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Apresentação
Apresentação
É objetivo da disciplina proporcionar aos estudantes um contacto com instituições artísticas, mediadores e artistas, tendo em conta o estabelecimento de relações entre as suas aprendizagens e o meio profissional no qual se irão inserir. A experiência das organizações e artistas constituirá, assim, uma mais-valia importante para permitir a aferição de possibilidades tendo em conta os projetos a desenvolver pelos estudantes, quer em contexto académico, quer em contexto profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14645
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Artistas portugueses mais relevantes
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Análise e discussão de portefólios
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A mediação das artes (a promoção e divulgação)
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A curadoria e programação
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O mercado da arte
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As principais mostras, bienais, trienais
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Visitas a exposições de arte contemporânea
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Encontros e debate com artistas, curadores e agentes culturais
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Desenvolvimento de trabalhos individuais sobre artistas, obras, exposições ou instituições culturais.
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Objetivos
Objetivos
Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista nela inserido deve estar apto a conhecer todas as temáticas e mecanismos com os quais a sua obra está em relação. Assim, são objetivos desta UC a identificação dos diversos aspetos da arte contemporânea ; a tematização e problematização pragmática dos seus conceitos essenciais; a aquisição de competências críticas e analíticas; a identificaçãoo dos paradigmas nucleares do debate artístico contemporâneo; o reconhecimento das suas relações plurais.
É, ainda, objetivo da unidade curricular dotar os estudantes de um nível de compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) possibilitando-lhes, desta forma, o desenvolvimento dos seus projectos autónomos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Relação com a comunidade artística e cultural através de visitas semanais a equipamentos culturais; debates críticos colectivos; apresentação de relatótios críticos por parte dos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. Marte 4: da criac¿a¿o arti¿stica a¿ intervenc¿a¿o espacial. Lisboa: AEFBAUL, 2011. AGAMBEN, Giorgio. O que e¿ o Contempora¿neo? E Outros Ensaios. Chapeco¿: Argos, 2010.
BELTING, Hans. Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.); The Global Art World, Ostfildern 2009BOCK, Jurgen. Da obra ao texto: dia¿logos sobre a pra¿tica e a critica na artecontempora¿nea. Lisboa: Ed. CCB|MC, 2002
MELO, Alexandre. Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand Ed. | Instituto Camo¿es, 2007.
MELO, Alexandre. Sistema da arte contempora¿nea. Lisboa: Documenta, 2012
PE¿REZ, Miguel von Hafe. Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves, 2007 SMITH, Terry. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press, 2009.
WARD, Ossian. Ways of Looking. London: Laurence King Pub, 2014
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não