filmeu

Disciplina Pintura I

  • Apresentação

    Apresentação

    Pintura I é uma disciplina onde se desenvolvem dois procedimentos de trabalho complementares: um sobre técnicas e métodos oficinais da pintura e outro sobre pintura enquanto prática artistica contemporânea.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - EXERCÍCIOS DE CARÁCTER TECNOLÓGICO E TEÓRICO dirigidos à aquisição de competências na área da Pintura, através da utilização de INSTRUMENTOS (pincéis em bico e espatulados, espátulas, trinchas), de MEDIA (acrílico, óleo, guache, aguarela, pastel seco e pastel de óleo) e SUPORTES (papel, madeira, tela, parede).

    Preparação de suportes (grades e telas) e aprendizagem de métodos para cada meio pictórico.

    - TEORIA DA COR: Aplicação de métodos na execução de grelha de complementares e grelha de claro/escuro com os media indicados acima.

    - EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre a Natureza-morta e os seus desdobramentos enquanto género da Pintura: levantamento de exemplos com fichas-técnicas e definições. Apresentação em PowerPoint.

    - EXERCÍCIOS DE OBSERVAÇÃO: a descriptibilidade da Pintura. Este exercício assenta na investigação visual sobre a ESTABILIZAÇÃO DO CANONE e deve mostrar um DESDOBRAMENTO E/ OU ACTUALIZAÇÃO da Natureza-morta a partir de desenhos elaborados em Desenho I.

    - PROJECTO PESSOAL

  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais:

    Ampliar o campo das competências técnicas, teóricas e conceptuais próprias da Pintura como prática artística e campo de investigação.

    Garantir que o universo experimental e pessoal de cada estudante se potencia nesta aprendizagem.

    Objectivos específicos:

    Compreensão do cânone das composições denominadas Naturezas-mortas e das possibilidades de desdobramento e actualização destas, nomeadamente pela análise de Gabinete de Curiosidades, Animais de Caça, Sub-Bosques, Flores, Alimentos, Trompe-l'oeil, Vanitas, Emblemadas, Dos Atributos à Virgem, Dos Atributos aos Santos e à Páscoa protestante ou católica. Aplicação deste conhecimento teórico e visual à prática artística contemporânea.

    Desenvolvimento de um projecto individual visando a apresentação/ exposição pública no final do ano lectivo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o contacto tutorial. A abordagem individualizada visa ampliar a cultura visual e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos, a visão crítica e metodologias de investigação. As tutorias são conversas a propósito dos conceitos subjacentes aos objectivos a alcançar: indicam-se referências conceptuais, exemplos de obras de artistas nacionais e internacionais pertinentes para cada caso e bibliografia e a concepção da proposta artística de modo a ampliar a visão de cada estudante, individualmente. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Quando pertinente há lugar a sessões teóricas, visitas de artistas (in e out) e de estudo para complementar o contexto artístico sobre temas e acontecimentos relevantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAUDRILLARD, J. - Le trompe-l'oeil. In Documents de travail. Urbino. Università di Urbino-Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica, nº 62, Março, série F. 1977

    CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. - Dictionnaire des symboles: mythes, rêves, coutumes, gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris. Seghers. 1974

    CHEVALIER, J. - Dicionário dos símbolos. Lisboa. Teorema. 1994

    DELEUZE, G. - Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa. Relógio d¿Água. 2000

    HORNUNG, D, - Colour: A workshop for artists and designer. London. Laurence King Publishers. 2005

    HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London .Thames & Hudson. 2001

    MAYER, R. - Manual do artista. S. Paulo. Martins Fontes. 1999

    PASSERON, R. - Création et Répétition. Paris. Ed. Clancier-Guenaud. 1982

    SERRALLER, F. C.- Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. Colecção Pensamiento. 2005

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios