filmeu

Disciplina Animação Documental

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe a realização de um projeto de filme documental, levando os alunos a explorar o papel da animação como meio para investigar o mundo que (n)os rodeia.

    Pretende-se questionar as estratégias de entretenimento dominantes, pondo-as em contraste com o potencial narrativo que a realidade nos oferece, usando as histórias dos lugares, das pessoas, do que nos inspira, do que consumimos e constrói aquilo que somos, como ponto de partida.

    Pretende-se assim a exploração prática da imagem animada como meio para investigar o real e questões de identidade, seja ela individual, local e/ou cultural.

    O(s) filme(s) resultante(s) deverão expressar um olhar documental, jornalístico ou pedagógico, mas sempre original, sobre o que nos rodeia, usando a animação como elemento mediador entre o discurso construído e o real.

    É encorajada a mistura de técnicas, cruzando a imagem real com a animada

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Questões de ontologia da imagem: a imagem fotográfica e a imagem animada

    2. Realismo e documentário: o documentário como registo do real ou construção de uma visão particular?

    3. Cinema de animação: a sua utilização como filme de propaganda e filme institucional.

    4. Cinema de animação: o género biográfico e autobiográfico.

    5. Conclusão: como usar a animação num contexto documental.

  • Objetivos

    Objetivos

    -Identificar o género “documentário” no universo do cinema de animação;

    -Compreender as diferenças entre imagem fotográfica e imagem animada;

    -Questionar o “documentário” como género que aborda o real ou como exercício de linguagem da imagem em movimento;

    -Pôr em prática conhecimentos adquiridos até ao momento através de um projecto que utilize a imagem animada num contexto documental.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estas aulas serão administradas presencialmente mas, quando necessário e apropriado, as aulas de tutoria poderão ser administradas através de video-conferência

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams (2009), "When Docs Get Graphic_ Animation Meets Actuality", in https://www.documentary.org/feature/when-documentaries-get-graphic-animation-meets-actuality

    Honess Roe (2011), "Absence, Excess and epistemological expansion: Towards a framework for the study of animated documentary", Animation, an interdisciplinary journal, Vol. 6, 3

    Honess Roe (2016), "Against Animated Documentary" in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5433

    Renov (1993), "Toward a Poetics of documentary", in Theorizing Documentary (12-36). New York: Routledge

    Serrazina (2020), "Notes towards the use of a documentary approach in the teaching of animation", in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5437

    Sofian (2005), "The truth in pictures", in https://animateddocs.wordpress.com/2012/04/16/sheila-sofian-writes-about-anima-doc-in-fps-magazine/

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios