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Apresentação
Apresentação
Desenho de modelo nu em relação com o espaço envolvente.
Registos de realidades urbanas e não-urbanas, mantendo o foco na relação entre animais (humanos e
não-humanos) e meio envolvente.
Anatomia dinâmica, movimento decomposto. Memória visual da anatomia em acção (memória do
movimento e sua influência na anatomia)
Trabalho de linha e mancha; registo rápido e lento; atenção ao geral e ao particular.
Cor como elemento de desenho: teoria e aplicação prática da mesma, uso criativo ou naturalista.
Enquadramentos, efeitos de luz/sombra e suas especifidades.
O desenho como forma de representação do movimento, da luz, do conteúdo dramático, de intenção.
Linguagens gráficas diferenciadas e sua aplicação a contextos relacionados com a animação/o cinema.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-9448
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. GESTO.PROPORÇÃO.MANUTENÇÃO DE ESCALA.ESTABILIDADE DE FORMA
Representação dinâmica; medição e correcção; foco (atenção ao detalhe); folhas de modelo; manutenção de proporção em diferentes poses e posicionamentos)
2. MOVIMENTO.LUZ-SOMBRA
Decomposição de movimento em poses-chave; efeito da luz na matéria (alto-contraste, modelação); cor não-naturalista (temperatura, contraste, harmonia, carga psico-emocional)
3. CINEMATOGRAFIA.EXPRESSÃO.EXPERIMENTAÇÃO
Enquadramentos cliché de género (inspirados por nomeação directa, imagens, som ou música); convocação de estados psico-emocionais através de qualidade de linha e mancha, uso de cor, trabalho de claro-escuro, caricatura
4. DETALHE.RELAÇÔES FORMAIS
Cabeça, Mãos, Pés (trabalho focado, técnico e criativo, de modelação e de expressão; anatomia do rosto; desenho de detalhe); modelo em relação com objectos (foco simultâneo, proporção, integração) e trabalho conjunto de dois modelos (movimento, proporção, inter-relação dinâmica); composição intencional
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Objetivos
Objetivos
Aprender, desenvolver e dominar o desenho como forma de comunicação no âmbito da representação realista: observação; atitude; tempo vs realização e intenção; exploração de diferentes media; anatomia na prática; exploração de estilos/linguagens gráficos distintos, exercício da memória visual.
Adaptar modelos a situações diversas de acordo com a indústria da animação, isto é, numa lógica interna que os torne passíveis de serem trabalhados pela própria ou por outras pessoas.
Saber olhar o único de cada objecto de observação.
Saber identificar e representar o que caracteriza um determinado movimento ou atitude corporal.
Alargar as competências no que respeita ao uso dos diferentes materiais disponíveis para a prática do desenho, adaptando cada um às suas próprias capacidades, gosto e efeitos pretendidos.
Comunicar através do desenho: intenções, atitudes, dinâmicas, cinematografia, espaços.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Não sendo propriamente inovadoras (aplico-as, de modo crescente, há mais de 15 anos), metodologias que funcionam:
- Uso do Moodle para partilha de conteúdos complementares ao trabalho realizado em aula;
- Explicação de diferentes formas para chegar a mais estudantes (vocabulário distinto quando repito informação, escrita no quadro da informação mais importante, relação com contextos da área de estudo, referenciação a trabalho de artistas potencialmente inspiradores, colocação à disposição de livros para consulta)
- Explicação diferenciada a cada estudante, no acompanhamento dos exercícios de desenho realizados em aula
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Livros disponíveis nos recursos bibliográficos disponibilizados no Moodle:
- Edawrds, Betty (1979, ed. 1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Putnam. ISBN 0-87477-424-1
- Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688
- Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977
- Nikolaïdes, Kimon (1941, ed.1969). The Natural Way to Draw: A Working Plan for Art Study. Boston: Houghton Mifflin Company. ISBN 0-395-53007-5
- Ruskin, John (1857, 2007). The Elements of Drawing. Londres: A&C Black. ISBN: 978-0713682939
- Spicer,Jake (2018). How To Draw: Sketch and Draw Anything, Anywhere. Londres: Hachette UK. ISBN: 978178157617
- Williams, Richard (2001). The Animator's Survival Kit. Londres, Nova Iorque: Faber and Faber. ISBN: 0-5712-0228-4
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não