Disciplina Figura Humana IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é sobre retrato. Baseada no desenho por observação direta do rosto de modelos masculinos e femininos, os estudantes representam-se uns aos outros.

     

    Consciente da anatomia do rosto e da sua proporção em adulto, cada estudante deve representar o rosto dos seus colegas (retrato) e o seu próprio rosto (autorretrato) utilizando a linguagem do desenho atendendo à escala natural, composição no suporte, verosimilhança, máscara, exagero (anamorfoses, caricaturas e distorções) e expressão de estados emocionais

     

    São exploradas várias metodologias no desenho de retrato por observação directa: esboço (registos rápidos); desenho de contorno e de volume (registo lento) sempre atendendo à verosimilhança com o modelo. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são: Retrato e Autorretrato por observação direta.

    Desenhos do rosto com registo rápido, cronometrados:
    - Desenho de contorno cego;

    - Desenho gestual expressivo;

    - Esboços;

    - Desenho partilhado;

    Desenhos do rosto com registo lento: 
    - Rigor na representação da escala natural e proporção;
    - Modelação;
    - Contraste;
    - Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor;
    - Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, registo da expressão do rosto;
    - Exploração da relação do rosto com outros objectos (adereços, joias, óculos, chapéus, lenços, cachecóis, fones, auriculares, máscaras) e partes do corpo (mãos, braços).

    Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:

    1. Exercícios rápidos
    2. Exercícios lentos, de representação analítica do rosto
    3. Diário gráfico temático com 5 desenhos por semana sobre detalhes do rosto (1 desenho por página).

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta UC são:

    Sensibilizar para a prática retratística na contemporaneidade. 

    Ao longo desta UC, os estudantes:

    - Desenvolvem a capacidade de representar o rosto humano por observação directa do modelo;

    - Compreendem, representam e distinguem entre o rosto de um adulto na sua anatomia real (verosimilhança com o modelo) e o rosto com distorções e exageros (caricaturas, anamorfoses e máscaras) que resulta, frequentemente, do assumir um erro no registo das proporções do rosto;

    - Competências para detetar e corrigir erros de anatomia e proporção;

    - Desenvolvem uma linguagem autoral na representação do rosto, a partir dos instrumentos do desenho;

    - Desenvolvem a capacidade de observar e descrever, com progressiva autonomia, um retrato;

    - Ampliam o conhecimento de técnicas e abordagens gráficas de acordo com os seus interesses e propósitos autorais;

    - Compreendem que a expressão de um desenho rápido (esboço) é distinta da de um desenho realizado com mais tempo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos do programa são desenvolvidos de modo progressivo através de exercícios que se executam na sala de aula e são reforçados através do diário gráfico. 

    A nota final compreende critérios de assiduidade e pontualidade assim como sucesso nos objectivos definidos para cada exercício. 

    2 valores: avaliação contínua - assiduidade e pontualidade, com 75% de presenças obrigatórias;
    8 valores: avaliação intermédia - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (1a metade 

    do semestre) + 25 desenhos do diário gráfico;

    10 valores: final - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (todo o semestre) + 25 desenhos do diário gráfico (diário gráfico completo: 50 desenhos).

    No caso de faltas justificadas, os estudantes podem compensar os exercícios de retrato com exercícios de autorretratos a apresentar na avaliação final. 

    Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou com faltas injustificadas a mais de 25% das aulas. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens – Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d’Água

    DUBUS, P. (2006) Qu’est-ce qu’un portrait?. Paris: Insolite.

    GERODEZ, J. (2010). Le nu, modèle vivant. Paris: Eyrolles

    JENNY, P. (2014). Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili.

    MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim. 

    NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée.

    PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l’art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co.

    RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. 

     

     

     

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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