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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer e motivar os alunos para a criação de ambientes 3D, com um look mais artístico. Através do software Autodesk Maya, como principal ferramenta de construção, é proposto um conjunto de conhecimentos e técnicas que vão desde a modelação 3D (parte II) a processos de texturização, criação de ambientes de luz e pós-produção de projetos 3D. Ao longo deste percurso o aluno terá de propor e realizar um cenário 3D para um possível projeto de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17036
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Modelação 3D poligonal (II)
- Retopologia de uma geometria 3D: de High poly mesh para low/middle poly mesh.
- Aplicação de deformações, através de texturas, em geometria 3D.
- Edição de UVs (parte II)
- Utilização do material Toon shader (Arnold Render).
- Continuação com a criação de materiais compostos para Arnold Render.
- Criação de shading networks compostos para aplicação de efeitos de contorno em geometria.
- Criação de ambientes de luz: exterior e semi-interior.
- Preparação de um projeto de render para pós-produção ¿ Maya render Layers.
- Pós-produção de um projeto 3D.
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Objetivos
Objetivos
- Aplicação de metodologias e técnicas de modelação 3D, no sentido de criar uma geometria otimizada para renderização.
- Retopologia de geometria 3D.
- Utilização de deformadores no processo de modelação 3D.
- Aprofundamento na edição de UVs para geometria.
- Criação de texturas, recorrendo a mapas UV.
- Criação de um look cartoon através da utilização do Toon Shader (Arnold Render)
- Criação de um ambiente interior e exterior de luz.
- Aprofundamento do motor de render Arnold.
- Criação e gestão de um projeto de rendering para pós-produção.
- Aplicação de imagens de fundo em ambientes 3D.
- Pós-produção de um projeto 3D.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta disciplina assenta numa base teórica e prática que explora metodologias e processos de criação de cenários 3D. Para o desenvolvimento destes, pretende-se implementar raciocínios de trabalho apresentados em aula, a partir de exercícios acompanhados, com o objetivo de fomentar a criação de metodologias de trabalho robustas. Por conseguinte, estes fatores são determinantes no desenvolvimento do projeto da unidade curricular.
Sistema de avaliação:
A avaliação é contínua e consiste na realização de um projeto prático e individual, elaborado ao longo do semestre e dividido pelas seguintes fases de avaliação:
- Exercício Toon Shader: 10%
- Dossier de projeto (Concept Art do cenário 3d): 5%
- Modelação 3D e UVs do cenário 3D (idealizado pelo aluno): 30%
- Croqui de Luz + Texturas + look final: 40%
- Prancha de apresentação do projeto: 10%
- Pós-produção: 5%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Murdock, L. Kelly (2017). Autodesk Maya 2017 Basics Guide. SDC Publications.
Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation (1st ed.). Focal Press.
Kerlow, I. (2009). The Art of 3D Computer Animation and Effects (4th ed.). Wiley.
Katatikarn, J., & Tanzillo, M. (2016). Lighting for Animation: The Art of Visual Storytelling (1st ed.). Routledge.
Birn, J. (2006). Digital Lighting and Rendering. New Riders
Demers, O. (2001). Digital Texturing & Painting (1st ed.). New Riders.
Sites recomendados:
https://help.autodesk.com/view/MAYAUL/2020/ENU/
https://area.autodesk.com/all/tutorials/maya/
https://docs.arnoldrenderer.com/display/A5AFMUG/Arnold+for+Maya+User+Guide
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não