filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como objectivo a análise de filmes quanto à sua construção formal (narrativa, planos de imagem e de som) e seu significado no contexto do filme, bem como da cultura visual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Linguagem Cinematográfica.

    1.1 D.W. Griffith e o nascimento de uma linguagem do Cinema.

    1.2 A linguagem do cinema e a representação do real.

    1.3 A linguagem do Cinema e o seu potencial narrativo.

    1.4 Tempo, espaço e continuidade.

    2. A montagem Cinematográfica e o seu potencial dialético.

    2.1 A Escola Soviética.

        2.2 Lev Kuleshov.

        2.3 Vsevolod Pudovkin.

        2.4 Sergei Eisenstein.

        2.5 Aleksandr Dovzhenko.

    3. Rutura, estilo e apropriação. A Linguagem do cinema na contemporaneidade.

    4. Ana¿lise de filmes de longa-metragem de animação aplicando os pontos 1 a 3: linguagem, influências artísticas, relação forma/conteúdo, etc.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular visa contribuir para a formação e desenvolvimento de uma cultura visual aplicada ao cinema de animação centrando-se essencialmente na análise de filmes.

    Deste modo o aluno fica apto a:

    - Conhecer e compreender a linguagem cinematográfica e formas possíveis da sua articulação com estruturas narrativas.

    - Saber identificar essa linguagem nos filmes de animação.

    - Compreender especificidades da linguagem do cinema de animação (metamorfose...).

    - Reconhecer trabalhos autorais a partir das abordagens estilísticas, técnicas e de conteúdo

    - Aplicar essas refere¿ncias na apresentac¿a¿o e produc¿a¿o dos seus pro¿prios filmes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas sera¿o apresentados e discutidos filmes ou excertos para analisar linguagens, influe¿ncias arti¿sticas, formas de expressa¿o visual e áudio, e técnicas de animação para dar uma visão alargada do panorama do cinema de animação mundial.

    Será utilizada uma metodologia expositiva complementada com o visionamento e análise crítica de exemplos.

    A avaliação consiste em dois testes escritos, no primeiro serão avaliados os pontos 1,2 e 3 do programa, o segundo incide sobre a análise de filmes. Cada um destes testes será valorizado em 50% da nota final.

    A nota de passagem e¿ 10. Para os alunos reprovados, o exame de recurso será composto por teste escrito.

    Será feito o registo de presenças em aula: os alunos são obrigados a frequentar 75% das aulas para terem avaliação final de frequência.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AUMONT, Jacques (2014). A Imagem. Olhar. Mate¿ria. Presenc¿a. Lisboa: Texto&Grafia. AUMONT, Jacques (2004). A Ana¿lise do Filme. Lisboa: Texto&Grafia.
    BENDAZZI, Giannalberto (1994), Cartoons: One Hundred Years of Cinema Animation, London, John Libbey Publishing

    DENIS, Se¿bastien (2010). O Cinema de Animac¿a¿o. Lisboa: Texto&Grafia.
    GARDIES, Rene¿ (2008). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia. FURNISS, Maureen (ed.) (2007), Art in Motion Aesthetics ¿ Revised Edition, London, John LibbeyPublishing
    MOSCARIELLO, Angelo (1985). Como ver um Filme. Porto: Editorial Presenc¿a.
    MONACO, James (1981). How To Read a Film. Oxford: Oxford University Press
    PILLING, Jayne (ed.) (1997), A Reader in Animation Studies, London, John Libbey Publishing 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios