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Apresentação
Apresentação
Pintura I é uma disciplina onde se desenvolvem dois procedimentos de trabalho complementares: um sobre técnicas e métodos oficinais da pintura e outro sobre pintura enquanto prática artistica contemporânea.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14647
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- EXERCÍCIOS DE CARÁCTER TECNOLÓGICO E TEÓRICO dirigidos à aquisição de competências na área da Pintura, através da utilização de INSTRUMENTOS (pincéis em bico e espatulados, espátulas, trinchas), de MEDIA (acrílico, óleo, guache, aguarela, pastel seco e pastel de óleo) e SUPORTES (papel, madeira, tela, parede).
Preparação de suportes (grades e telas) e aprendizagem de métodos para cada meio pictórico.
- TEORIA DA COR: Aplicação de métodos na execução de grelha de complementares e grelha de claro/escuro com os media indicados acima.
- EXERCÍCIO DE PESQUISA VISUAL sobre a Natureza-morta e os seus desdobramentos enquanto género da Pintura: levantamento de exemplos com fichas-técnicas e definições. Apresentação em PowerPoint.
- EXERCÍCIOS DE OBSERVAÇÃO: a descriptibilidade da Pintura. Este exercício assenta na investigação visual sobre a ESTABILIZAÇÃO DO CANONE e deve mostrar um DESDOBRAMENTO E/ OU ACTUALIZAÇÃO da Natureza-morta a partir de desenhos elaborados em Desenho I.
- PROJECTO PESSOAL
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Objetivos
Objetivos
Objectivos gerais:
Ampliar o campo das competências técnicas, teóricas e conceptuais próprias da Pintura como prática artística e campo de investigação.
Garantir que o universo experimental e pessoal de cada estudante se potencia nesta aprendizagem.
Objectivos específicos:
Compreensão do cânone das composições denominadas Naturezas-mortas e das possibilidades de desdobramento e actualização destas, nomeadamente pela análise de Gabinete de Curiosidades, Animais de Caça, Sub-Bosques, Flores, Alimentos, Trompe-l'oeil, Vanitas, Emblemadas, Dos Atributos à Virgem, Dos Atributos aos Santos e à Páscoa protestante ou católica. Aplicação deste conhecimento teórico e visual à prática artística contemporânea.
Desenvolvimento de um projecto individual visando a apresentação/ exposição pública no final do ano lectivo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o contacto tutorial. A abordagem individualizada visa ampliar a cultura visual e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos, a visão crítica e metodologias de investigação. As tutorias são conversas a propósito dos conceitos subjacentes aos objectivos a alcançar: indicam-se referências conceptuais, exemplos de obras de artistas nacionais e internacionais pertinentes para cada caso e bibliografia e a concepção da proposta artística de modo a ampliar a visão de cada estudante, individualmente. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Quando pertinente há lugar a sessões teóricas, visitas de artistas (in e out) e de estudo para complementar o contexto artístico sobre temas e acontecimentos relevantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAUDRILLARD, J. - Le trompe-l'oeil. In Documents de travail. Urbino. Università di Urbino-Centro Internazionale di Semiotica e di Linguistica, nº 62, Março, série F. 1977
CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. - Dictionnaire des symboles: mythes, rêves, coutumes, gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris. Seghers. 1974
CHEVALIER, J. - Dicionário dos símbolos. Lisboa. Teorema. 1994
DELEUZE, G. - Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa. Relógio d¿Água. 2000
HORNUNG, D, - Colour: A workshop for artists and designer. London. Laurence King Publishers. 2005
HOCKNEY, D. - Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London .Thames & Hudson. 2001
MAYER, R. - Manual do artista. S. Paulo. Martins Fontes. 1999
PASSERON, R. - Création et Répétition. Paris. Ed. Clancier-Guenaud. 1982
SERRALLER, F. C.- Los géneros de la Pintura. Madrid. Edições Taurus. Colecção Pensamiento. 2005
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não