-
Apresentação
Apresentação
Esta uc introduz o aluno à história do cinema de animação desde as primeiras imagens que aludem ao movimento até à situação actual, destancando as propostas criativas mais originais. Esta uc procura fornecer ao aluno o contexto histórico da área em que se vão iniciar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17026
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Os primórdios da animação.
2. A formação da indústria nos Estados Unidos3. O contexto da animação europeia nas primeiras décadas do século XX
4. Os estúdios da Disney e a "ilusão da vida"
5. Os estúdios americanos alternativos ao modelo da Disney
6. Norman MacLaren e o National Film Board of Canada7. O cinema de animação na União Soviética
8. A animação na Europa de Leste durante a Guerra Fria: a escola de Zagreb, Checoslováquia, Polónia...9. O cinema de animação no Japão
10. A animação digital e 3D
11. O cinema de animação em Portugal
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação, de modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada de modo a enriquecer o seu imaginário. E, finalmente, passar a mensagem que, na maior parte dos casos, as ideias são mais enriquecedoras do que as técnicas para a construção de um filme.
O aluno adquire conhecimentos gerais sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, e adquire capacidade de analisar filmes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia é expositiva e participativa. Há um tema exposto, ilustrado com filmes ou excertos e analisados e comentados em aula.
Esta unidade curricular é teórica-prática e tem uma avaliação final: um teste escrito sobre o programa leccionado a realizar na última aula, valendo 100% da avaliação final.
A nota de aprovação é igual ou superior a 10. No caso de haver alunos com nota negativa ou reprovados por faltas em final de frequência há um exame escrito de recurso.
Haverá marcação de presenças em todas as aulas. Os alunos têm de assistir a pelo menos 75% das aulas, excepto os que têm estatuto de trabalhador-estudante (25%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press
BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated Worlds. London: John Libbey PublishingCHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications
CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press
DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia
DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John LibbeyFURNISS, Maureen (2016). Animation: The Global History. London: Thames and Hudson
LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey
PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan
PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey
RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não