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Disciplina Pintura IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem dois domínios de acção: um é a Pintura de Retrato; o outro é a Arte Pública, a relação Arte e comunidade.

    Cada domínio de ação tem o acompanhamento do respectivo professor.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Retrato

    1 pesquisa visual: imagens que definem o cânone e variações do género retrato apresentadas em PowerPoint com as respectivas fichas técnicas e definições.

    1 exercício de observação sustentadoa na estrutura, desdobramentos e actualização do Retrato. A representação a partir da observação (directa) do modelo assumindo composições canónicas: retrato colectivo, corpo inteiro, ¾, mitológico, figura, equestre, auto-retrato (do próprio ou como outro). A adequação do formato e enquadramentos à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s). A expressão corporal e facial. A máscara e o personagem.

    1 Projecto pessoal

    1 Projecto de arte pública: 1 pintura mural com metodologia projectual (proposta individual com execução colectiva): 

    - pesquisa,

    - exercícios exploratórios site-specific,

    - estudos,

    - formalização da proposta,

    - execução in loco.

    Exposições do DCAM - philoxenia, Over&Out e Starting Point (participação, montagens, vigilâncias e visitas guiadas).

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são:

    Estimular a auto-crítica relativamente ao trabalho produzido;

    Ampliar competências de representação mimética através da observação directa do próprio e de outro(s).

    Demonstrar critérios criativos na adequação entre instrumentos, meios e suportes pictóricos.

    Saber codificar pela pintura: pele, cabelo, panejamentos, expressões do corpo e do rosto.

    Distinguir entre verosimilhança e caricatura.

    Compreender a relação visual e plástica entre figura(s)/ fundo e cenário.

    Dominar conceitos, variantes, simbologias e atributos próprios à caracterização retratística.

    Desenvolver o universo experimental e pessoal em cada abordagem aos exercícios.

    Consciencializar para a importância da autoria.

    Desenvolver uma distância (auto-)crítica no Projecto Pessoal e no Projecto site-specific.

    Compreendendo as etapas metodológicas de trabalho artístico: ideia, pesquisa, concepção do projeto e execução.

    Desenhar e concretizar um projecto colectivo place e site specific.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC está dividida em dois módulos, cada um com o seu docente, para realizar dois projectos, um no âmbito do Retrato e outro no domínio da Arte pública e da relação entre a Arte e a Comunidade.

    No módulo dedicado ao Retrato, os estudantes realizam três projectos: um de investigação visual de cariz histórico, outro de Pintura e outro de Projecto Pessoal. Cada projecto é apresentado com exemplos e com objectivos e tem acompanhamento tutorial no tempo de aulas.

    No módulo dedicado à Arte pública e à relação entre a Arte e a Comunidade, existem fases de trabalho que são: a compreensão do espaço e da comunidade onde se vai intervir, a ideia e a realização de propostas (enventualmente com maquetes), a aprovação pela instituição que acolhe o projecto e finalmente a concretização em grupo do projecto vencedor. Dependendo do número de estudantes/turma, os projectos são individuais ou colectivos. O acompanhamento dá-se em sala de aula (tutorias)  e em visitas ao lugar, prévias e para execução.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens ¿ Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d¿Água

    DUBUS, P. (2006) Qu¿est-ce qu¿un portrait?. Paris: Insolite.

    MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim.

    NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée.

    PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l¿art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co.

    RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação.

    RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos

    BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York

    KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press

    LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington: 

    Baypress

    LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand 

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