Disciplina Pintura I

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura I é uma disciplina que onde se desenvolvem dois ambientes de trabalho distintos: um sobre técnicas e métodos tradicionais da pintura e outro sobre a pintura enquanto prática artistica contemporânea

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - EXERCÍCIOS DE CARÁCTER TECNOLÓGICO E TEÓRICO dirigidos à aquisição de competências na área da Pintura, através da exploração de INSTRUMENTOS (pincéis em bico e espatulados, espátulas, trinchas), de MEDIA (acrílico, óleo, guache, aguarela, pastel seco e pastel de óleo) e SUPORTES (papel, madeira, tela, muro).

    Preparação de suportes (grades e telas) e aprendizagem de métodos para cada meio pictórico.

    - TEORIA DA COR: Aplicação de métodos na execução de grelha de complementares e grelhas de claro/escuro com os media indicados acima.

    - EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre a Natureza-morta e os seus desdobramentos enquanto género da Pintura: levantamento de exemplos com fichas-técnicas e definições. Apresentação em PowerPoint.

    - EXERCÍCIOS DE OBSERVAÇÃO: a descriptibilidade da Pintura. Este exercício assenta na investigação visual sobre a ESTABILIZAÇÃO DO CANONE e deve mostrar um DESDOBRAMENTO E/ OU ACTUALIZAÇÃO da Natureza-morta a partir de desenhos elaborados em Desenho I.

    - PROJECTO PESSOAL

  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais:

    Ampliar o campo das competências técnicas, teóricas e conceptuais próprias da Pintura como prática artística e campo de investigação.

    Garantir que o universo experimental e pessoal de cada estudante se potencia nesta aprendizagem.

    Objectivos específicos:

    Compreensão do cânone das composições denominadas Naturezas-mortas e das possibilidades de desdobramento e actualização destas, nomeadamente pela análise de Gabinete de Curiosidades, Animais de Caça, Sub-Bosques, Flores, Alimentos, Trompe-l'oeil, Vanitas, Emblemadas, Dos Atributos à Virgem, Dos Atributos aos Santos e à Páscoa protestante ou católica. Aplicação deste conhecimento teórico e visual à prática artística contemporânea.

    Desenvolvimento de um projecto individual  visando a apresentação/ exposição pública no final do ano lectivo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em todos, exercícios técnicos/temáticos, utiliza-se a exemplificação  (imagens, procedimentos, exemplos) e demonstração de procedimentos técnicos, apresentações PowerPoint sobre Natureza-morta e outros temas pertinentes, com as respectivas fichas técnicas e possíveis definições/descrições caracterizadoras.

    2 Valores: 4 Grelhas de cor

    2 Valores: Pesquisa visual e apresentação em sala de aula.

    10 Valores: 10 Pinturas a partir da observação directa de modelos em composições de Natureza-morta.

    4 valores: Projecto pessoal (acompanhamento tutorial). A anotação de ideias, esboços,  modo de mostração/exposição do projecto concluídos em avaliação final.

    2 valores: Método de avaliação: contínuo, presencial (75% presenças obrigatórias), pontualidade, assiduidade e relação com os colegas, participação nos debates.

     

    Em exame: apresentação de todo o trabalho do semestre concluído e rectificado de acordo com as sugestões do professor (50%) e realização de um exercício (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAUDRILLARD, J. - Le trompe-l'oeil. In Documents de travail. Urbino. Università di Urbino-Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica, nº 62, Março, série F. 1977

    CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. - Dictionnaire des symboles: mythes, rêves, coutumes, gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris. Seghers. 1974

    CHEVALIER, J. - Dicionário dos símbolos. Lisboa. Teorema. 1994

    DELEUZE, G. - Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa. Relógio d¿Água. 2000

    HORNUNG, D, - Colour: A workshop for artists and designer. London. Laurence King Publishers. 2005

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London .Thames & Hudson. 2001

    MAYER, R. - Manual do artista. S. Paulo. Martins Fontes. 1999

    PASSERON, R. - Création et Répétition. Paris. Ed. Clancier-Guenaud. 1982

    SERRALLER, F. C.- Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. Colecção Pensamiento. 2005

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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