-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a compreensão e desenvolvimento de competências para a prática da animação como meio de reflexão sobre o real.
Procura-se estimular a perceção da criação da imagem e movimento animados como ferramenta para documentar um tema, personalidade ou local, desenvolvendo um olhar pessoal através de um objeto filmico que explore as caraterísticas especificas da imagem animada, propondo alternativas aos processos de documentação oferecidos pela imagem real.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-15908
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O cinema de animação como prática reflexiva e exploratória do real, num contexto documental;
- Integração e exploração da prática da animação como elemento criativo, num projeto de técnica mista dedicado a um tema proposto;
- Metodologias de trabalho para responder criativamente e em grupo a propostas vindas do exterior (seja um convidado, um local, um tema concreto...)
- Metodologias de trabalho para a concretização de um trabalho num contexto profissional: Desenvolvimento de conceitos, apresentação de ideias perante uma audiência, storyboard e animatic;
- Realização e animação de um trabalho audiovisual segundo os conceitos desenvolvidos e apresentados em aula pelos alunos;
- Concretização de dossier final do trabalho produzido (incluindo sinopse, imagens de promoção, ficha técnica e relatório de produção individual) para apresentação em festivais ou plataformas apropriadas.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre o aluno deve ser capaz de:
- Saber recolher a informação necessária (por pesquisa individual e através de entrevista), para construir um ponto de vista único sobre o tema em causa;
- Saber transformar ideias-base em conceitos audiovisuais originais, apresentando-os perante uma audiência;
- Desenvolver a pré-produção de um projeto de animação de técnica mista: conceito, guião, dossier gráfico, storyboard e animatic; definindo as técnicas adequadas à sua realização de uma forma original;
- Concretizar a produção de um projeto de animação recorrendo a várias técnicas, com um mínimo de 2 minutos e incluindo pelo menos 45 segundos de animação individual, com som original, e material complementar (pasta incluindo sinopse, imagens de promoção e ficha técnica, relatório individual de produção).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método explicativo e demonstrativo. As primeiras aulas consistem na exposição do tema acompanhada por exibição de filmes, com debate e intervenção dos alunos. Posteriormente, as aulas funcionam em regime de tutoria, acompanhando a conceção e realização do trabalho final. Algumas destas aulas poderão ser dadas por ensino à distância. A avaliação é contínua, refletindo a(s) apresentações intercalares e o trabalho desenvolvido durante o semestre:
Pré-produção (conceito, originalidade do tema, relatórios, estudos visuais, storyboard): 30%
Desenvolvimento do trabalho: 30%
Entrega final, incluindo materiais de promoção pedidos: 40%
A nota de passagem é 10. Alunos com nota inferior são admitidos a exame, de modo a concluir/melhorar o trabalho do semestre. Os alunos que não tenham nota final de frequência (por não terem realizado nenhuma avaliação) estão impedidos de fazer exame de 1ª época. Esta cadeira também tem 2ª Época e Época Especial (para finalistas e trabalhadores-estudantes).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Honess Roe, B. (2016), “Against Animated Documentary”, in International Journal of Film and Media Arts, Vol1. n1.
(https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5433
Judith Kriger., & Sean Connelly. (2012). Animated Realism: A Behind the Scenes Look at the Animated Documentary Genre. Focal Press.
Rozenkrantz (2011), Colourful Claims-Towards theory of animated documentary (https://filmint.nu/colourful-claims-towards-a-theory-of-animated-documentary/ Último acesso: 15.09.2022)
Serrazina (2016), “Notes towards the use of a documentary approach in the teaching of animation”, in International Journal of Film and Media Arts, Vol1. n1.
(https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5437 Último acesso: 15.09.2022)
Sofian, S. (2005), The Truth in Pictures (https://animateddocs.wordpress.com/2012/04/16/sheila-sofian-writes-about-anima-doc-in-fps-magazine/ Último acesso: 15.09.2022)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Pedro Serrazina
terças feiras
-
Mobilidade
Mobilidade
Não