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Apresentação
Apresentação
Formação em desenho através do ensino directo e da prática
Apresentando o rolo de processos de desenho e competências técnicas utilizadas na prática do desenho de animação. Dotar os estudantes de competências para explorar a prática criativa para alcançar a comunicação visual através de práticas artísticas.
Inicialmente com base no desenho observacional para o:
Conhecimentos, aptidões e competências em técnicas de desenho formal e informal, tal como listado no programa de estudos.
Abordagens de aprendizagem da experimentação e expressão pessoal através das competências desenvolvidas.O trabalho é progresso; abrangendo qualidade de linha, perspectiva e proporção, regras da perspectiva informal a temas reais e imaginados. Desenvolvimento de aptidões especificamente relacionadas com a prática da animação:
- elementos gráficos e espaço positivo e negativo
- geometria e perspectiva para composição e desenho espacial
- utilização de proporção e forma
- enquadramento (composição)
- storyboarding.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-1185
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição do conteúdo
Desenho expressivo e experimental:
- Qualidade da linha, textura e tom;
- Composição natural;
- Consciência do plano da imagem e da profundidade ilusória;
Desenho de observação:
- desenho de contorno;
- percepção do espaço positivo e negativo;
- percepção das relações (perspectiva e proporção)
- Regras de perspectiva informal para assuntos reais e imaginários
Exercícios de desenho para animação
- Storyboarding
- Geometria e perspectiva aplicadas ao enquadramento e movimento dentro do enquadramento
- Proporção e forma de expressão facial
Projectos temáticos onde os estudantes têm de aplicar exercícios técnicos a projectos criativos pessoais.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade proporcionar uma introdução exploratória ao desenho que garanta aos estudantes os conhecimentos necessários para comunicação visual através de práticas artísticas
Capacidade de comunicar de forma eficaz ambientes, espaços e objectos/sujeitos, reais ou imaginários, através do uso de registos desenhados que respeitem regras de representação à mão levantada. Possibilidade de comunicar, através de representação desenhada com rigor geométrico, formas, dimensões e peculiaridades de espaços e objectos, de acordo com normas vigentes aplicáveis ao contexto da produção de conteúdos em animação.
Compreender e desenvolver a relação entre o desempenho técnico e a criatividade.
Explorar estilo e técnica para desenvolver ou ganhar abordagens e estilos individuais (dependendo dos níveis de habilidade e experiência individuais).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de técnicas, métodos e linguagens apoiadas por exemplos relevantes de desenho e ilustração para animação.
Acompanhamento crítico do trabalho dos alunos desenvolvido em casa e na aula.
É uma unidade curricular com frequência obrigatória.
Os critérios de avaliação têm a seguinte ponderaçãoAvaliação do empenho e conclusão do trabalho nas aulas e trabalhos de casa,
Aula geral e trabalhos de casa - 10%
Caminho Escolhido - 30%
Poesia Concreta "Animatic" - 40%
Expressões faciais Storyboard - 20%Desenvolvimento pessoal e técnico (evolução geral e esforço): influência ponderada sobre a marca final.
Se um estudante reprovar num semestre, tem o direito de fazer o exame.
O exame tem 2 partes
1. Devido até ao dia do exame: todas as aulas de trabalho e trabalhos de casa do semestre; os alunos devem melhorar o trabalho mal feito e fornecer trabalho em falta.
2. No dia do exame; exercícios de desenho instruídos (iguais à duração da aula).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Obras Impressas
- Stanchfield, Walt - Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes. Volume 1: The Walt Stanchfield Lectures. London:Routledge. Hahn Don (ed), 2013. Book ISBN1136138331
- Edwards, Betty - Drawing on the Right Side of the Brain Workbook. The Definitive, 4 edition. US:TarcherPerigee :2012. Book. Series; Expanded, Updated edition 2012. ISBN-101585429228
- Wells, Paul - Drawing for Animation. Edição. UK:Bloomsbury Publishing Plc. 2008. Book. Series;Basics Animation.. ISBN 9782940373703
- Canemaker, John - Paper Dreams: The Art And Artists Of Disney Storyboard. New York:Disney Editions; 2nd edition (2006). Book. ISBN-10: 078686307
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Paez, Sergio (2012) Professional Storyboarding: Rules of Thumb. Routledge; 1st edition ISBN 9780240817705
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Chelsea, David - Perspective For Comic Book Artists (1997) US:Watson-Guptill. ISBN-10: 0823005674 Also published on line (2000) https://archive.org/details/PerspectiveForComicBookArtists/page/n7/mode/2up
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Natalie Woolf
9h - 13h Terça-feira
F2.1
Natalie Woolf
14h - 18h Terça-feira
F2.1
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Mobilidade
Mobilidade
Não