-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular propõe a realização de um projeto de filme documental, levando os alunos a explorar o papel da animação como meio para investigar o mundo que (n)os rodeia.
Pretende-se questionar as estratégias de entretenimento dominantes, pondo-as em contraste com o potencial narrativo que a realidade nos oferece, usando as histórias dos lugares, das pessoas, do que nos inspira, do que consumimos e constrói aquilo que somos, como ponto de partida.
Pretende-se assim a exploração prática da imagem animada como meio para investigar o real e questões de identidade, seja ela individual, local e/ou cultural.
O(s) filme(s) resultante(s) deverão expressar um olhar documental, jornalístico ou pedagógico, mas sempre original, sobre o que nos rodeia, usando a animação como elemento mediador entre o discurso construído e o real.
É encorajada a mistura de técnicas, cruzando a imagem real com a animada
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-15908
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Questões de ontologia da imagem: a imagem fotográfica e a imagem animada
2. Realismo e documentário: o documentário como registo do real ou construção de uma visão particular?
3. Cinema de animação: a sua utilização como filme de propaganda e filme institucional.
4. Cinema de animação: o género biográfico e autobiográfico.
5. Conclusão: como usar a animação num contexto documental.
-
Objetivos
Objetivos
-Identificar o género “documentário” no universo do cinema de animação;
-Compreender as diferenças entre imagem fotográfica e imagem animada;
-Questionar o “documentário” como género que aborda o real ou como exercício de linguagem da imagem em movimento;
-Pôr em prática conhecimentos adquiridos até ao momento através de um projecto que utilize a imagem animada num contexto documental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estas aulas serão administradas presencialmente mas, quando necessário e apropriado, as aulas de tutoria poderão ser administradas através de video-conferência
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams (2009), "When Docs Get Graphic_ Animation Meets Actuality", in https://www.documentary.org/feature/when-documentaries-get-graphic-animation-meets-actuality
Honess Roe (2011), "Absence, Excess and epistemological expansion: Towards a framework for the study of animated documentary", Animation, an interdisciplinary journal, Vol. 6, 3
Honess Roe (2016), "Against Animated Documentary" in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5433
Renov (1993), "Toward a Poetics of documentary", in Theorizing Documentary (12-36). New York: Routledge
Serrazina (2020), "Notes towards the use of a documentary approach in the teaching of animation", in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5437
Sofian (2005), "The truth in pictures", in https://animateddocs.wordpress.com/2012/04/16/sheila-sofian-writes-about-anima-doc-in-fps-magazine/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não