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Disciplina Modelação de Personagens 3D

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular fundamental para a produção de animação 3D. Aprendizagem de conceitos relevantes para a construção de personagens 3D em cinema de animação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. MODELAÇÃO DE PERSONAGENS 3D Criação do model sheet Modelação com subdivisão de polígonos Modelação com curvas Técnicas e ferramentas de modelação de personagens 3D Criação de UV Mapping UVLayout e UDIMs
  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer as possibilidades técnicas de modelação de personagens 3D para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que, livre e criativamente, possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Wade, D.; Blanché, P.; Cortina, F.; Stahlberg, S. (2005). Character Modelling: Digital Artists Masterclass. Ballistic Media. Ratner, P. (2003). 3D human modeling and animation. J. Wiley. Murdock, K. (n.d.). Autodesk Maya 2023 Basics Guide. SDC Publications. Legaspi, C. (2016). Anatomy for 3D artists : the essential guide for CG professionals. 3Dtotal Publishing.  
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