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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Comunicação Visual centrar-se-á no trabalho de diálogo entre som e imagem, explorando-os fora dos cânones comuns.
Os estudantes são desafiados a questionar o trabalho sonoro e visual no que tem de mais fundamental enquanto:- instrumentos de veiculação de emoções
- inter-potenciadores de significado
- elementos narrativos per se, sejam abstractos ou concretos
- semiótica do som, estrutural e pós-estrutural e diegese em abstracção
- relacionamento retórico entre o que se ouve e o que se mostra
- abstracção no som
O semestre incluirá três exercícios distintos, para os quais a moldura teórica será discutida através de trabalho preparatório para explorar conceitos e formas de expressão, que deverão resultar em pequenos exercícios (entre alguns segundos e aproximadamente um minuto). Este tempo de preparação será também aproveitado para explorar os limites da animação e do som, dando relevo a essa exploração enquanto objectivo principal das experimentações audiovisuais dos estudantes
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17027
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1º mini-exercício:
Imagem: ROTOSCOPIA ADAPTADA: realização de animações abstractas síncronas com vídeos de referência, apesar de não figurativas. um mínimo de uma mudança de plano;duração entre 20 e 30seg.2º mini-exercício:
Imagem: Com base numa música de referência fornecida, animar em sincronia com a mesma, excepto 5 segundos de forma assíncrona; utilização de duas técnicas das previamente utilizadas; mínimo de uma mudança de plano; duração entre 20 e 30seg.A partir de um dos mini-exercícios de animação: a sonorização completa que mostre uma abordagem fenomenolica
3º exercício:
Imagem: a partir da paisagem sonora criada nas aulas de som, realização de um curto exercício-filme; concepção de um storyboard preliminar; uso de harmonia, contraponto, sincronicidade e assincronicidade; duração entre 50seg e 1min.O acompanhamento deste exercício de animação será feito online. O som pessoalmente.
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Objetivos
Objetivos
A partir de métodos diferenciados, experimentar duas formas de trabalhar a relação entre som e imagem em exercícios de animação e permitir aos estudantes perceberem a relação íntima que têm, inter-influenciando-se.
Prática exploratória e experimental de animação com recurso exclusivo a técnicas artesanais, em modo de captura imagem por imagem, com foco na sincronicidade, no contra-ponto e na harmonia com o som, bem como na adequação de ritmos e tipos de movimento à expressão de diferentes estados emocionais/sensações.
No âmbito do som, os estudantes irão desenvolver paisagens sonoras que explorem simultaneamente o potencial do som como condutor da narrativa, da emoção e da experiência.
Compreensão do potencial poético e plástico de imagem animada e som.
Assimilação das características (narrativas, expressivas) particulares de som e imagem concretos e abstractos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1º mini-exercício:
Imagem: ROTOSCOPIA ADAPTADA: realização de animações abstractas síncronas com vídeos de referência, apesar de não figurativas. um mínimo de uma mudança de plano;duração entre 20 e 30seg.2º mini-exercício:
Imagem: Com base numa música de referência fornecida, animar em sincronia com a mesma, excepto 5 segundos de forma assíncrona; utilização de duas técnicas das previamente utilizadas; mínimo de uma mudança de plano; duração entre 20 e 30seg.A partir de um dos mini-exercícios de animação: a sonorização completa que mostre uma abordagem fenomenolica
3º exercício:
Imagem: a partir da paisagem sonora criada nas aulas de som, realização de um curto exercício-filme; concepção de um storyboard preliminar; uso de harmonia, contraponto, sincronicidade e assincronicidade; duração entre 50seg e 1min.O acompanhamento deste exercício de animação será feito online. O som pessoalmente.Exercício 1+2 = 20% som, 20% animação
Exercício 3 = 20% som, 20% animaç¿o, 20% conjunto
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Williams, R. The Animator¿s Survival Kit. (2002). London: Faber and Faber. ISBN 9780571212682
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Xavier, J-M. A Poética do Movimento. (2007). Lisboa: Edições da Monstra. ISBN 9789892006604
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Chion, M., & Brewster, B. (1991, Autumn). Quiet Revolution... And Rigid Stagnation. Rendering
the Real, 58, 72.
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Sonnenschein, D. (2001). Sound Design : The Expressive Power of Music, Voice and Sound
Effects in Cinema. Seattle: Michael Wiese Productions. ISBN 978-0941188265
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Weis, E., & Belton, J. (Eds.). (1985). Film Sound: Theory and Practice. New York, NY: Columbia
University Press. ISBN 978-0231056373
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
David Novack
-sexta-feira 13h-17h
david.novack@ulusofona.pt
G.1.13
Sandra Ramos
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Mobilidade
Mobilidade
Não