Disciplina Modelação 3D I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina visa em fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos e metodologias na construção de superfícies 3D, recorrendo a técnicas inerentes na modelação poligonal. Desta forma, é fornecido um grupo de ferramentas fundamentais na construção de ambientes 3D, tais como: transformadores; primitivas; histórico de um objeto; componentes de uma geometria 3D; criação e edição de polymesh (modelação poligonal); UVs; cameras; luzes; processos de render, materiais (Hypershade), criação de imagens 3D com qualidade realista.

     

    Objetivos práticos: construção de um objeto articulado passível de ser animado e sua integração num cenário 3D neutro.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução ao Interface do Software Autodesk Maya.
    2. Espaço de trabalho - Viewport.
    3. Ferramentas de transformação.
    4. Noções sobre os componentes de uma geometria 3D.
    5. Utilização de primitivas 3D como ponto de partida na modelação poligonal.
    6. Modelação por Polymesh - ferramentas de edição de geometria 3D.
    7. Criação e edição de UVs I - Mapeamento de uma geometria 3D para texturas 2D.
    8. Hypershade - criação de materiais que simulem aspetos físicos basilares.
    9. Criação de câmeras e seus enquadramentos.
    10. Criação de um ambiente de luz.
    11. Introdução a processos de renderização que simulem fenómenos da luz.
    12. Introdução à renderização de imagens por Render Pass: AOV Occlusion shader.
    13. Pós-produção I - composição e tratamento de imagens 3D, utilizando o software Adobe Photoshop.
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir as competências essenciais na modelação de objetos 3D e posterior criação de imagens 3D com qualidade realista.

    Conhecimentos:

     

    • Utilização de primitivas no processo de modelação.
    • Técnicas e metodologias de modelação 3D, com o objetivo de criar uma malha geométrica quadrangular e otimizada.
    • Criação e edição de mapeamentos UV para texturas 2D (a serem posteriormente aplicadas numa geometria 3D).
    • Criação de materiais base que simulem fenómenos da realidade: metais, transparências, plásticos.
    • Criação e manipulação de câmeras no sentido de gerar enquadramentos corretos.
    • Criação de um ambiente de luz com qualidade credível que simulem foto realismo.
    • Renderização de imagens em render pass AOV (introdução).
    • Processos de renderização de imagens 3D.
    • Técnica de occlusion shader como elemento de qualidade na pós-produção das imagens renderizadas.
    • Introdução à composição e tratamento de imagens 3D
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina sendo teórico-prática, explora os princípios base na modelação de objetos 3D e na criação de imagens 3d de produto com qualidade foto realista. Neste contexto, haverá uma forte componente prática na aplicação dos conhecimentos teóricos apresentados em aula. Por conseguinte, a demonstração de metodologias e técnicas, a partir de exercícios acompanhados em aula, será um fator relevante no acompanhamento de projeto.

     

    Sistema de Avaliação (%)

    Fase 1 de projeto: modelação; UVs de um objeto 3D articulado - 46% da avaliação (Indivídual)

    Fase 2 de projeto: Cenário abstrato; ambiente de luz; render pass AOV (AO); pós-produção das imagens 3D; Dossier Concept Art de Projeto; moodboard de apresentação do projeto - 54% da avaliação (Indivídual)

     

    Todo o projeto é individual.

    A não apresentação de uma fase de avaliação, resulta na exclusão do aluno da avaliação final. Não se aceitam atrasos.

    O aluno não pode dar mais de 3 faltas (sendo excluído da avaliação final)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Autodesk Maya 2010 - The Modeling & Animation Handbook, (2009) Autodesk Official Training Guide
    • Kerlow, I.V., The Art of 3D Computer Animation and Effects, (2009)  Fourth Edition, WILEY
    • Derakhshani, D., Introducing Autodesk Maya 2014, (2013) First Edition , SYBEX

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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