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Disciplina Figura Humana IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é sobre retrato. Baseada no desenho por observação direta do rosto e corpo de modelos masculinos e femininos, os estudantes representam-se uns aos outros.

    Consciente da anatomia do rosto e da sua proporção em adulto, cada estudante deve representar o rosto dos seus colegas (retrato) e o seu próprio rosto (autorretrato) utilizando a linguagem do Desenho e/ou da Pintura atendendo à escala natural, verosimilhança, máscara, exagero (anamorfoses, caricaturas e distorções), expressão de estados emocionais e à composição no suporte como desafio para organizar os elementos que compõem o retrato.

    São exploradas várias metodologias no Desenho de retrato por observação directa: esboço (registos rápidos); desenho de contorno e de volume (registo lento) sempre atendendo à verosimilhança em relação ao modelo e às diversas possibilidades plásticas e expressivas do Desenho como disciplina artística. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são: Retrato e Autorretrato por observação direta.

    Desenhos do rosto com registo rápido, cronometrados:
    - Desenho de contorno cego;

    - Desenho gestual expressivo;

    - Esboços;

    - Desenho partilhado;

    Desenhos do rosto com registo lento: 
    - Rigor na representação da escala natural e proporção;
    - Modelação;
    - Contraste;
    - Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor;
    - Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, registo da expressão do rosto;
    - Exploração da relação do rosto com outros objectos (adereços, joias, óculos, chapéus, lenços, cachecóis, fones, auriculares, máscaras) e partes do corpo (mãos, braços).

    Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:

    1. Exercícios rápidos;
    2. Exercícios lentos, de representação analítica do rosto;
    3. Diário gráfico temático com 5 desenhos por semana sobre detalhes do rosto (1 desenho por página).

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta UC são:

    Sensibilizar para a prática retratística na contemporaneidade. 

    Ao longo desta UC, os estudantes:

    - Desenvolvem a capacidade de representar o rosto humano por observação directa do modelo;

    - Compreendem, representam e distinguem entre o rosto de um adulto na sua anatomia real (verosimilhança com o modelo) e o rosto com distorções e exageros (caricaturas, anamorfoses e máscaras) que resulta, frequentemente, do assumir uma desporpocionalidade  no registo das proporções do rosto;

    - Adquirem competências para detetar e corrigir erros de anatomia e proporção;

    - Desenvolvem uma linguagem autoral na representação do rosto, a partir dos instrumentos do Desenho;

    - Desenvolvem a capacidade de observar e descrever, com progressiva autonomia, um retrato;

    - Ampliam o conhecimento de técnicas e abordagens gráficas de acordo com os seus interesses e propósitos autorais;

    - Compreendem que a expressão de um desenho rápido (esboço) é distinta da de um desenho realizado com mais tempo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o acompanhamento individualizado do estudante. Esta abordagem visa ampliar e estimular o desenvolvimento de linguagens plásticas, processos técnicos artísticos e a visão crítica sobre os resultados alcançados em função das potencialidades de cada estudante. Este acompanhamento individualizado é um apoio decisivo para os objectivos a alcançar: qualidade técnica, plástica e artística do Desenho de Retrato por observação directa do modelo e, desta forma, promover a progressão de uma linguagem autoral. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas apropriadas. Nestas conversas colectivas debatem-se, também, afinidades e diferenças entre os imaginários dos colegas, questões de rigor técnico nos media eleitos, capacidade de experimentação e qualidade plástica dos desenhos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens – Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d’Água

    DUBUS, P. (2006) Qu’est-ce qu’un portrait?. Paris: Insolite.

    GERODEZ, J. (2010). Le nu, modèle vivant. Paris: Eyrolles

    JENNY, P. (2014). Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili.

    MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim. 

    NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée.

    PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l’art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co.

    RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. 

     

     

     

     

     

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