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Disciplina Modelação 3D I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Modelação 3D I é fundamental para o desenvolvimento de competências na criação de imagens tridimensionais de alta qualidade. Com diversas aplicações e potenciais campos de atuação, os estudantes exploram técnicas e ferramentas para criar ambientes e maquetes virtuais. A área de atuação abrange produção audiovisual e jogos, com uma crescente demanda por especialistas em modelação e animação 3D. A disciplina oferece conhecimentos técnicos e criativos, abordando a criação de modelos virtuais, aplicação de texturas, iluminação virtual e renderização de imagens 3D, além de princípios do design tridimensional. Essa base sólida prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho e promove a criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nesta área profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos  Introdução ao UI do software Autodesk Maya.  Espaço de trabalho 3D – Viewport.  Ferramentas de transformação.  Componentes de uma geometria 3D.  Utilização de primitivas 3D como ponto de partida na modelação poligonal.  Modelação por Polymesh – ferramentas de criação e edição de geometria 3D.  Criação e edição de UV I - Mapeamento UV de uma geometria 3D para texturas 2D.  Hypershade - criação de materiais que simulem efeitos físicos basilares.  Criação de câmeras e seus enquadramentos.  Criação de um ambiente de luz.  Introdução a processos de renderização que simulem fenómenos da luz.  Introdução à renderização de imagens por camadas - Render Pass - Técnica de Occlusion shader.  Pós-produção I - composição e tratamento das imagens renderizadas 
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular, os estudantes adquirirão conhecimentos em modelação tridimensional, técnicas de criação de objetos articulados 3D, superfícies e texturas. Explorarão conceitos de iluminação, sombreamento e renderização 3D para produção de imagens de qualidade 3D. Aprofundarão habilidades práticas com o software Autodesk Maya, criando e manipulando objetos 3D, fazendo mapeamentos UV dos objectos para texturas 2D, criando materiais base e definindo a iluminação adequada. Desenvolverão competências em renderização 3D para obter imagens finais de alta qualidade. Ao longo do semestre, os alunos irão primorar competências técnicas, criativas e críticas, enfatizando o pensamento criativo e a resolução de problemas complexos em modelação 3D. O objetivo é que os alunos alcancem autonomia no trabalho, promovendo a discussão e orientação em sala de aula, dos projetos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de aulas expositivas da matéria, onde os alunos acompanham. Criação de tutoriais. Aulas centrados no projeto da UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Derakhshani, D., & Derakhshani, R. (2019). Autodesk Maya 2020: A Comprehensive Guide. Mercury Learning and Information. Cauthery, T., & Lefebvre, J. (2018). The PBR Guide: A Handbook for Physically Based Rendering. Allegorithmic. Ebert, D. S., Musgrave, F., Peachey, D., Perlin, K., Worley, S. (2019). Texturing and Modeling: A Procedural Approach. Morgan Kaufmann. Ferwerda, J. A., Pattanaik, S. N., Shirley, P., & Greenberg, D. P. (Eds.). (2016). Advanced Global Illumination. A K Peters/CRC Press. Shirley, P., & Marschner, S. R. (2016). Fundamentals of Computer Graphics. A K Peters/CRC Press. Gonzales, R. C., & Woods, R. E. (2017). Digital Image Processing. Pearson. Okoshi, T. (2018). Three-Dimensional Imaging Techniques. Springer.
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