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Apresentação
Apresentação
A Morfologia Humana Aplicada (MHA), no âmbito da Licenciatura de Animação Digital, é uma Unidade Curricular de contacto com a anatomia estrutural na origem do movimento, facilitando a compreensão e representação intencional da anatomia aparente: de expressões e movimentos de personagens. MHA terá, assim, três momentos: 1) ensino teórico, com desenvolvimento de trabalho de investigação e sua apresentação; 2) aplicação prática a partir de observação directa e desenho com modelo; 3) realização de modelos imaginários, aplicando e ampliando os conhecimentos adquiridos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-9444
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Anatomia dinâmica na teoria: 1. sistema esquelético 2. sistema muscular 3. sistema articular Anatomia dinâmica na prática: 1. representação directa informada pelo estudo prévio 2. representação adaptada de sistemas não visíveis 3. criação de um sistema musculoesquelético imaginário
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de reconhecer as estruturas anatómicas directamente implicadas nos diferentes movimentos corporais e saber realizar modelos anatómicos específicos (para personagens) a partir desses conhecimentos. Identificação e representação de anatomia dinâmica activada por cada movimento, a partir de poses concretas. Descrever o somatótipo humano e suas variações. Desenhar as estruturas e formas do corpo humano, nos seus domínios anatómicos clássico e real.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nesta UC serão utilizadas maioritariamente tecnologias clássicas - consulta de livros, desenho sobre suporte de papel - e contemporâneas - consulta de documentação online, realização de apresentação audiovisual. A inovação da UC prende-se com a forma como realiza uma ponte entre conhecimento teórico e aplicação prática, exercitando essa capacidade n@s estudantes através de um exercício criativo informado pelo seu conhecimento da anatomia humana.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bridgman, George B. (1920). Constructive Anatomy.Londres: John Lane The Bodley Head. ISBN: 10-0486211045 Retirado em Setembro de 2022 de https://openlibrary.org/works/OL1332737W/Constructive_anatomy?edition=key%3A/books/OL7151125M Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688 Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977 Pina, J. A. E. (2010). Anatomia Humana da Locomoção (4ª ed.). Lisboa: LIDEL. ISBN: 978-989-752-116-4
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Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho de grupo
31-10-2025 — entrega
(cada 24h de atraso n.j. = -1val)
3 e 10.11.2025 — apresentações35%
Desenhos de observação directa e representação condicional de estrutura musculoesquelética
29.09 a 13.10-2025
e
17 e 24.11.202535%
Criação de personagem imaginária, incluindo estrutura musculoesquelética irrealista
13.12.2025 — entrega
(cada 24h de atraso n.j. = - 1val)30%
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Mobilidade
Mobilidade
Não




