filmeu

Disciplina Desenho de Modelo

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenho de modelo nu em relação com o espaço envolvente.
    Registos de realidades urbanas e não-urbanas, mantendo o foco na relação entre animais (humanos e
    não-humanos) e meio envolvente.
    Anatomia dinâmica, movimento decomposto. Memória visual da anatomia em acção (memória do
    movimento e sua influência na anatomia)
    Trabalho de linha e mancha; registo rápido e lento; atenção ao geral e ao particular.
    Cor como elemento de desenho: teoria e aplicação prática da mesma, uso criativo ou naturalista.
    Enquadramentos, efeitos de luz/sombra e suas especifidades.
    O desenho como forma de representação do movimento, da luz, do conteúdo dramático, de intenção.
    Linguagens gráficas diferenciadas e sua aplicação a contextos relacionados com a animação/o cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. GESTO.PROPORÇÃO.MANUTENÇÃO DE ESCALA.ESTABILIDADE DE FORMA
    Representação dinâmica; medição e correcção; foco (atenção ao detalhe); folhas de modelo; manutenção de proporção em diferentes poses e posicionamentos)

    2. MOVIMENTO.LUZ-SOMBRA
    Decomposição de movimento em poses-chave; efeito da luz na matéria (alto-contraste, modelação); cor não-naturalista (temperatura, contraste, harmonia, carga psico-emocional)

    3. CINEMATOGRAFIA.EXPRESSÃO.EXPERIMENTAÇÃO
    Enquadramentos cliché de género (inspirados por nomeação directa, imagens, som ou música); convocação de estados psico-emocionais através de qualidade de linha e mancha, uso de cor, trabalho de claro-escuro, caricatura

    4. DETALHE.RELAÇÔES FORMAIS
    Cabeça, Mãos, Pés (trabalho focado, técnico e criativo, de modelação e de expressão; anatomia do rosto; desenho de detalhe); modelo em relação com objectos (foco simultâneo, proporção, integração) e trabalho conjunto de dois modelos (movimento, proporção, inter-relação dinâmica); composição intencional

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Aprender, desenvolver e dominar o desenho como forma de comunicação no âmbito da representação realista: observação; atitude; tempo vs realização e intenção; exploração de diferentes media; anatomia na prática; exploração de estilos/linguagens gráficos distintos, exercício da memória visual.
    Adaptar modelos a situações diversas de acordo com a indústria da animação, isto é, numa lógica interna que os torne passíveis de serem trabalhados pela própria ou por outras pessoas.
    Saber olhar o único de cada objecto de observação.
    Saber identificar e representar o que caracteriza um determinado movimento ou atitude corporal.
    Alargar as competências no que respeita ao uso dos diferentes materiais disponíveis para a prática do desenho, adaptando cada um às suas próprias capacidades, gosto e efeitos pretendidos.
    Comunicar através do desenho: intenções, atitudes, dinâmicas, cinematografia, espaços.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Não sendo propriamente inovadoras (aplico-as, de modo crescente, há mais de 15 anos), metodologias que funcionam:

    • Uso do Moodle para partilha de conteúdos complementares ao trabalho realizado em aula;
    • Explicação de diferentes formas para chegar a mais estudantes (vocabulário distinto quando repito informação, escrita no quadro da informação mais importante, relação com contextos da área de estudo, referenciação a trabalho de artistas potencialmente inspiradores, colocação à disposição de livros para consulta)
    • Explicação diferenciada a cada estudante, no acompanhamento dos exercícios de desenho realizados em aula

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Livros disponíveis nos recursos bibliográficos disponibilizados no Moodle:

    • Edawrds, Betty (1979, ed. 1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Putnam. ISBN 0-87477-424-1
    • Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688
    • Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977
    • Nikolaïdes, Kimon (1941, ed.1969). The Natural Way to Draw: A Working Plan for Art Study. Boston: Houghton Mifflin Company. ISBN 0-395-53007-5
    • Ruskin, John (1857, 2007). The Elements of Drawing. Londres: A&C Black. ISBN: 978-0713682939
    • Spicer,Jake (2018). How To Draw: Sketch and Draw Anything, Anywhere. Londres: Hachette UK. ISBN: 978178157617
    • Williams, Richard (2001). The Animator's Survival Kit. Londres, Nova Iorque: Faber and Faber. ISBN: 0-5712-0228-4
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios