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Apresentação
Apresentação
Esta UC é sobre retrato. Baseada no desenho por observação direta do rosto e corpo de modelos masculinos e femininos, os estudantes representam-se uns aos outros.
Consciente da anatomia do rosto e da sua proporção em adulto, cada estudante deve representar o rosto dos seus colegas (retrato) e o seu próprio rosto (autorretrato) utilizando a linguagem do Desenho e/ou da Pintura atendendo à escala natural, verosimilhança, máscara, exagero (anamorfoses, caricaturas e distorções), expressão de estados emocionais e à composição no suporte como desafio para organizar os elementos que compõem o retrato.
São exploradas várias metodologias no Desenho de retrato por observação directa: esboço (registos rápidos); desenho de contorno e de volume (registo lento) sempre atendendo à verosimilhança em relação ao modelo e às diversas possibilidades plásticas e expressivas do Desenho como disciplina artística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14654
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos desta UC são: Retrato e Autorretrato por observação direta.
Desenhos do rosto com registo rápido, cronometrados:
- Desenho de contorno cego;- Desenho gestual expressivo;
- Esboços;
- Desenho partilhado;
Desenhos do rosto com registo lento:
- Rigor na representação da escala natural e proporção;
- Modelação;
- Contraste;
- Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor;
- Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, registo da expressão do rosto;
- Exploração da relação do rosto com outros objectos (adereços, joias, óculos, chapéus, lenços, cachecóis, fones, auriculares, máscaras) e partes do corpo (mãos, braços).
Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:1. Exercícios rápidos;
2. Exercícios lentos, de representação analítica do rosto;
3. Diário gráfico temático com 5 desenhos por semana sobre detalhes do rosto (1 desenho por página).
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos desta UC são:
Sensibilizar para a prática retratística na contemporaneidade.
Ao longo desta UC, os estudantes:
- Desenvolvem a capacidade de representar o rosto humano por observação directa do modelo;
- Compreendem, representam e distinguem entre o rosto de um adulto na sua anatomia real (verosimilhança com o modelo) e o rosto com distorções e exageros (caricaturas, anamorfoses e máscaras) que resulta, frequentemente, do assumir uma desporpocionalidade no registo das proporções do rosto;
- Adquirem competências para detetar e corrigir erros de anatomia e proporção;
- Desenvolvem uma linguagem autoral na representação do rosto, a partir dos instrumentos do Desenho;
- Desenvolvem a capacidade de observar e descrever, com progressiva autonomia, um retrato;
- Ampliam o conhecimento de técnicas e abordagens gráficas de acordo com os seus interesses e propósitos autorais;
- Compreendem que a expressão de um desenho rápido (esboço) é distinta da de um desenho realizado com mais tempo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o acompanhamento individualizado do estudante. Esta abordagem visa ampliar e estimular o desenvolvimento de linguagens plásticas, processos técnicos artísticos e a visão crítica sobre os resultados alcançados em função das potencialidades de cada estudante. Este acompanhamento individualizado é um apoio decisivo para os objectivos a alcançar: qualidade técnica, plástica e artística do Desenho de Retrato por observação directa do modelo e, desta forma, promover a progressão de uma linguagem autoral. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas apropriadas. Nestas conversas colectivas debatem-se, também, afinidades e diferenças entre os imaginários dos colegas, questões de rigor técnico nos media eleitos, capacidade de experimentação e qualidade plástica dos desenhos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens – Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d’Água
DUBUS, P. (2006) Qu’est-ce qu’un portrait?. Paris: Insolite.
GERODEZ, J. (2010). Le nu, modèle vivant. Paris: Eyrolles
JENNY, P. (2014). Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili.
MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim.
NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée.
PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l’art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co.
RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não