filmeu

Disciplina Desenho de Modelo

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenho de modelo nu em relação com o espaço envolvente.
    Registos de realidades urbanas e não-urbanas, mantendo o foco na relação entre animais (humanos e
    não-humanos) e meio envolvente.
    Anatomia dinâmica, movimento decomposto. Memória visual da anatomia em acção (memória do
    movimento e sua influência na anatomia)
    Trabalho de linha e mancha; registo rápido e lento; atenção ao geral e ao particular.
    Cor como elemento de desenho: teoria e aplicação prática da mesma, uso criativo ou naturalista.
    Enquadramentos, efeitos de luz/sombra e suas especifidades.
    O desenho como forma de representação do movimento, da luz, do conteúdo dramático, de intenção.
    Linguagens gráficas diferenciadas e sua aplicação a contextos relacionados com a animação/o cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. GESTO.PROPORÇÃO.MANUTENÇÃO DE ESCALA.ESTABILIDADE DE FORMA
    Representação dinâmica; medição e correcção; foco (atenção ao detalhe); folhas de modelo; manutenção de proporção em diferentes poses e posicionamentos)

    2. MOVIMENTO.LUZ-SOMBRA
    Decomposição de movimento em poses-chave; efeito da luz na matéria (alto-contraste, modelação); cor não-naturalista (temperatura, contraste, harmonia, carga psico-emocional)

    3. CINEMATOGRAFIA.EXPRESSÃO.EXPERIMENTAÇÃO
    Enquadramentos cliché de género (inspirados por nomeação directa, imagens, som ou música); convocação de estados psico-emocionais através de qualidade de linha e mancha, uso de cor, trabalho de claro-escuro, caricatura

    4. DETALHE.RELAÇÔES FORMAIS
    Cabeça, Mãos, Pés (trabalho focado, técnico e criativo, de modelação e de expressão; anatomia do rosto; desenho de detalhe); modelo em relação com objectos (foco simultâneo, proporção, integração) e trabalho conjunto de dois modelos (movimento, proporção, inter-relação dinâmica); composição intencional

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Aprender, desenvolver e dominar o desenho como forma de comunicação no âmbito da representação realista: observação; atitude; tempo vs realização e intenção; exploração de diferentes media; anatomia na prática; exploração de estilos/linguagens gráficos distintos, exercício da memória visual.
    Adaptar modelos a situações diversas de acordo com a indústria da animação, isto é, numa lógica interna que os torne passíveis de serem trabalhados pela própria ou por outras pessoas.
    Saber olhar o único de cada objecto de observação.
    Saber identificar e representar o que caracteriza um determinado movimento ou atitude corporal.
    Alargar as competências no que respeita ao uso dos diferentes materiais disponíveis para a prática do desenho, adaptando cada um às suas próprias capacidades, gosto e efeitos pretendidos.
    Comunicar através do desenho: intenções, atitudes, dinâmicas, cinematografia, espaços.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Não sendo propriamente inovadoras (aplico-as, de modo crescente, há mais de 15 anos), metodologias que funcionam:

    • Uso do Moodle para partilha de conteúdos complementares ao trabalho realizado em aula;
    • Explicação de diferentes formas para chegar a mais estudantes (vocabulário distinto quando repito informação, escrita no quadro da informação mais importante, relação com contextos da área de estudo, referenciação a trabalho de artistas potencialmente inspiradores, colocação à disposição de livros para consulta)
    • Explicação diferenciada a cada estudante, no acompanhamento dos exercícios de desenho realizados em aula

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Livros disponíveis nos recursos bibliográficos disponibilizados no Moodle:

    • Edawrds, Betty (1979, ed. 1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Putnam. ISBN 0-87477-424-1
    • Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688
    • Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977
    • Nikolaïdes, Kimon (1941, ed.1969). The Natural Way to Draw: A Working Plan for Art Study. Boston: Houghton Mifflin Company. ISBN 0-395-53007-5
    • Ruskin, John (1857, 2007). The Elements of Drawing. Londres: A&C Black. ISBN: 978-0713682939
    • Spicer,Jake (2018). How To Draw: Sketch and Draw Anything, Anywhere. Londres: Hachette UK. ISBN: 978178157617
    • Williams, Richard (2001). The Animator's Survival Kit. Londres, Nova Iorque: Faber and Faber. ISBN: 0-5712-0228-4
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios