente a uma proposta temática e, a partir daí, desenvolver as suas próprias soluções visuais e/ou narrativas. Os alunos deverão revelar boas competências na exposição de ideias originais, na construção de guião ou plano de trabalho, dossier gráfico, storyboard, sonoplastia e animatic, para projectos em que a animação será a ferramenta de comunicação principal (mínimo de 70% quando em projetos de técnica mista).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-9466
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceber e realizar um filme original (ou projeto equivalente) que se enquadre dentro de uma prática da animação independente ou autoral, seguindo uma proposta original (individual ou de grupo). As seguintes etapas deverão fazer parte da produção do filme final: 1.Desenvolvimento das ideias e construção de personagens, sinopses e guião ou storyboard. 2. Pesquisa gráfica a partir do guião ou storyboard. 2.1 Desenvolvimento de storyboard. Noções de enquadramento e continuidade. 2.1 Noção de expressividade gráfica e representação formal. Desenhos de atitude e de modelo das personagens e ambientes. 2.2 Exploração e definição de abordagens visuais que potencializem as intenções da realização de acordo com as técnicas de animação escolhidas. 3. Estruturação da dinâmica narrativa do filme, seja a nível visual como sonoro (Soundboard) através do animatic. 4. Realização 5. Mistura final do som 6. Pós-produção 7. Criação de dossier de promoção (EPK)
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre, o aluno deve ser capaz de: - trabalhar em grupo (ou, quando aceite, individualmente) para desenvolver uma proposta de projeto de animação (filme ou equivalente, aceite pelos docentes) a partir de tema sugerido; - apresentar e defender o conceito e intenção da proposta em apresentação pública, utilizando materiais expositivos adequados; - aplicar conhecimentos adquiridos para construir um tratamento/guião para um projeto de animação a partir da proposta original; - dominar formas de representação visual, de modo a encontrar uma linha estética original que melhor sirva os objetivos definidos pela proposta inicial; - desenvolver e apresentar storyboards, soundboards e animatics, concretizando gradualmente as várias etapas de pré-produção de um filme/projeto de animação; - pesquisar e definir (com testes) a técnica de animação mais adequada ao projeto a desenvolver, assim como o seu conceito sonoro; - concretizar o filme ou projecto proposto para final de curso
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O regime de tutoria será efetuado por um professor regente da cadeira, complementado na fase de produção com professores auxiliares, que darão apoio em áreas específicas como o som, o stop motion ou a animação digital. Este acompanhamento holistico do trabalho permite o diálogo entre vários modos de construir signicado e vários métodos de produção, e assegura apoio a várias áreas fundamentais para a prática dos alunos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Katz, Steven (1991) — Film Directing Shot by Shot – Visualizing from concept to Screen. New York: Michael Wiese Productions / Focal Press Scott, Jeffrey (2002) — How to Write for Animation. New York: Overlook Press Williams, Richard (2001) — The Animator's Survival Kit. London: Farrar, Straus and Giroux Laybourne, Kit (1998) — The Animation Book. New York: Three Rivers Press Sibley & Lord (2010) — Cracking Animation: The Aardman Book of 3D Animation. London: Thames and Hudson Johnston, Ollie & Frank Thomas (1995) — The Illusion of Life. New York: Hyperion Williams, Richard (2012) — The Animator’s Survival Kit. London: Faber and Faber
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim