filmeu

Disciplina Comunicação Visual e Audio

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Comunicação Visual centrar-se-á no trabalho de diálogo entre som e imagem, explorando-os fora dos cânones comuns.
    Os estudantes são desafiados a questionar o trabalho sonoro e visual no que tem de mais fundamental enquanto: 

    • instrumentos de veiculação de emoções
    • inter-potenciadores de significado
    • elementos narrativos per se, sejam abstractos ou concretos
    • semiótica do som, estrutural e pós-estrutural e diegese em abstracção
    • relacionamento retórico entre o que se ouve e o que se mostra
    • abstracção no som

    O semestre incluirá três exercícios distintos, para os quais a moldura teórica será discutida através de trabalho preparatório para explorar conceitos e formas de expressão, que deverão resultar em pequenos exercícios (entre alguns segundos e aproximadamente um minuto). Este tempo de preparação será também aproveitado para explorar os limites da animação e do som, dando relevo a essa exploração enquanto objectivo principal das experimentações audiovisuais dos estudantes

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Relação imagem-som, procurando um trabalho profundo de questionamento e experimentação a partir desse lugar, de acordo com os seguintes focos:

    1. O movimento puro e o seu potencial. O movimento poético/a poética do movimento. Articulação entre som e imagem em movimento, abstractos e concretos, com diferentes abordagens de trabalho: começando com imagem abstracta, começando com o som e desenvolvendo de conjuntamente.
    2. Trabalho com foco na veiculação de emoções e sensações sem recurso a estereótipos, recorrendo sobretudo a animação abstracta.
    3. Fundamentos fenomenológicos da abstração.

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A partir de métodos diferenciados, experimentar duas formas de trabalhar a relação entre som e imagem em exercícios de animação e permitir aos estudantes perceberem a relação íntima que têm, inter-influenciando-se.

    Prática exploratória e experimental de animação com recurso exclusivo a técnicas artesanais, em modo de captura imagem por imagem, com foco na sincronicidade, no contra-ponto e na harmonia com o som, bem como na adequação de ritmos e tipos de movimento à expressão de diferentes estados emocionais/sensações. 

    No âmbito do som, os estudantes irão desenvolver paisagens sonoras que explorem simultaneamente o potencial do som como condutor da narrativa, da emoção e da experiência.

    Compreensão do potencial poético e plástico de imagem animada e som.

    Assimilação das características (narrativas, expressivas) particulares de som e imagem concretos e abstractos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exercícios práticos e guiados, de exploração de movimento e som, com distintos objetivos de relação entre si. Avaliação contínua e em crescendo - inclusiva da capacidade de evoluir dos estudantes.
     

    1º exercício: ROTOSCOPIA ABSTRACTA: a partir de imagem em movimento concreta (video de dança), realçando noções de movimento.
    Som: Segue-se a construção de uma paisagem sonora baseada na imagem abstraída.

    2º exercício: CONSTRUÇÃO DE PAISAGEM SONORA ABSTRATA: destinada a capturar essências abstratas.

    ILUSTRAÇÃO E SIGNIFICADO: A partir das paisagens sonoras, eles realizam animações abstratas, por enriquecimento harmonioso, contraste, contraponto, 

    3º exercício:

    Desenvolvimento de uma ideia audiovisual onde o som e a imagem evoluem simultaneamente. Apresentação, desenvolvimento e execução, de forma iterativa, avançando conjuntamente  o som e a imagem.

    #1 - 10% som, 10% anim

    #2 - 10% som, 10% anim, 10% global

    #3 - 10% Apres, 10% som, 10% anim, 20% global

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Williams, R. The Animator¿s Survival Kit. (2002). London: Faber and Faber. ISBN 9780571212682

    • Xavier, J-M. A Poética do Movimento. (2007). Lisboa: Edições da Monstra. ISBN 9789892006604

    • Chion, M., & Brewster, B. (1991, Autumn). Quiet Revolution... And Rigid Stagnation. Rendering

      the Real, 58, 72.

    • Sonnenschein, D. (2001). Sound Design : The Expressive Power of Music, Voice and Sound

      Effects in Cinema. Seattle: Michael Wiese Productions. ISBN 978-0941188265

    • Weis, E., & Belton, J. (Eds.). (1985). Film Sound: Theory and Practice. New York, NY: Columbia

      University Press. ISBN 978-0231056373

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios