-
Apresentação
Apresentação
Needs translation
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17028
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aulas Beato
-
A fotografia como elemento narrativo
-
O processo da construção de um filme e a influencia da fotografia no mesmo
-
O funcionamento da Camara manipulada pelo Dragon Frame, ISO, Diafragma, Obturação, acerto de brancos, Formato RAW e JPEG.
-
A Resolução e as compressões da Imagem, desde a Pelicula passando pelo analógico e terminado no digital.
-
O enquadramento
-
A utilização da Luz e Cor
-
A utilização do movimento para conduzir o espectador
-
Passar do guião á imagem, o Storyboard
-
O animatic, noção de tempos e de ritmo
Aulas Vidakovic
- Construção de maquetes - Cada grupo constrói 1 cenário externo (natureza) e 1 cenário interno - Refine o design de personagens simples. - desenhado em papelão - Iluminação. Design de luz para abordar o clima geral e a intenção do storyboard. - Fotografia. Composição, enquadramento, mise-en-scène - Imagem e movimento – Animação simples (animatic) e pós-produção - Som – Crie um cenário sonoro básico para ajudar a história - Apresentação
-
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno tenha conhecimento prático da utilização da imagem como uma ferramenta narrativa. A utilização de uma camara fotográfia na animação apenas se aplica à animação de volumes, mas a forma como se trabalha a imagem como uma das componetes principais de qualquer produto audiovisual é transversal a qualquer tipo de animação e a todo o cinema. Algumas aulas teóricas ajudam os alunos a compreender as bases da utilização da camara fotográfica como ferramenta, mas é na prática que o aluno irá compreender melhor como pode usar a plenitude da linguagem visual fotográfica na construção de um filme.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Needs translation
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, Ansel - A Câmara; O Negativo; A cópia. São Paulo, SENAC, 2004.
BIRN, Jeremy – Digital Lighting and Rendering, New Riders Publishing, 2000.
BORDWELL, David and Kristin Thompson – Film Art – The shot: Mise-en-Scene and The shot: Cinematography (p. 112-217), Eight edition, 2008.
FREEMAN, Michael - Perfect Exposure. UK, ILEX press, 2009.
MERCADO, GUSTAVO - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2004.
SCHAEFER, John P. - The Ansel Adams guide: Basic techniques of photography. USA, Bulfinch Press, 1998.
SHARMA, Abhay - Understanding color management. USA, Thomson Delmar Learning, 2004.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não