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Disciplina História do Cinema de Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc introduz o aluno à história do cinema de animação desde as primeiras imagens que aludem ao movimento até à situação actual, destancando as propostas criativas mais originais. Esta uc procura fornecer ao aluno o contexto histórico da área em que se vão iniciar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os primórdios da animação.

    2. A formação da indústria nos Estados Unidos

    3. O contexto da animação europeia nos primeiros anos do século XX

    4. Os estúdios da Disney e a “ilusão da vida”

    5. A Warner e a MGM. Tex Avery e Chuck Jones.

    6. A animação limitada da UPA

    7. Norman MacLaren e o National Film Board of Canada

    8. O cinema de animação na União Soviética

    9. A animação na Europa de Leste durante a Guerra Fria: a Escola de Zagreb, Checoslováquia, Polónia…

    10. O cinema de animação no Japão

    11. A animação digital e 3D

    12. O cinema de animação em Portugal

    13. Géneros, temas e realizadores do cinema de animação contemporâneo

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação, de modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada de modo a enriquecer o seu imaginário. E, finalmente, passar a mensagem que, na maior parte dos casos, as ideias são mais enriquecedoras do que as técnicas para a construção de um filme.

    O aluno adquire conhecimentos gerais sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, e adquire capacidade de analisar filmes. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia é expositiva e participativa. Há um tema exposto, ilustrado com filmes ou excertos e analisados e comentados em aula.

    Esta unidade curricular é teórica-prática e tem uma avaliação final: um teste escrito sobre o programa leccionado a realizar na última aula, valendo 100% da avaliação final.

    A nota de aprovação é igual ou superior a 10. No caso de haver alunos com nota negativa ou reprovados por faltas em final de frequência há um exame escrito de recurso.

    Haverá marcação de presenças em todas as aulas. Os alunos têm de assistir a pelo menos 75% das aulas, excepto os que têm estatuto de trabalhador-estudante (25%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press
    BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated Worlds. London: John Libbey Publishing

    CHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications

    CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press
    DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia
    DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John Libbey

    FURNISS, Maureen (2016). Animation: The Global History. London: Thames and Hudson

    LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey 

    PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan
    PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey
    RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey 

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