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Disciplina Animação Documental

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe a realização de um projeto de filme documental, levando os alunos a explorar o papel da animação como meio para investigar o mundo que (n)os rodeia.

    Pretende-se questionar as estratégias de entretenimento dominantes, pondo-as em contraste com o potencial narrativo que a realidade nos oferece, usando as histórias dos lugares, das pessoas, do que nos inspira, do que consumimos e constrói aquilo que somos, como ponto de partida.

    Pretende-se assim a exploração prática da imagem animada como meio para investigar o real e questões de identidade, seja ela individual, local e/ou cultural.

    O(s) filme(s) resultante(s) deverão expressar um olhar documental, jornalístico ou pedagógico, mas sempre original, sobre o que nos rodeia, usando a animação como elemento mediador entre o discurso construído e o real.

    É encorajada a mistura de técnicas, cruzando a imagem real com a animada

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Questões de ontologia da imagem: a imagem fotográfica e a imagem animada

    2. Realismo e documentário: o documentário como registo do real ou construção de uma visão particular?

    3. Cinema de animação: a sua utilização como filme de propaganda e filme institucional.

    4. Cinema de animação: o género biográfico e autobiográfico.

    5. Conclusão: como usar a animação num contexto documental.

  • Objetivos

    Objetivos

    -Identificar o género “documentário” no universo do cinema de animação;

    -Compreender as diferenças entre imagem fotográfica e imagem animada;

    -Questionar o “documentário” como género que aborda o real ou como exercício de linguagem da imagem em movimento;

    -Pôr em prática conhecimentos adquiridos até ao momento através de um projecto que utilize a imagem animada num contexto documental.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estas aulas serão administradas presencialmente mas, quando necessário e apropriado, as aulas de tutoria poderão ser administradas através de video-conferência

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams (2009), "When Docs Get Graphic_ Animation Meets Actuality", in https://www.documentary.org/feature/when-documentaries-get-graphic-animation-meets-actuality

    Honess Roe (2011), "Absence, Excess and epistemological expansion: Towards a framework for the study of animated documentary", Animation, an interdisciplinary journal, Vol. 6, 3

    Honess Roe (2016), "Against Animated Documentary" in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5433

    Renov (1993), "Toward a Poetics of documentary", in Theorizing Documentary (12-36). New York: Routledge

    Serrazina (2020), "Notes towards the use of a documentary approach in the teaching of animation", in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5437

    Sofian (2005), "The truth in pictures", in https://animateddocs.wordpress.com/2012/04/16/sheila-sofian-writes-about-anima-doc-in-fps-magazine/

     

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