-
Apresentação
Apresentação
O conceito estruturante da UC assenta no triângulo sistémico Escutar-Manipular-Projetar, sustentado por quatro domínios - percepção, acústica, cultura sonora, narrativa audiovisual - em articulação conjunta. No 1º ano da licenciatura os focos serão Escutar e Manipular complementados, necessariamente, pelo outro vértice [Projetar].
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17032
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
ESCUTAR [ouvir-escutar-reconhecer-compreender]
-
Linguagem audiovisual
-
Introdução ao estudo do som
-
Percepção sonora
-
Paisagem sonora
-
Banda sonora
-
Escuta (pratica analitica, reflexiva, projetiva)
MANIPULAR [registar, editar, materializar]
-
Estúdio de som
-
Microfones
-
Noções técnicas de captação/gravação áudio
-
Práticas e técnicas básicas de edição áudio
-
Protocolo MIDI
-
Espaço sonoro
-
Sincronização audiovisual
PROJETAR
-
Soundboard
-
Adequação do som à imagem e vice-versa
-
Narrativas sonoras
-
Acusmatização
-
Espaços sonoros
-
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão do funcionamento do universo sonoro e aquisição de ferramentas de trabalho a quem pretenda narrar com o som e a imagem, numa atuação conjunta como um todo unívoco:
I) consciencializar e praticar os mecanismos de escuta, como processo alimentador e enriquecedor de memórias e de uma cultura sonora, fundamentais para o (re)equilibrio do par som-imagem, para uma correta leitura e produção audiovisual na animação;
II) reconstruir e materializar, criativamente, um conjunto de memórias, ideias, ambientes, percepções e registos, através das tecnologias e técnicas de produção áudio digital, criando e gerando novas sensações, interpretações e emoções, no contexto de narrativas sonoras, em si, e narrativas audiovisuais na animação, sobretudo;
III) saber projetar (do conceito, à criação e à finalização), consolidando saberes adquiridos e pensando utilizando de modo uno o par som-imagem como a componente fundamental na narrativa audiovisual, em geral, e num produto de animação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivos, demonstrativos, analiticos e participativos, de prática experimental e de realização, em aula/estudio e em trabalho de campo, de exercicios/projetos concretos em regime de tutoria, não deixando de fornecer elementos teóricos e conceptuais necessários e inerentes às especificidades da sonoplastia da e para imagem. Inicialmente as aulas decorrerão online devido à pandemia COVID-19.
Visa-se que o/a aluno/a desenvolva trabalhos individualmente e em grupo, como prática para melhor se integrar em futuros projetos cooperativos de e para imagem em movimento.
A avaliação da UC será contínua e terá em conta a: i) assiduidade às aulas lecionadas; e a ii) realização dos trabalhos ao longo do semestre.
Trabalhos:
1. realização de exercícios, assiduidade e participação -50%
2. projeto final - 50%
A classificação de aprovação à UC terá de ser igual ou superior a 10, caso contrário haverá lugar a exame.
O exame implica a realização de projetos com igual grau de dificuldade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.
Chion, M. (2008). A Audiovisão. Edições Texto & Grafia.
Farnell, A. (2010). Designing Sound. MIT Press.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian.
Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.
Huber, D. M., & Runstein, R. E. (2017). Modern Recording Techniques. Taylor & Francis.
Schafer, R. M. (1993). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Inner Traditions/Bear.
Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não