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Apresentação
Apresentação
E¿ objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituic¿o¿es arti¿sticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relac¿o¿es entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se ira¿o inserir. A experie¿ncia das organizac¿o¿es e artistas constituira¿, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferic¿a¿o de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto acade¿mico quer em contexto profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14645
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Artistas portugueses mais relevantes
Syllabus
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Ana¿lise e discussa¿o de portefo¿lios
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A mediac¿a¿o das artes (a promoc¿a¿o e divulgac¿a¿o)
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A curadoria e programac¿a¿o
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O mercado da arte
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As principais mostras, bienais, trienais
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Visitas a exposic¿o¿es de arte contempora¿nea
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Encontros | debate com artistas, curadores e agentes culturais
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Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposic¿o¿es ou instituic¿o¿es culturais.
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Objetivos
Objetivos
Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as tema¿ticas e mecanismos com os quais a sua obra esta¿ em relac¿a¿o. Assim, sa¿o objetivos desta UC a identificac¿a¿o dos diversos aspetos da arte contempora¿nea ;a tematizac¿a¿o e problematizac¿a¿o pragma¿tica dos seus conceitos essenciais; a aquisic¿a¿o de compete¿ncias cri¿ticas e anali¿ticas; a identificac¿a¿o dos paradigmas nucleares do debate arti¿stico contempora¿neo; o reconhecimento das suas relac¿o¿es plurais.
E¿, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um ni¿vel de compreensa¿o do mundo arti¿stico contempora¿neo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos auto¿nomos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ale¿m da exposic¿a¿o teo¿rica sobre os diversos contextos a abordar na UC, sera¿o convidadas instituic¿o¿es, mediadores culturais e artistas para, em aula, partilharem com os estudantes a sua experie¿ncia, expondo os seus trabalhos e projectos, discutidos numa perspectiva cri¿tica fomentando a reflexa¿o e a aprendizagem, em acordo com as linhas gerais do Programa da UC. O contacto entre as instituic¿o¿es, artistas e mediadores far-se-a¿, tambe¿m, atrave¿s da deslocac¿a¿o dos estudantes a¿s instituic¿o¿es e ateliers.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. Marte 4: da criac¿a¿o arti¿stica a¿ intervenc¿a¿o espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que e¿ o Contempora¿neo? E Outros Ensaios. Chapeco¿: Argos, 2010.
BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: dia¿logos sobre a pra¿tica e a critica na artecontempora¿nea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002
MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camo¿es, 2007.
MELO, Alexandre. Sistema da arte contempora¿nea. Lisboa: Documenta, 2012
PE¿REZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009.
WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carlos Manuel Pimenta
Após a aula
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Mobilidade
Mobilidade
Não