Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas I

  • Apresentação

    Apresentação

    E¿ objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituic¿o¿es arti¿sticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relac¿o¿es entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se ira¿o inserir. A experie¿ncia das organizac¿o¿es e artistas constituira¿, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferic¿a¿o de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto acade¿mico quer em contexto profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Artistas portugueses mais relevantes

    Syllabus

    1. Ana¿lise e discussa¿o de portefo¿lios

    2. A mediac¿a¿o das artes (a promoc¿a¿o e divulgac¿a¿o)

    3. A curadoria e programac¿a¿o

    4. O mercado da arte

    5. As principais mostras, bienais, trienais

    6. Visitas a exposic¿o¿es de arte contempora¿nea

    7. Encontros | debate com artistas, curadores e agentes culturais

    8. Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposic¿o¿es ou instituic¿o¿es culturais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as tema¿ticas e mecanismos com os quais a sua obra esta¿ em relac¿a¿o. Assim, sa¿o objetivos desta UC a identificac¿a¿o dos diversos aspetos da arte contempora¿nea ;a tematizac¿a¿o e problematizac¿a¿o pragma¿tica dos seus conceitos essenciais; a aquisic¿a¿o de compete¿ncias cri¿ticas e anali¿ticas; a identificac¿a¿o dos paradigmas nucleares do debate arti¿stico contempora¿neo; o reconhecimento das suas relac¿o¿es plurais.

    E¿, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um ni¿vel de compreensa¿o do mundo arti¿stico contempora¿neo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos auto¿nomos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ale¿m da exposic¿a¿o teo¿rica sobre os diversos contextos a abordar na UC, sera¿o convidadas instituic¿o¿es, mediadores culturais e artistas para, em aula, partilharem com os estudantes a sua experie¿ncia, expondo os seus trabalhos e projectos, discutidos numa perspectiva cri¿tica fomentando a reflexa¿o e a aprendizagem, em acordo com as linhas gerais do Programa da UC. O contacto entre as instituic¿o¿es, artistas e mediadores far-se-a¿, tambe¿m, atrave¿s da deslocac¿a¿o dos estudantes a¿s instituic¿o¿es e ateliers.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. Marte 4: da criac¿a¿o arti¿stica a¿ intervenc¿a¿o espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que e¿ o Contempora¿neo? E Outros Ensaios. Chapeco¿: Argos, 2010.
    BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009

    BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: dia¿logos sobre a pra¿tica e a critica na artecontempora¿nea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002
    MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camo¿es, 2007.
    MELO, Alexandre. Sistema da arte contempora¿nea. Lisboa: Documenta, 2012
    PE¿REZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009.
    WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carlos Manuel Pimenta

    Após a aula

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios