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Apresentação
Apresentação
Dar a conhecer as possibilidades técnicas de animação 3D para o cenário das artes e do audiovisual.
Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual.
Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-15785
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 3D
- Timing and spacing
- Frame rate
- Criação de keyframes no time slider, channel box e graph editor
- Relação entre o graph editor e o channel box
- Movimento linear e não linear
- Alteração do comportamento da animação através das tangentes
- Non-weighted tangents, weighted tangents e break tangents
- Ciclos infinitos
- Navegação no time slider
- ANIMAÇÃO DE UMA BOLA I
- Curvas e tangentes
- Resolução da animação
- Playblast
- ANIMAÇÃO DE UMA BOLA II
- Overlapping action
- Antecipation
- Parent com grupo e constraint
- MOTION PATHS
- Automatismos de animação e animação por keyframes
- DEFORMERS I
- Cluster
- Lattice
- DEFORMERS II
- Flow path object
- Wrap
- Wire
- ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL I
- Blendshapes
- Connection editor
- Set driven key
- ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL II
- Constraints
- Joints
- RIGGING I
- Joints
- IK handle
- RIGGING II
- Bind
- Spline IK
- DYNAMICS
- Active and passive rigid bodies
- Fields
- INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 3D
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Objetivos
Objetivos
Aprendizagem de conceitos e técnicas de animação digital tridimensional que permitam aplicar conteúdos narrativos em projectos de animação para cinema, publicidade e outros suportes multimédia.
Conhecimento do módulo de animação da ferramenta usada na disciplina (Autodesk Maya).
Apreender noções e desenvolver aptidões de ritmo, tempo e estilo de animação, reforçando a componente criativa e artística do trabalho individual desenvolvido na disciplina.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas Teórico-prácticas estruturadas por uma primeira parte de ensino programático seguido de exercício prático com aplicação dos conteúdos.
ESTRUTURA GERAL DAS AULAS- Breve revisão da matéria da aula anterior
- Enunciado dos conhecimentos a adquirir
- Ilustração dos objectivos a atingir no final da aula (filme exemplificativo)
- Conteúdo programático (~1,5 horas)
- Exercício prático de aplicação da matéria (~1,5 horas)
- Dúvidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Williams, R. (2012, September 25). The Animator’s Survival Kit (4th ed.). Farrar, Straus and Giroux.
- Murdock, K. (2021, August 18). Autodesk Maya 2022 Basics Guide (1st ed.). SDC Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não