Disciplina Comunicação Visual e Audio

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Comunicação Visual centrar-se-á no trabalho de diálogo entre som e imagem, explorando-os fora dos cânones comuns.
    Os estudantes são desafiados a questionar o trabalho sonoro e visual no que tem de mais fundamental enquanto: 

    • instrumentos de veiculação de emoções
    • inter-potenciadores de significado
    • elementos narrativos per se, sejam abstractos ou concretos
    • semiótica do som, estrutural e pós-estrutural e diegese em abstracção
    • relacionamento retórico entre o que se ouve e o que se mostra
    • abstracção no som

    O semestre incluirá três exercícios distintos, para os quais a moldura teórica será discutida através de trabalho preparatório para explorar conceitos e formas de expressão, que deverão resultar em pequenos exercícios (entre alguns segundos e aproximadamente um minuto). Este tempo de preparação será também aproveitado para explorar os limites da animação e do som, dando relevo a essa exploração enquanto objectivo principal das experimentações audiovisuais dos estudantes

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1º mini-exercício: 
    Imagem: ROTOSCOPIA ADAPTADA: realização de animações abstractas síncronas com vídeos de referência, apesar de não figurativas. um mínimo de uma mudança de plano;duração entre 20 e 30seg.

    2º mini-exercício: 
    Imagem: Com base numa música de referência fornecida, animar em sincronia com a mesma, excepto 5 segundos de forma assíncrona; utilização de duas técnicas das previamente utilizadas; mínimo de uma mudança de plano; duração entre 20 e 30seg.

    A partir de um dos mini-exercícios de animação: a sonorização completa que mostre uma abordagem fenomenolica

    3º exercício:
    Imagem: a partir da paisagem sonora criada nas aulas de som, realização de um curto exercício-filme; concepção de um storyboard preliminar; uso de harmonia, contraponto, sincronicidade e assincronicidade; duração entre 50seg e 1min.O acompanhamento deste exercício de animação será feito online.  O som pessoalmente.

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A partir de métodos diferenciados, experimentar duas formas de trabalhar a relação entre som e imagem em exercícios de animação e permitir aos estudantes perceberem a relação íntima que têm, inter-influenciando-se.

    Prática exploratória e experimental de animação com recurso exclusivo a técnicas artesanais, em modo de captura imagem por imagem, com foco na sincronicidade, no contra-ponto e na harmonia com o som, bem como na adequação de ritmos e tipos de movimento à expressão de diferentes estados emocionais/sensações. 

    No âmbito do som, os estudantes irão desenvolver paisagens sonoras que explorem simultaneamente o potencial do som como condutor da narrativa, da emoção e da experiência.

    Compreensão do potencial poético e plástico de imagem animada e som.

    Assimilação das características (narrativas, expressivas) particulares de som e imagem concretos e abstractos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1º mini-exercício: 
    Imagem: ROTOSCOPIA ADAPTADA: realização de animações abstractas síncronas com vídeos de referência, apesar de não figurativas. um mínimo de uma mudança de plano;duração entre 20 e 30seg.

    2º mini-exercício: 
    Imagem: Com base numa música de referência fornecida, animar em sincronia com a mesma, excepto 5 segundos de forma assíncrona; utilização de duas técnicas das previamente utilizadas; mínimo de uma mudança de plano; duração entre 20 e 30seg.

    A partir de um dos mini-exercícios de animação: a sonorização completa que mostre uma abordagem fenomenolica

    3º exercício:
    Imagem: a partir da paisagem sonora criada nas aulas de som, realização de um curto exercício-filme; concepção de um storyboard preliminar; uso de harmonia, contraponto, sincronicidade e assincronicidade; duração entre 50seg e 1min.O acompanhamento deste exercício de animação será feito online.  O som pessoalmente.

    Exercício 1+2 = 20% som, 20% animação

    Exercício 3 = 20% som, 20% animaç¿o, 20% conjunto

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Williams, R. The Animator¿s Survival Kit. (2002). London: Faber and Faber. ISBN 9780571212682

    • Xavier, J-M. A Poética do Movimento. (2007). Lisboa: Edições da Monstra. ISBN 9789892006604

    • Chion, M., & Brewster, B. (1991, Autumn). Quiet Revolution... And Rigid Stagnation. Rendering

      the Real, 58, 72.

    • Sonnenschein, D. (2001). Sound Design : The Expressive Power of Music, Voice and Sound

      Effects in Cinema. Seattle: Michael Wiese Productions. ISBN 978-0941188265

    • Weis, E., & Belton, J. (Eds.). (1985). Film Sound: Theory and Practice. New York, NY: Columbia

      University Press. ISBN 978-0231056373

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    David Novack

    -sexta-feira 13h-17h

    david.novack@ulusofona.pt

    G.1.13

    Sandra Ramos

    p3543@ulusofona.pt

     

     

     

     

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