filmeu

Disciplina Técnicas de Argumento

  • Apresentação

    Apresentação

    A cadeira Técnicas de Argumento destina-se a dotar os alunos de competências na área da escrita e criação gráfica para animação nas suas diversas técnicas. Pretende ainda desenvolver mecanismos de exploração da criatividade direcionando-os para a criação cinematográfica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Da ideia ao projeto, as fases do guião. Caracterização de personagens, ambientes e adereços. A estrutura da narrativa e as suas variantes. Caracterização Interna e Externa. Construção de um guião de animação. A utilização dos elementos gráficos na definição de uma fisionomia reveladora da dimensão psicológica da personagem. Caraterização Interna e Externa. Desenhos de atitude e model sheet. A utilização da perspectiva, cor e  claro escuro na criação de atmosferas e caracterização do espaço.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, o aluno deverá conhecer os diferentes procedimentos para a concretização de um guião, saber caracterizar personagens pela escrita e pelo desenho sem perder de vista o filme final onde tudo será integrado e desenvolvido. Ter progredido no domínio do desenvolvimento da criatividade em equipa; ser capaz de redigir um guião para animação, tendo em conta a técnica futura a utilizar. Distinguir entre os diferentes formatos (curta e longa metragens e série) e adequar temáticas e estruturas a esses trabalhos.

    O estudante vai aprender o método de criação de um storyboard a partir da adaptação de um guião, compreender como este se integra dentro do processo de desenvolvimento e pré-produção na produção de um filme animado e aplicá-lo ao seu próprio projeto individual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São utilizadas diversas metodologias pedagógicas, assentes em trabalhos em sala e materiais audiovisuais e multimédia.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    WEBBER, Marylin. (2000)Gardner's Guide to Animation Scriptwriting: The Writer's Road Map (Gardner's Guide series.Inc./Publishing, Fairfax, Virginia. ISBN 0-9661075-9-4.

     

    WEBBER, Marylin. (2001)Gardner's Guide to Feature Animation Writing: The Writer's Road Map (Gardner's Guide series)

     

    SCOTT, Jeffrey. (2003) - How to Write for Animation, Overlook Press

    BACHER, P. Hans. (2008) Dreamwords: Production Design in Animation; Elsevier.

     

    KATZ, Steven D. (1991) Film directing shot by shot: visualizing from concept to screen; Michael Wiese Productions.

     

    MATTESI, Mike (2008) Force: Character Design from Life Drawing. New York: Focal Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios