Disciplina Desenho

  • Apresentação

    Apresentação

    Formação em desenho através do ensino directo e da prática 

    Apresentando o rolo de processos de desenho e competências técnicas utilizadas na prática do desenho de animação. Dotar os estudantes de competências para explorar a prática criativa para alcançar a comunicação visual através de práticas artísticas.

    Inicialmente com base no desenho observacional para o:
    Conhecimentos, aptidões e competências em técnicas de desenho formal e informal, tal como listado no programa de estudos.
    Abordagens de aprendizagem da experimentação e expressão pessoal através das competências desenvolvidas.

    O trabalho é progresso; abrangendo qualidade de linha, perspectiva e proporção, regras da perspectiva informal a temas reais e imaginados. Desenvolvimento de aptidões especificamente relacionadas com a prática da animação: 

    • elementos gráficos e espaço positivo e negativo
    • geometria e perspectiva para composição e desenho espacial 
    • utilização de proporção e forma 
    • enquadramento (composição) 
    • storyboarding. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição do conteúdo

    Desenho expressivo e experimental:

    • Qualidade da linha, textura e tom;
    • Composição natural;
    • Consciência do plano da imagem e da profundidade ilusória;

    Desenho de observação:

    • desenho de contorno;
    • percepção do espaço positivo e negativo;
    • percepção das relações (perspectiva e proporção)
    • Regras de perspectiva informal para assuntos reais e imaginários

    Exercícios de desenho para animação

    • Storyboarding
    • Geometria e perspectiva aplicadas ao enquadramento e movimento dentro do enquadramento
    • Proporção e forma de expressão facial 

    Projectos temáticos onde os estudantes têm de aplicar exercícios técnicos a projectos criativos pessoais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade proporcionar uma introdução exploratória ao desenho que garanta aos estudantes os conhecimentos necessários para comunicação visual através de práticas artísticas

    Capacidade de comunicar de forma eficaz ambientes, espaços e objectos/sujeitos, reais ou imaginários, através do uso de registos desenhados que respeitem regras de representação à mão levantada. Possibilidade de comunicar, através de representação desenhada com rigor geométrico, formas, dimensões e peculiaridades de espaços e objectos, de acordo com normas vigentes aplicáveis ao contexto da produção de conteúdos em animação.

    Compreender e desenvolver a relação entre o desempenho técnico e a criatividade.

    Explorar estilo e técnica para desenvolver ou ganhar abordagens e estilos individuais (dependendo dos níveis de habilidade e experiência individuais).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição de técnicas, métodos e linguagens apoiadas por exemplos relevantes de desenho e ilustração para animação.

    Acompanhamento crítico do trabalho dos alunos desenvolvido em casa e na aula.

    É uma unidade curricular com frequência obrigatória.
    Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderação

    Avaliação do empenho e conclusão do trabalho nas aulas e trabalhos de casa,
    Aula geral e trabalhos de casa - 10%
    Caminho Escolhido - 30%
    Poesia Concreta "Animatic" - 40%
    Expressões faciais Storyboard - 20%

    Desenvolvimento pessoal e técnico (evolução geral e esforço): influência ponderada sobre a marca final.

    Se um estudante reprovar num semestre, tem o direito de fazer o exame.

    O exame tem 2 partes

    1. Devido até ao dia do exame: todas as aulas de trabalho e trabalhos de casa do semestre; os alunos devem melhorar o trabalho mal feito e fornecer trabalho em falta.

    2. No dia do exame; exercícios de desenho instruídos (iguais à duração da aula).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Obras Impressas

    • Stanchfield, Walt - Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes. Volume 1: The Walt Stanchfield Lectures. London:Routledge. Hahn Don (ed), 2013. Book ISBN1136138331
    • Edwards, Betty - Drawing on the Right Side of the Brain Workbook. The Definitive, 4 edition. US:TarcherPerigee :2012. Book. Series; Expanded, Updated edition 2012. ISBN-101585429228
    • Wells, Paul - Drawing for Animation. Edição. UK:Bloomsbury Publishing Plc. 2008. Book. Series;Basics Animation.. ISBN 9782940373703
    • Canemaker, John - Paper Dreams: The Art And Artists Of Disney Storyboard.  New York:Disney Editions; 2nd edition (2006). Book. ISBN-10: 078686307
    • Paez, Sergio  (2012) Professional Storyboarding: Rules of Thumb. Routledge; 1st edition ISBN 9780240817705

    • Chelsea, David - Perspective For Comic Book Artists (1997) US:Watson-Guptill. ISBN-10:‎ 0823005674 Also published on line (2000) https://archive.org/details/PerspectiveForComicBookArtists/page/n7/mode/2up

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Natalie Woolf 

    9h - 13h   Terça-feira

    F2.1

    Natalie Woolf 

    14h - 18h Terça-feira

    F2.1

     

     

     

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