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Disciplina Modelação de Personagens 3D

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina fundamental para a produção de animação de imagem de síntese 3D. Aprendizagem de conceitos relevantes para a construção de personagens 3D em cinema de animação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. MODELAÇÃO POLIGONAL

    • conceitos introdutórios
    • olhos, nariz e boca
    • fluxos poligonais.
    • Loops da cara.
    • orelhas braços, pernas e mãos
    • cabelo

    2. RIG (esqueletos e controladores)

    • construção do esqueleto
    • foot reverse lock (rig do pé)
    • rig joelhos, coluna, braços e mão
    • rig cabeça

    blendshapes da cara (expressões faciais)

    • organização e controladores globais

    3. BIND SKIN (associação geometria ao esqueleto)

    • Pintura de pesos

    4. WALK CICLE (animação de um ciclo de andar)

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer as possibilidades técnicas de modelação de personagens tridimensionais e construção de esqueletos para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador.

    Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual.

    Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Todd Palamar (2015) : Mastering Autodesk Maya 2015.
    • Sybex William Vaughan (2012) : Digital Modeling, New Riders
    • https://www.pluralsight.com/
    • http://www.creativecrash.com/maya/tutorials/

     

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