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Apresentação
Apresentação
Não muito distante das tradicionais preocupações do cinema e de forma assumidamente cinética as experiências desta disciplina pretendem transformar o ancestral ¿sossego¿ inerente às estruturas gráficas (design gráfico) acrescentando-lhe tempo, movimento e som.
Esta é uma área de cruzamento dos conhecimentos e princípios relativos ao design gráfico no contexto cinemático: filmes, vídeos, som ou qualquer outro medium que relacione o tempo e a informação visual, através do uso de diversas técnicas de animação (analógicas ou digitais).
Os exemplos mais recorrentes de aplicabilidade prática desta disciplina ¿ que inclui maioritariamente o uso da tipografia (fontes), elementos gráficos vectoriais e imagens ¿ são por exemplo os genéricos para filmes cinematográficos, ou as sequências de abertura das séries televisivas, animações web, animações 3D de logótipos para um canal de televisão ou para uma qualquer marca de produto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-8887
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve análise histórica e contexto dos genéricos na tradição do cinema e audiovisual.
Análise de projetos/obras de referência de diversos autores de design, motion e animação.
2. Noções de design gráfico aplicado a motion design:
- Tipografia vs Lettering; Família Tipográfica, Tipos
Composição visual com recurso a tipografia e Cor:
- Ciclo cromático e Triângulo das cores; Cores complementares; Percepção e cor
Exercícios de Cor e Composição:
- Manipulação de formas e espaços através de cor (temperatura, ambiência, percepção espacial, efeitos ópticos)
3. Componente prática em Adobe After Effects aplicada a animação e motion graphics.
Animação em planos 2D e espaço 3D, com recurso a processos de tracking.
4. Animação: Aplicação de 6 dos 12 princípios de animação aplicados a motiongraphics (Squash and Stretch, Slow in Slow out, Arcs, Exageration, e Pose to Pose).
5. Análise do material de portfólio para construção da showreel.
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Objetivos
Objetivos
1. Dotar os alunos de:
- Conhecimentos e estratégias técnicas, estéticas e conceptuais, que os tornem capazes de criar projectos inovadores de animação e composição gráfica.
- Perspicácia, destreza técnica e criatividade, na idealização e criação dos diversos projetos a desenvolver combinando os diversos elementos de composição de forma equilibrada, com ritmo, através de uma sequência lógica de animação.2. Realização de 4 projetos a desenvolver individualmente e em grupo:
- Showreel: Construção de um vídeo de curta duração que apresente os melhores momentos dos trabalhos pessoais dos autores.
- Portfólio: individual e online (um genérico e/ou outro de especialidade)
- Title Animation: Realização do genérico e créditos finais do projecto de curta documental.
- Poster: Criação do poster promocional do mesmo projecto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas inserem-se num âmbito teórico-prático, com recurso a métodos expositivos e experimentais de ensino. Visa-se que o aluno crie projetos individualmente e em grupo para melhor se integrar em projetos cooperativos de cinema ou televisão.
A avaliação é contínua, com regime de faltas, onde a média dos resultados obtidos nos exercícios individuais e de grupo de montagem e pós-produção vídeo contribuirão para a atribuição da nota final:
1) Projeto "Showreel e portfófio" (60%)
2) Projeto em grupo ¿Genérico e Créditos + Cartaz" para o projecto "curta documental" (40%)Parâmetros avaliação exame:
- Realização de todos os projetos e exercícios de avaliação contínua com igual grau de dificuldade aos realizados no período de aulas (final frequência).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- MOTION BLUR ¿ The OneDotZero Book, Laurence King Publishers; Pap/DVD edition, Novembro, 2007
- Pause: 59 Minutes of Motion Graphics, Universe Publishing, Maio, 2000
- Not Teflon: MTV Design & Pop Promo's, Universe Publishing , Janeiro, 2004
- On Air: The Visual Messages and Global Language of MTV, Die Gestalten Verlag; Har/Dvdr edition, Setembro, 2005
- Motion by Design, Laurence King; Har/DVD edition, Fevereiro, 2007
- The After Effects Illusionist: All the Effects in One Complete Guide, Focal Press; Pap/Cdr edition, Fevereiro, 2009
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não