-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objectivo a análise de filmes quanto à sua construção formal (narrativa, planos de imagem e de som) e seu significado no contexto do filme, bem como da cultura visual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-7243
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Linguagem Cinematográfica.
1.1 D.W. Griffith e o nascimento de uma linguagem do Cinema.
1.2 A linguagem do cinema e a representação do real.
1.3 A linguagem do Cinema e o seu potencial narrativo.
1.4 Tempo, espaço e continuidade.
2. A montagem Cinematográfica e o seu potencial dialético.
2.1 A Escola Soviética.
2.2 Lev Kuleshov.
2.3 Vsevolod Pudovkin.
2.4 Sergei Eisenstein.
2.5 Aleksandr Dovzhenko.
3. Rutura, estilo e apropriação. A Linguagem do cinema na contemporaneidade.
4. Ana¿lise de filmes de longa-metragem de animação aplicando os pontos 1 a 3: linguagem, influências artísticas, relação forma/conteúdo, etc.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular visa contribuir para a formação e desenvolvimento de uma cultura visual aplicada ao cinema de animação centrando-se essencialmente na análise de filmes.
Deste modo o aluno fica apto a:
- Conhecer e compreender a linguagem cinematográfica e formas possíveis da sua articulação com estruturas narrativas.
- Saber identificar essa linguagem nos filmes de animação.
- Compreender especificidades da linguagem do cinema de animação (metamorfose...).
- Reconhecer trabalhos autorais a partir das abordagens estilísticas, técnicas e de conteúdo
- Aplicar essas refere¿ncias na apresentac¿a¿o e produc¿a¿o dos seus pro¿prios filmes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas sera¿o apresentados e discutidos filmes ou excertos para analisar linguagens, influe¿ncias arti¿sticas, formas de expressa¿o visual e áudio, e técnicas de animação para dar uma visão alargada do panorama do cinema de animação mundial.
Será utilizada uma metodologia expositiva complementada com o visionamento e análise crítica de exemplos.
A avaliação consiste em dois testes escritos, no primeiro serão avaliados os pontos 1,2 e 3 do programa, o segundo incide sobre a análise de filmes. Cada um destes testes será valorizado em 50% da nota final.
A nota de passagem e¿ 10. Para os alunos reprovados, o exame de recurso será composto por teste escrito.
Será feito o registo de presenças em aula: os alunos são obrigados a frequentar 75% das aulas para terem avaliação final de frequência.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AUMONT, Jacques (2014). A Imagem. Olhar. Mate¿ria. Presenc¿a. Lisboa: Texto&Grafia. AUMONT, Jacques (2004). A Ana¿lise do Filme. Lisboa: Texto&Grafia.
BENDAZZI, Giannalberto (1994), Cartoons: One Hundred Years of Cinema Animation, London, John Libbey PublishingDENIS, Se¿bastien (2010). O Cinema de Animac¿a¿o. Lisboa: Texto&Grafia.
GARDIES, Rene¿ (2008). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia. FURNISS, Maureen (ed.) (2007), Art in Motion Aesthetics ¿ Revised Edition, London, John LibbeyPublishing
MOSCARIELLO, Angelo (1985). Como ver um Filme. Porto: Editorial Presenc¿a.
MONACO, James (1981). How To Read a Film. Oxford: Oxford University Press
PILLING, Jayne (ed.) (1997), A Reader in Animation Studies, London, John Libbey Publishing
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não