filmeu

Disciplina Edição e Pós-Produção

  • Apresentação

    Apresentação

    - Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da pós-produção.
    - Saber planificar e definir projectos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção.
    - Compreender a gramática da montagem e pós-produção vídeo.
    - Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos.
    - Utilizar software de edição e pós-produção atualizados com as exigências profissionais (Adobe Premier e Adobe AfterEffects)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria e prática de montagem cinematográfica.

    Introdução à componente conceptual e artística do processo de montagem.

    Desenvolvimento prático de sequências fílmicas.

    Pós-produção: Fundamentos técnicos e workflow de compositing:


    - Noções Fundamentais do software After Effects.

    - Render Passes, o que são e para que servem.

    - Blend modes e operações matemáticas usadas na composição de imagem.

    - Animação: Timeline, tipos de Key Frame, Graph mode.

    - Alpha Matte e Luma Matte

    - Image Tracking e Image Stabilizer

    - Correcção de cor, Máscaras e Color Key.

    - Ambiente 2.5D, cameras 2.5D e luzes 3D.

    - Composição digital de imagem.

     

    Prática de Pós-produção em Adobe After Effects.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Utilizar a linguagem cinematográfica como ferramenta narrativa.
    - Identificar os elementos básicos comuns a programas de montagem.

    - Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção.

    Pretende-se que os alunos:
    - conheçam as variáveis sociais, humanas e históricas desse trabalho;
    - desenvolvam as suas capacidades de análise e crítica;
    - sejam capazes de seleccionar os melhores utensílios tecnológicos para os conteúdos artísticos que procuram desenvolver.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier.

    Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.

    Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press.

    Gyncild, B. (2019). Adobe After Effects Classroom in a Book (2020 Release). Adobe Press.

    Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança.

    Murch, Walter (995) In The Blink of an Eye: A Perspective on Filme Editing, Los Angeles, Silman-James Press.

    Thompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press.

    Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios