-
Apresentação
Apresentação
A Morfologia Humana Aplicada (MHA), no âmbito da Licenciatura de Animação Digital, é uma Unidade Curricular de contacto com a anatomia estrutural na origem do movimento, facilitando a compreensão e representação intencional da anatomia aparente: de expressões e movimentos de personagens.
MHA terá, assim, dois momentos: ensino teórico e aplicação prática a partir de observação directa e realização de modelos imaginários.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-9444
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Anatomia dinâmica na teoria
- sistema esquelético
- sistema muscular
- sistema articular
- Anatomia dinâmica na prática
- representação directa informada pelo estudo prévio
- representação adaptada de sistemas não visíveis
- criação de um sistema musculoesquelético imaginário
- Anatomia dinâmica na teoria
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de reconhecer as estruturas anatómicas directamente implicadas nos diferentes movimentos corporais e saber realizar modelos anatómicos específicos (para personagens) a partir desses conhecimentos.
Identificação e representação de anatomia dinâmica activada por cada movimento, a partir de poses concretas.
Descrever o somatótipo humano e suas variações.
Descrever as estruturas e formas do corpo humano, nos seus domínios anatómicos clássicos e reais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Trabalho teórico com apresentação à turma - 35%
- Desenhos de representação informada (a partir de poses de modelo vivo) - 35%
- Realização de um modelo musculoesquelético imaginário - 30%
Em caso de avaliação em exame, é pedido o mesmo tipo de trabalho aos estudantes, sendo a diferença a eventual inexistência de apresentação pública do trabalho teórico e a realização em tempo de exame dos desenhos referidos no ponto 2.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bridgman, George B. (1920). Constructive Anatomy.Londres: John Lane The Bodley Head. ISBN: 10-0486211045
Retirado em Setembro de 2022 de https://openlibrary.org/works/OL1332737W/Constructive_anatomy?edition=key%3A/books/OL7151125M - Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688
- Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977
- Pina, J. A. E. (2010). Anatomia Humana da Locomoção (4ª ed.). Lisboa: LIDEL. ISBN: 978-989-752-116-4
Artigos online: - Wikipedia
Anatomia Humana - https://pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana
Anatomical Terminology - https://en.wikipedia.org/wiki/Anatomical_terminology
Human Body - https://en.wikipedia.org/wiki/Human_body#Systems | Corpo Humano - https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano - Atlas anatómicos para consulta online:
https://openlibrary.org/search?q=Atlas+of+anatomy&mode=everything - centenas de resultados (apenas para consulta)
- Bridgman, George B. (1920). Constructive Anatomy.Londres: John Lane The Bodley Head. ISBN: 10-0486211045
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Sandra C Ramos
-
@ p3543@ulusofona.pt
-
Mobilidade
Mobilidade
Não