filmeu

Disciplina Narrativas Sonoras

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito estruturante da UC assenta no triângulo sistémico Escutar-Manipular-Projetar, sustentado por quatro domínios - percepção, acústica, cultura sonora, narrativa audiovisual - em articulação conjunta. No 1º ano da licenciatura os focos serão Escutar e Manipular complementados, necessariamente, pelo outro vértice [Projetar].

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ESCUTAR [ouvir-escutar-reconhecer-compreender]

    • Linguagem audiovisual

    • Introdução ao estudo do som

    • Percepção sonora

    • Paisagem sonora

    • Banda sonora

    • Escuta (pratica analitica, reflexiva, projetiva) 

     

    MANIPULAR [registar, editar, materializar]

    • Estúdio de som

    • Microfones

    • Noções técnicas de captação/gravação áudio

    • Práticas e técnicas básicas de edição áudio

    • Protocolo MIDI

    • Espaço sonoro

    • Sincronização audiovisual

     

    PROJETAR

    • Soundboard

    • Adequação do som à imagem e vice-versa

    • Narrativas sonoras

    • Acusmatização

    • Espaços sonoros

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão do funcionamento do universo sonoro e aquisição de ferramentas de trabalho a quem pretenda narrar com o som e a imagem, numa atuação conjunta como um todo unívoco:

    I) consciencializar e praticar os mecanismos de escuta, como processo alimentador e enriquecedor de memórias e de uma cultura sonora, fundamentais para o (re)equilibrio do par som-imagem, para uma correta leitura e produção audiovisual na animação;

    II) reconstruir e materializar, criativamente, um conjunto de memórias, ideias, ambientes, percepções e registos, através das tecnologias e técnicas de produção áudio digital, criando e gerando novas sensações, interpretações e emoções, no contexto de narrativas sonoras, em si, e narrativas audiovisuais na animação, sobretudo;

    III) saber projetar (do conceito, à criação e à finalização), consolidando saberes adquiridos e pensando utilizando de modo uno o par som-imagem como a componente fundamental na narrativa audiovisual, em geral, e num produto de animação.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos expositivos, demonstrativos, analiticos e participativos, de prática experimental e de realização, em aula/estudio e em trabalho de campo, de exercicios/projetos concretos em regime de tutoria, não deixando de fornecer elementos teóricos e conceptuais necessários e inerentes às especificidades da sonoplastia da e para imagem.

    Visa-se que o/a aluno/a desenvolva trabalhos individualmente e em grupo, como prática para melhor se integrar em futuros projetos cooperativos de e para imagem em movimento.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.

    Chion, M. (2008). A Audiovisão. Edições Texto & Grafia.

    Farnell, A. (2010). Designing Sound. MIT Press.

    Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.

    Huber, D. M., & Runstein, R. E. (2017). Modern Recording Techniques. Taylor & Francis.

    Schafer, R. M. (1993). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Inner Traditions/Bear.

    Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios