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Apresentação
Apresentação
- Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da pós-produção.
- Saber planificar e definir projectos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção.
- Compreender a gramática da montagem e pós-produção vídeo.
- Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos.
- Utilizar software de edição e pós-produção atualizados com as exigências profissionais (Adobe Premier e Adobe AfterEffects)
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17037
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria e prática de montagem cinematográfica.
Introdução à componente conceptual e artística do processo de montagem.
Desenvolvimento prático de sequências fílmicas.
Pós-produção: Fundamentos técnicos e workflow de compositing:
- Noções Fundamentais do software After Effects.- Render Passes, o que são e para que servem.
- Blend modes e operações matemáticas usadas na composição de imagem.
- Animação: Timeline, tipos de Key Frame, Graph mode.
- Alpha Matte e Luma Matte
- Image Tracking e Image Stabilizer
- Correcção de cor, Máscaras e Color Key.
- Ambiente 2.5D, cameras 2.5D e luzes 3D.
- Composição digital de imagem.
Prática de Pós-produção em Adobe After Effects.
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Objetivos
Objetivos
- Utilizar a linguagem cinematográfica como ferramenta narrativa.
- Identificar os elementos básicos comuns a programas de montagem.- Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção.
Pretende-se que os alunos:
- conheçam as variáveis sociais, humanas e históricas desse trabalho;
- desenvolvam as suas capacidades de análise e crítica;
- sejam capazes de seleccionar os melhores utensílios tecnológicos para os conteúdos artísticos que procuram desenvolver.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização semanal de pequenos trabalhos práticos, com o conteúdo dado em aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier.
Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.
Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press.
Gyncild, B. (2019). Adobe After Effects Classroom in a Book (2020 Release). Adobe Press.
Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança.
Murch, Walter (995) In The Blink of an Eye: A Perspective on Filme Editing, Los Angeles, Silman-James Press.
Thompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press.
Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não