Disciplina Edição e Pós-Produção

  • Apresentação

    Apresentação

    - Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da pós-produção.
    - Saber planificar e definir projectos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção.
    - Compreender a gramática da montagem e pós-produção vídeo.
    - Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos.
    - Utilizar software de edição e pós-produção atualizados com as exigências profissionais (Adobe AfterEffects)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria e prática de montagem cinematográfica.

    Introdução à componente conceptual e artística do processo de montagem.

    Desenvolvimento prático de sequências fílmicas.

    Pós-produção: Fundamentos técnicos.
    - Noções Fundamentais do software After Effects.
    - Render Passes, o que são e para que servem.

    - Blend modes e operações matemáticas usadas na composição de imagem.
    - Composição digital de imagem.

    - ¿Matte¿

    - ¿Tracking¿ e ¿Stabilize¿.

    - Máscaras e Rotoscopia.

    - Matte painting e 2.5D cameras.

    Prática de Pós-produção em Adobe After Effects.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Utilizar a linguagem cinematográfica como ferramenta narrativa.
    - Identificar os elementos básicos comuns a cada um dos programas de montagem.

    - Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção.

    Pretende-se que os alunos:
    - conheçam as variáveis sociais, humanas e históricas desse trabalho;
    - desenvolvam as suas capacidades de análise e crítica;
    - sejam capazes de seleccionar os melhores utensílios tecnológicos para os conteúdos artísticos que procuram desenvolver.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas inserem-se num âmbito teórico-prático, com recurso a métodos expositivos e a exercícios práticos.

    Visa-se que o aluno desenvolva projetos individualmente e em grupo para melhor se integrar em projetos cooperativos de cinema ou televisão.
    A metodologia passa por:
    - Sessões de visionamento e análise de sequencias fílmicas de acordo com o programa da disciplina.
    - Realização de exercícios exemplificativos das diferentes operações de montagem e pós-produção.
    A avaliação é contínua, com regime de faltas, onde a média dos resultados obtidos nos exercícios individuais e de grupo de montagem e pós-produção vídeo contribuirão para a atribuição da nota final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier.

    Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.

    Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press.

    Ganbar, Ron (2011) Nuke 101- Professional Compositing and Visual Effects, Peachpit Press, Berkeley.

    Luz, Filipe (2012) Tutoriais de pós-produção in http://movlab.ulusofona.pt/

    Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança.

    Murch, Walter (995) In The Blink of NA Eye: A Perspective on Filme Editing, Los Angeles, Silman-James Press.

    Thompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press.

    Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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