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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina visa em fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos e metodologias na construção de superfícies 3D, recorrendo a técnicas inerentes na modelação poligonal. Desta forma, é fornecido um grupo de ferramentas fundamentais na construção de ambientes 3D, tais como: transformadores; primitivas; histórico de um objeto; componentes de uma geometria 3D; criação e edição de polymesh (modelação poligonal); UVs; cameras; luzes; processos de render, materiais (Hypershade), criação de imagens 3D com qualidade realista.
Objetivos práticos: construção de um objeto articulado passível de ser animado e sua integração num cenário 3D neutro.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Introdução ao Interface do Software Autodesk Maya.
- Espaço de trabalho - Viewport.
- Ferramentas de transformação.
- Noções sobre os componentes de uma geometria 3D.
- Utilização de primitivas 3D como ponto de partida na modelação poligonal.
- Modelação por Polymesh - ferramentas de edição de geometria 3D.
- Criação e edição de UVs I - Mapeamento de uma geometria 3D para texturas 2D.
- Hypershade - criação de materiais que simulem aspetos físicos basilares.
- Criação de câmeras e seus enquadramentos.
- Criação de um ambiente de luz.
- Introdução a processos de renderização que simulem fenómenos da luz.
- Introdução à renderização de imagens por Render Pass: AOV Occlusion shader.
- Pós-produção I - composição e tratamento de imagens 3D, utilizando o software Adobe Photoshop.
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Objetivos
Objetivos
Adquirir as competências essenciais na modelação de objetos 3D e posterior criação de imagens 3D com qualidade realista.
Conhecimentos:
- Utilização de primitivas no processo de modelação.
- Técnicas e metodologias de modelação 3D, com o objetivo de criar uma malha geométrica quadrangular e otimizada.
- Criação e edição de mapeamentos UV para texturas 2D (a serem posteriormente aplicadas numa geometria 3D).
- Criação de materiais base que simulem fenómenos da realidade: metais, transparências, plásticos.
- Criação e manipulação de câmeras no sentido de gerar enquadramentos corretos.
- Criação de um ambiente de luz com qualidade credível que simulem foto realismo.
- Renderização de imagens em render pass AOV (introdução).
- Processos de renderização de imagens 3D.
- Técnica de occlusion shader como elemento de qualidade na pós-produção das imagens renderizadas.
- Introdução à composição e tratamento de imagens 3D
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta disciplina sendo teórico-prática, explora os princípios base na modelação de objetos 3D e na criação de imagens 3d de produto com qualidade foto realista. Neste contexto, haverá uma forte componente prática na aplicação dos conhecimentos teóricos apresentados em aula. Por conseguinte, a demonstração de metodologias e técnicas, a partir de exercícios acompanhados em aula, será um fator relevante no acompanhamento de projeto.
Sistema de Avaliação (%)
Fase 1 de projeto: modelação; UVs de um objeto 3D articulado - 46% da avaliação (Indivídual)
Fase 2 de projeto: Cenário abstrato; ambiente de luz; render pass AOV (AO); pós-produção das imagens 3D; Dossier Concept Art de Projeto; moodboard de apresentação do projeto - 54% da avaliação (Indivídual)
Todo o projeto é individual.
A não apresentação de uma fase de avaliação, resulta na exclusão do aluno da avaliação final. Não se aceitam atrasos.
O aluno não pode dar mais de 3 faltas (sendo excluído da avaliação final)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Autodesk Maya 2010 - The Modeling & Animation Handbook, (2009) Autodesk Official Training Guide
- Kerlow, I.V., The Art of 3D Computer Animation and Effects, (2009) Fourth Edition, WILEY
- Derakhshani, D., Introducing Autodesk Maya 2014, (2013) First Edition , SYBEX
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não