filmeu

Disciplina Fotografia e Animação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aulas Beato

    • A fotografia como elemento narrativo

    • O processo da construção de um filme e a influencia da fotografia no mesmo

    • O funcionamento da Camara manipulada pelo Dragon Frame, ISO, Diafragma, Obturação, acerto de brancos, Formato RAW e JPEG.

    • A Resolução e as compressões da Imagem, desde a Pelicula passando pelo analógico e terminado no digital.

    • O enquadramento

    • A utilização da Luz e Cor

    • A utilização do movimento para conduzir o espectador

    • Passar do guião á imagem, o Storyboard

    • O animatic, noção de tempos e de ritmo

    Aulas Vidakovic

    - Construção de maquetes - Cada grupo constrói 1 cenário externo (natureza) e 1 cenário interno
    
    - Refine o design de personagens simples. - desenhado em papelão
    
    - Iluminação. Design de luz para abordar o clima geral e a intenção do storyboard.
    
    - Fotografia. Composição, enquadramento, mise-en-scène
    
    - Imagem e movimento – Animação simples (animatic) e pós-produção
    
    - Som – Crie um cenário sonoro básico para ajudar a história
    
    - Apresentação
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno tenha conhecimento prático da utilização da imagem como uma ferramenta narrativa. A utilização de uma camara fotográfia na animação apenas se aplica à animação de volumes, mas a forma como se trabalha a imagem como uma das componetes principais de qualquer produto audiovisual é transversal a qualquer tipo de animação e a todo o cinema. Algumas aulas teóricas ajudam os alunos a compreender as bases da utilização da camara fotográfica como ferramenta, mas é na prática que o aluno irá compreender melhor como pode usar a plenitude da linguagem visual fotográfica na construção de um filme.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, Ansel - A Câmara; O Negativo; A cópia. São Paulo, SENAC, 2004.

    BIRN, Jeremy – Digital Lighting and Rendering, New Riders Publishing, 2000.

    BORDWELL, David and Kristin Thompson – Film Art – The shot: Mise-en-Scene and The shot: Cinematography (p. 112-217), Eight edition, 2008.

    FREEMAN, Michael - Perfect Exposure. UK, ILEX press, 2009.

     MERCADO, GUSTAVO - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2004.

    SCHAEFER, John P. - The Ansel Adams guide: Basic techniques of photography. USA, Bulfinch Press, 1998.

    SHARMA, Abhay - Understanding color management. USA, Thomson Delmar Learning, 2004.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios