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Disciplina Motion Capture

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento e manuseamento prático de um sistema de captura de movimentos, suas potencialidades e limitações. Aplicação da informação recolhida em esqueletos para animação digital tridimensional de personagens em filmes de animação e na industria dos jogos. Conhecimento do módulo de animação humanoide da ferramenta usada na disciplina (Autodesk Maya).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução e conceitos sobre a captura de movimento
    2. Preparação e desenvolvimento de um projecto com captura de movimentos
    3. Pré-produção
    4. Aquisição de movimento
    5. Tratamento e Retargeting (mapeamento) dos dados.
    6. Human Inverse Kinematic (HIK)
    7. Animação sobre dados capturados (Animation Layers)
    8. Expressões Faciais
    9. Projecto de animação
  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer as possibilidades da aquisição de dados de movimento em tempo real e respectivo mapeamento em esqueletos de personagens tridimensionais para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Desenvolver noções de animação corporal e movimento no espaço real e sua transposição para ambientes virtuais. Contrapor as limitações do movimento corporal com animação de livre expressão. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver um projecto com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • KERLOW, Isaac Victor (2009). The art of 3-D Computer Animation and Imaging. Hoboken, John Wiley & Son's (4ª ed.)
    • KINES, Melianthe (2012) : Planning and Directing Motion Capture for Games. http://www.gamasutra.com/view/feature/131827/planning_and_directing_motion_.php?print=1
    • KITAGAWA, Midori e Brian Windsor (2008) : Mocap for Artists Workflow and Techniques for Motion Capture. Burlington, Focal Press
    • LIVERMAN, Matt (2004) : The Animator's Motion Capture Guide: Organizing, Managing and Editing. Hingham (Massachusetts), Charles River Media
    • MENACHE, Alberto (2000) : Understanding Motion Capture for Computer Animation and Video Games. San Diego, Academic Press
    • PARENT, Rick et all (2010) : Computer Animation Complete. Burlington, Morgan Kaufmaunn Publishers

     

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