-
Apresentação
Apresentação
Photography in animation course is relevant to all fields of the animation production process. The students learn story development and storyboarding, set and character design, 3 D set building from simple cardboard; they learn basics of ligh and photography, practicing different camera angles and how they relate to storytelling. This course is fundamental because it familiarizes teh students with thes eprocesses, and most of all, it highlights the important of space, light and the mise en scene for storytelling.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17028
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aulas Nuno Beato:
-
A fotografia como elemento narrativo
-
O processo da construção de um filme e a influencia da fotografia no mesmo
-
O funcionamento da Camara manipulada pelo Dragon Frame, ISO, Diafragma, Obturação, acerto de brancos, Formato RAW e JPEG.
-
A Resolução e as compressões da Imagem, desde a Pelicula passando pelo analógico e terminado no digital.
-
O enquadramento
-
A utilização da Luz e Cor
-
A utilização do movimento para conduzir o espectador
-
Passar do guião á imagem, o Storyboard
-
O animatic, noção de tempos e de ritmo.
Classes Lea:
The exercise given in class is practical and follows a theoretical introduction. The students will work in groups of 3, focusing on different tasks:
- Narrative and Storyboard. Transforming the written script into a storyboard
- Construction of a maquette and simple characters.
- Lighting.
- Photography. Composition, framing, mise en scene
- Image and movement – animatic and post-production
- Presentation of final projects
-
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno tenha conhecimento prático da utilização da imagem como uma ferramenta narrativa. A utilização de uma camara fotográfia na animação apenas se aplica à animação de volumes, mas a forma como se trabalha a imagem como uma das componetes principais de qualquer produto audiovisual é transversal a qualquer tipo de animação e a todo o cinema. Algumas aulas teóricas ajudam os alunos a compreender as bases da utilização da camara fotográfica como ferramenta, mas é na prática que o aluno irá compreender melhor como pode usar a plenitude da linguagem visual fotográfica na construção de um filme.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nuno Beato, avaliação:
Qualquer aluno que entrege todods os trabalhos com todo o conteúdo solicitado e dentro dos prazos previstos terá no mínimo 10 valores.
Exercício 1 – 10%
Exercício 2- 15%
Exercício 3- 15%
Exercício 4 – 15%
Exercício 5 – 20%
Evolução – 10%
Apresentação dos trabalhos – 5%
Assiduidade e Dedicação – 15%
Evaluation, Lea Vidakovic (practical part of the course):
1 - Visual storytelling (storyboard) 20%
2 - Construction of a maquette 20%
3 - Lighting of the maquette 20%
4 - Photography 20%
5 - Movement (simple animation in AE, or stop motion) 10%
6 - Attendance, dedication, presentation of the final work 10%
The final mark is the average between the marks of both teachers. Students with a mark of 10 or more will be approved.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, Ansel - A Câmara; O Negativo; A cópia. São Paulo, SENAC, 2004.
BORDWELL, David and Kristin Thompson – Film Art – The shot: Mise-en-Scene and The shot: Cinematography (p. 112-217), Eight edition, 2008.
FREEMAN, Michael - Perfect Exposure. UK, ILEX press, 2009.
MERCADO, GUSTAVO - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2004.
SCHAEFER, John P. - The Ansel Adams guide: Basic techniques of photography. USA, Bulfinch Press, 1998.
SHARMA, Abhay - Understanding color management. USA, Thomson Delmar Learning, 2004.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não