Disciplina Desenho de Modelo

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenho de modelo nu em relação com o espaço envolvente.
    Registos de realidades urbanas e não-urbanas, mantendo o foco na relação entre animais (humanos e
    não-humanos) e meio envolvente.
    Anatomia dinâmica, movimento decomposto. Memória visual da anatomia em acção (memória do
    movimento e sua influência na anatomia)
    Trabalho de linha e mancha; registo rápido e lento; atenção ao geral e ao particular.
    Enquadramentos, efeitos de luz/sombra e suas especifidades.
    O desenho como forma de representação do movimento, da luz, do conteúdo dramático, de intenção.
    Linguagens gráficas diferenciadas e sua aplicação a contextos relacionados com a animação/o cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulos de Trabalho:

    1. Gestualidade (representação dinâmica); Proporções (medição e correcção); Foco (atenção lenta, detalhada, sobretudo através de contorno absoluto); Folhas de Modelo (trabalho in loco, a partir de modelo em rotação); Mancha de sombra (identificação e representação de planos de sombra).
    2. Expressividade (qualidade de linha e mancha); Poses-Chave (decomposição de movimentos em poses-chave dinâmicas); Luz-Sombra (trabalho de claro-escuro: alto-contraste e gradação tonal); Cor como elemento de criação.
    3. Cinematografia (enquadramentos cliché - de género, inspirados por nomeação directa, imagens, som ou música; e trabalho sobre personagens próprias); 2o nível de Expressividade (convocação de estados psico-emocionais através de elementos como qualidade de linha e mancha, uso de cor, trabalho de claro-escuro, caricatura); Linguagem Corporal (trabalho dinâmico mais longo, ângulos extremos, composição consciente); Expressão Facial (anatomia do rosto, desenho de detalhe).
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprender, desenvolver e dominar o desenho como forma de representação realista: observação; atitude; tempo vs realização e intenção; exploração de diferentes media; anatomia na prática; exploração de estilos/linguagens gráficos distintos, exercício da memória visual.
    Adaptar modelos a situações diversas de acordo com a indústria da animação, isto é, numa lógica interna que os torne passíveis de serem trabalhados pela própria ou por outras pessoas.
    Saber olhar o único de cada objecto de observação.
    Saber identificar e representar o que caracteriza um determinado movimento ou atitude corporal.
    Alargar as competências no que respeita ao uso dos diferentes materiais disponíveis para a prática do desenho, adaptando cada um às suas próprias capacidades, gosto e efeitos pretendidos.
    Comunicar através do desenho: intenções, atitudes, dinâmicas, cinematografia, espaços.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    •  Avaliação com base no melhor trabalho de cada pessoa (em cada módulo, @s estudantes fazem selecção de trabalhos a serem avaliados, dando mais espaço à experimentação sem medo da influência que tenha na nota final); Diário Gráfico (5 desenhos semanais, a partir do real com relação entre figura (humana ou animal) e fundo; uso de personagens próprias adaptadas a poses de modelos (em aula).
    • 1o Módulo tem um peso percentual inferior ao 2o e este inferior ao 3o (contemplando a sua evolução de uma forma mais directa)
    • Inclusão da regra de 1 valor extra, com potencial de afectar positiva ou negativamente a nota final, de acordo com aspectos importantes na UC: consistência, capacidade de trabalho/dedicação, uso do Diário Gráfico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Livros disponíveis nos recursos bibliográficos disponibilizados no Moodle:

    • Edawrds, Betty (1979, ed. 1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Putnam. ISBN 0-87477-424-1
    • Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688
    • Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977
    • Nikolaïdes, Kimon (1941, ed.1969). The Natural Way to Draw: A Working Plan for Art Study. Boston: Houghton Mifflin Company. ISBN 0-395-53007-5
    • Ruskin, John (1857, 2007). The Elements of Drawing. Londres: A&C Black. ISBN: 978-0713682939
    • Spicer,Jake (2018). How To Draw: Sketch and Draw Anything, Anywhere. Londres: Hachette UK. ISBN: 978178157617
    • Williams, Richard (2001). The Animator's Survival Kit. Londres, Nova Iorque: Faber and Faber. ISBN: 0-5712-0228-4
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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