filmeu

Disciplina Ilustração

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular possibilita a aquisição e desenvolvimento de vocabulário gráfico e expressivo.
    Permite ainda adquirir e desenvolver hábitos e práticas de registo visual, nomeadamente através da criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual. Desenvolver autonomia na
    prática e na investigação da ilustração. Obter conhecimentos no âmbito da história da ilustração e da sua prática contemporânea. Reconhecer os campos e os territórios de actuação da ilustração.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O livro, a publicação periódica, o cartaz e o artefacto publicitário assumem-se como suportes e veículos de experimentação para as imagens que contribuem para a interpretação de textos e de conceitos, que  tanto podem operar como signos visuais autónomos na construção de identidades, como surgirem  articuladas com elementos verbais. Pretende-se, deste modo, entender e explorar as diversas funções da ilustração no âmbito da comunicação contemporânea, fazendo-se uma aproximação conceptual e prática motivada pela exploração de temas que permitam abordar a articulação entre elementos narrativos e o seu posicionamento nos suportes; a retórica da imagem e a expressão; e a criação de  personagens. De acordo com este enquadramento serão convocados exemplos provenientes de projetos editoriais para diferentes públicos e de narrativas pertencentes ao corpo histórico da ilustração.
    Pretende-se, de igual modo, promover a experimentação com ferramentas e técnicas de desenho.

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como nos diferentes meios de comunicação visual. Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que permitirão, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração. Explorar metodologias discursivas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos seus mecanismos narrativos e à capacidade expressiva dos diferentes suportes e materiais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arisman, Marshall; Heller, Steven, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000 (1ª edição)
    Chwast, Seymour; Heller, Steven, Illustration, a Visual History, HNA Books, 2008
    Harthan, John, The history of the illustrated book, the western tradition, Thames & Hudson, 1981
    Linden, Sophie Van Der Linden, Para ler o álbum ilustrado, Cosac Naify, 2011
    Male, Alan; Illustration, A Theoretical and Contextual Perspective, AVA Publishing, 2007
    Salisbury, Martin; Play Pen, New Children´s Book Illustration, Laurence King, 2007
    Loomis, Andrew; Creative Ilustration, The Viking Press - New York, 1947
    Zeegen, Lawrence; Rush, Carl; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2005

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios