-
Apresentação
Apresentação
Abordagem detalhada do software de animação 2D Toon Boom Harmony, como ferramenta standard da indústria, usado largamente em Portugal e no estrangeiro, desde estúdios independentes a grandes estúdios, e, como tal, uma mais-valia essencial no contexto académico de um curso de animação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-15914
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Toon Boom Harmony como ferramenta completa do design à finalização da animação: 1) Conceitos, interface e ferramentas; 2) Aplicação das ferramentas de desenho e animação num workflow de animação tradicional; 3) Animação com pegs, rigging de personagens e outros elementos para animação cut-out; 4) Node View, compositing, integração 3D e efeitos; 5) Exportação da animação final, como plano único, para montagem, ou organizada por layers separadas para compositing em software externo.
-
Objetivos
Objetivos
Facultar aos alunos competências que permitam uma compreensão do software em todas as suas vertentes, bem como ferramentas para posteriormente desenvolverem conhecimentos avançados para lá dos facultados no decorrer da disciplina. Utilização do software para realizar animação 2D tradicional, criação de rigs simples, animação cut-out e finalização ou compositing de planos. Entender o funcionamento dos nodes de modo que seja possível construir efeitos complexos e resolver problemas. Entender as vantagens e desvantagens de utilização do software da fase de layout à finalização por comparação com a utilização de softwares diferentes para layout (ex.: Photoshop) e para compositing (ex.: After Effects).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Com base na experiência de utilização no dia-a-dia de um estúdio de animação, as metodologias seguirão uma abordagem metódica das ferramentas do Toon Boom Harmony, do simples ao complexo, com conceitos teóricos ilustrados por projectos existentes bem como por exemplos e exercícios desenvolvidos durante as aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
PHILLIPS, Adam (2014). Animate to Harmony – The Independent Animator’s Guide to Toon Boom. London: Routledge. PUTLAND, Oli (2021). How to Rig in Sweet Harmony. In https://www.patreon.com/oli docs.toonboom.com
-
Avaliação
Avaliação
Realização de cinco exercícios de animação ao longo do semestre, que permitam aferir os conhecimentos do aluno na utilização do software e a sua capacidade de resolução de problemas. Complementarmente, um teste escrito com respostas de escolha múltipla, para avaliar conhecimentos sobre as várias funcionalidades do software. O teste terá 20 perguntas abrangendo toda a matéria leccionada, desde os conceitos, a utilização das várias ferramentas num contexto de animação tradicional ou cut-out, bem como a vertente de compositing e efeitos, até ao plano finalizado de animação pronto a exportar. Os exercícios terão uma valorização de 75% da nota final, com o teste escrito a corresponder a 25%. O exame será constituído por um teste escrito, estruturalmente similar ao realizado no final do semestre e pela entrega de novos exercícios. Na nota final do exame, o teste terá valorização de 40% e os exercícios 60%.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





