filmeu

Disciplina Atelier de Realização de Animação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todos o conhecimento aquirido, prático e teórico, até ao momento. Nesta unidade os alunos produzem uma curta de animação em grupo. Esta passa por todas as etapas de uma produção profissional, desde a concepção da ideia do filme à sua animação final. Funcionando como uma equipa de produção de animação, os alunos são introduzidos aos gêneros de cinema (terror, comédia, drama, etc) podemos desenvolver uma destas temáticas nos seus projectos. No decorrer do semestre os projectos dos alunos são apresentados publicamente em pitch de avaliação onde comentário e críticas ajudam à aprendizagem dos alunos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Produção e realização de uma curta animada, com tema livre, de duração mínima de 2 minutos (projeto individual) ou 3 minutos (projeto de grupo => mínimo 1min por elemento). 1. Ideia/conceito/ história Trabalho em dois tempos: . exercícios de desconstrução e abertura de novas perspectivas sobre a construção de argumento . trabalho focado no projecto final 2. Pesquisa gráfica O desenvolvimento gráfico/criação da imagem como parte possível do processo de escrita. Noção de expressividade gráfica e representação formal. Desenhos de atitude e de modelo das personagens e ambientes. 3. Pre Produção Exploração e definição de abordagens visuais que potencializam as intenções da realização de acordo com as técnicas de animação escolhidas. Definição de propostas para a realização dos projectos finais. 4. Produção como processo evolutivo A importância de bem usar o storyboard e o animatic como ferramentas de trabalho Prática de pitching Mapa de produção
  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicar uma ideia/conceito/história na produção de uma curta metragem de animação. Desenvolvimento de conceitos prévios que permitam uma execução eficaz das várias fases do processo. Foco e abertura à evolução natural do projecto. Construir argumento, dossier gráfico, storyboard e animatic para projectos finais em função do tema escolhido. Misturar criativamente diferentes tipos de imagem (fotografia, filme, desenho) O tema do projeto de animação é flexível, mas deve abordar o desenvolvimento de um personagem ou evento, tanto internamente (de forma abstrata ou experimental) quanto externamente (figurativamente). Aplicando esta abordagem, os alunos praticam o pensamento e o uso da linguagem específica da animação para retratar conflitos, lutas ou desejos internos, que não são visíveis a olho nu. Combinando esta abordagem com elementos figurativos, o aluno investiga e experimenta o meio de animação para evocar respostas emocionais específicas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

      Aulas com discussão semanal com ambos os professores da cadeira, visando um acompanhamento dos projectos, com resolução de problemas e discussão de processos de produção alternativos, garantindo assim uma componente pedagógica mais próxima à que se realiza num estúdio profissional.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Scott, Jeffrey (2002) ¿ How to Write for Animation . New York: Overlook Press Laybourne, Kit (1998) Overlook Press The Animation Book . New York: Three Rivers Press Sibley & Lord (2010) ¿ Cracking Animation: The Aardman Book of 3D Animation . London: Thames and Hudson Johnston, Ollie & Frank Thomas (1995) ¿ The Illusion of Life . New York: Hyperion Williams, Richard (2012) ¿ The Animator¿s Survival Kit . London: Faber and Faber Mattesi, Mike (2008) ¿ Force: Character Design from Life Drawing . New York: Focal Press Basher, Hans (2008). Dream Worlds: Production Design for Animation. Focal Press. Liz Blazer "Animated Storytelling",Peachpit Press, 2016. Paul Wells "The Fundamentals of Animation", AVA Publishing 2006. Paul Wells "Basics of Animation: Scriptwriting", AVA Publishing 2007.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1. Pitching (Apresentação conceptual. Coerência, estrutura e viabilidade da proposta) Ideia => 1 parágrafo (máximo) + 3 imagens (mínimo) + 3 referências sonoras + Storyboard Thumbnail

    3 semana de Setembro

    5 %

    2. Pitching (Estruturação narrativa, visual e sonora em primeiro animatic, layouts e/ou fabricação de cenários e personagens e/ou o que o projecto tiver como premissas de pré-produção, início da animação)

    3 semana de Outubro

    10 %

    3. Pitching (Animatic com um mínimo de 30% de animação e som, layouts e/ou cenários e/ou personagens finalizados)

    4. Apresentação pública da curta-metragem de animação

    2 semana de Novembro

    2 semana de Dezembro

    25 %

    60 %

    Depois de cada pitching, os alunos têm de apresentar um relatório sobre o trabalho desenvolvido e feedback do pitching.

    EXAME: A nota de passagem é 10. Os alunos que reprovem deverão apresentar melhorias ao projecto realizado ou novo projecto atempadamente discutido com os docentes (em tempo útil de aulas) acompanhado de um relatório individual com uma análise crítica da sua participação individual no projecto. Caso reprovem neste exame poderão realizar exame de época especial, apresentando versão melhorada/corrigida dos seus projectos.

    Alunos cujos projectos não tenham acompanhamento em aula, mão terão frequencia para exame.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios