filmeu

Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas I

  • Apresentação

    Apresentação

    E¿ objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituic¿o¿es arti¿sticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relac¿o¿es entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se ira¿o inserir. A experie¿ncia das organizac¿o¿es e artistas constituira¿, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferic¿a¿o de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes quer em contexto acade¿mico quer em contexto profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Artistas portugueses mais relevantes

    Syllabus

    1. Ana¿lise e discussa¿o de portefo¿lios

    2. A mediac¿a¿o das artes (a promoc¿a¿o e divulgac¿a¿o)

    3. A curadoria e programac¿a¿o

    4. O mercado da arte

    5. As principais mostras, bienais, trienais

    6. Visitas a exposic¿o¿es de arte contempora¿nea

    7. Encontros | debate com artistas, curadores e agentes culturais

    8. Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposic¿o¿es ou instituic¿o¿es culturais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as tema¿ticas e mecanismos com os quais a sua obra esta¿ em relac¿a¿o. Assim, sa¿o objetivos desta UC a identificac¿a¿o dos diversos aspetos da arte contempora¿nea ;a tematizac¿a¿o e problematizac¿a¿o pragma¿tica dos seus conceitos essenciais; a aquisic¿a¿o de compete¿ncias cri¿ticas e anali¿ticas; a identificac¿a¿o dos paradigmas nucleares do debate arti¿stico contempora¿neo; o reconhecimento das suas relac¿o¿es plurais.

    E¿, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um ni¿vel de compreensa¿o do mundo arti¿stico contempora¿neo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos auto¿nomos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

    Relação com a comunidade artística e cultural através de visitas semanais a equipamentos culturais. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. Marte 4: da criac¿a¿o arti¿stica a¿ intervenc¿a¿o espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que e¿ o Contempora¿neo? E Outros Ensaios. Chapeco¿: Argos, 2010.
    BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009

    BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: dia¿logos sobre a pra¿tica e a critica na artecontempora¿nea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002
    MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camo¿es, 2007.
    MELO, Alexandre. Sistema da arte contempora¿nea. Lisboa: Documenta, 2012
    PE¿REZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009.
    WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios