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Apresentação
Apresentação
Unidade Curricular fundamental para a produção de animação 3D. Aprendizagem de conceitos relevantes para a construção de personagens 3D em cinema de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17039
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. MODELAÇÃO DE PERSONAGENS 3D Criação do model sheet Modelação com subdivisão de polígonos Modelação com curvas Técnicas e ferramentas de modelação de personagens 3D Criação de UV Mapping UVLayout e UDIMs
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Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer as possibilidades técnicas de modelação de personagens 3D para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que, livre e criativamente, possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Wade, D.; Blanché, P.; Cortina, F.; Stahlberg, S. (2005). Character Modelling: Digital Artists Masterclass. Ballistic Media. Ratner, P. (2003). 3D human modeling and animation. J. Wiley. Murdock, K. (n.d.). Autodesk Maya 2023 Basics Guide. SDC Publications. Legaspi, C. (2016). Anatomy for 3D artists : the essential guide for CG professionals. 3Dtotal Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não