Disciplina Modelação 3D II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer e motivar os alunos para a criação de ambientes 3D, com um look mais artístico. Através do software Autodesk Maya, como principal ferramenta de construção, é proposto um conjunto de conhecimentos e técnicas que vão desde a modelação 3D (parte II) a processos de texturização, criação de ambientes de luz e pós-produção de projetos 3D. Ao longo deste percurso o aluno terá de propor e realizar um cenário 3D para um possível projeto de animação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Modelação 3D poligonal (II)
    • Retopologia de uma geometria 3D: de High poly mesh para low/middle poly mesh.
    • Aplicação de deformações, através de texturas, em geometria 3D.
    • Edição de UVs (parte II)
    • Utilização do material Toon shader (Arnold Render).
    • Continuação com a criação de materiais compostos para Arnold Render.
    • Criação de shading networks compostos para aplicação de efeitos de contorno em geometria.
    • Criação de ambientes de luz: exterior e semi-interior.
    • Preparação de um projeto de render para pós-produção ¿ Maya render Layers.
    • Pós-produção de um projeto 3D.
     
     
  • Objetivos

    Objetivos

    • Aplicação de metodologias e técnicas de modelação 3D, no sentido de criar uma geometria otimizada para renderização.
    • Retopologia de geometria 3D.
    • Utilização de deformadores no processo de modelação 3D.
    • Aprofundamento na edição de UVs para geometria.
    • Criação de texturas, recorrendo a mapas UV.
    • Criação de um look cartoon através da utilização do Toon Shader  (Arnold Render)
    • Criação de um ambiente interior e exterior de luz.
    • Aprofundamento do motor de render Arnold.
    • Criação e gestão de um projeto de rendering para pós-produção.
    • Aplicação de imagens de fundo em ambientes 3D.
    • Pós-produção de um projeto 3D.
     
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina assenta numa base teórica e prática que explora metodologias e processos de criação de cenários 3D. Para o desenvolvimento destes, pretende-se implementar raciocínios de trabalho apresentados em aula, a partir de exercícios acompanhados, com o objetivo de fomentar a criação de metodologias de trabalho robustas. Por conseguinte, estes fatores são determinantes no desenvolvimento do projeto da unidade curricular.

    Sistema de avaliação:

    A avaliação é contínua e consiste na realização de um projeto prático e individual, elaborado ao longo do semestre e dividido pelas seguintes fases de avaliação:

    • Exercício Toon Shader: 10%
    • Dossier de projeto (Concept Art do cenário 3d): 5%
    • Modelação 3D e UVs do cenário 3D (idealizado pelo aluno): 30%
    • Croqui de Luz + Texturas + look final: 40%
    • Prancha de apresentação do projeto: 10%
    • Pós-produção: 5%
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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