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Apresentação
Apresentação
O conceito estruturante da UC assenta no triângulo sistémico Escutar-Manipular-Projetar, sustentado por quatro domínios - percepção, acústica, cultura sonora, narrativa audiovisual - em articulação conjunta. No 1º ano da licenciatura os focos serão Escutar e Manipular complementados, necessariamente, pelo outro vértice [Projetar].
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17032
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
ESCUTAR [ouvir-escutar-reconhecer-compreender] Linguagem audiovisual Introdução ao estudo do som Percepção sonora Paisagem sonora Banda sonora Escuta (pratica analitica, reflexiva, projetiva) MANIPULAR [registar, editar, materializar] Estúdio de som Microfones Noções técnicas de captação/gravação áudio Práticas e técnicas básicas de edição áudio Protocolo MIDI Espaço sonoro Sincronização audiovisual PROJETAR Soundboard Adequação do som à imagem e vice-versa Narrativas sonoras Acusmatização Espaços sonoros
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Objetivos
Objetivos
Compreensão do funcionamento do universo sonoro e aquisição de ferramentas de trabalho a quem pretenda narrar com o som e a imagem, numa atuação conjunta como um todo unívoco: I) consciencializar e praticar os mecanismos de escuta, como processo alimentador e enriquecedor de memórias e de uma cultura sonora, fundamentais para o (re)equilibrio do par som-imagem, para uma correta leitura e produção audiovisual na animação; II) reconstruir e materializar, criativamente, um conjunto de memórias, ideias, ambientes, percepções e registos, através das tecnologias e técnicas de produção áudio digital, criando e gerando novas sensações, interpretações e emoções, no contexto de narrativas sonoras, em si, e narrativas audiovisuais na animação, sobretudo; III) saber projetar (do conceito, à criação e à finalização), consolidando saberes adquiridos e pensando utilizando de modo uno o par som-imagem como a componente fundamental na narrativa audiovisual, em geral, e num produto de animação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivos, demonstrativos, analiticos e participativos, de prática experimental e de realização, em aula/estudio e em trabalho de campo, de exercicios/projetos concretos em regime de tutoria, não deixando de fornecer elementos teóricos e conceptuais necessários e inerentes às especificidades da sonoplastia da e para imagem. Visa-se que o/a aluno/a desenvolva trabalhos individualmente e em grupo, como prática para melhor se integrar em futuros projetos cooperativos de e para imagem em movimento.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press. Chion, M. (2008). A Audiovisão. Edições Texto & Grafia. Farnell, A. (2010). Designing Sound. MIT Press. Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian. Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis. Huber, D. M., & Runstein, R. E. (2017). Modern Recording Techniques. Taylor & Francis. Schafer, R. M. (1993). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Inner Traditions/Bear. Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não