-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem dois domínios de acção: um é a Pintura de Retrato; o outro é a Arte Pública e a relação entre Arte e comunidade. Cada domínio de ação tem o acompanhamento da respectiva professora em aulas de duas horas semanais..
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14656
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Retrato 1 Pesquisa visual colectiva: imagens que definem o cânone e as variações do género retrato apresentadas em PowerPoint com as respectivas fichas técnicas e definições. 1 Exercício de representação sustentado na estrutura, desdobramentos e actualização do Retrato. A representação a partir da observação do modelo assumindo composições canónicas: retrato colectivo, corpo inteiro, ¾, mitológico, figura, equestre, auto-retrato (do próprio ou como outro). A adequação do formato e enquadramentos à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s). A expressão corporal e facial. A máscara e o personagem. 1 Projecto pessoal 1 Projecto de arte pública: 1 pintura mural com metodologia projectual (proposta individual com execução colectiva): - pesquisa, - exercícios exploratórios site-specific, - estudos, - formalização da proposta, - execução in loco. Exposições DCAM - Philoxenia, Over&Out e Starting Point (participação, montagens, vigilâncias e visitas guiadas). 1 Portefólio
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos são: Estimular a auto-crítica relativamente ao trabalho produzido; Ampliar competências de representação através da observação própria e de outro(s). Demonstrar critérios criativos na adequação entre instrumentos, meios e suportes pictóricos. Saber codificar pela pintura: pele, cabelo, panejamentos, expressões do corpo e do rosto. Distinguir entre verosimilhança e distorção. Compreender a relação visual e plástica entre figura(s) / fundo e cenário. Dominar conceitos, variantes, simbologias e atributos próprios à caracterização retratística. Desenvolver o universo experimental e pessoal em cada abordagem aos exercícios. Consciencializar para a importância da autoria. Desenvolver uma distância (auto-)crítica no Projecto Pessoal e no Projecto site-specific. Compreender as etapas metodológicas de trabalho artístico: ideia, pesquisa, concepção do projeto e execução. Desenhar e concretizar um projecto colectivo place e site specific.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC está dividida em dois módulos, cada um com a sua docente, para realizar 3 projectos:1 de Retrato; 1 de Arte pública e da relação entre a Arte e a Comunidade, 1 Projeto Pessoal. No módulo de Retrato há 3 Projectos: um de investigação visual de cariz histórico realizado em grupo, outro de Pintura e outro de Projecto Pessoal. Cada projecto é apresentado com exemplos e com objectivos e tem acompanhamento tutorial no tempo de aulas. No módulo dedicado à Arte pública e à relação entre a Arte e a Comunidade, existem fases de trabalho que são: a compreensão do espaço e da comunidade onde se vai intervir, a ideia e a realização de propostas (enventualmente com maquetes), a aprovação pela instituição que acolhe o projecto e finalmente a concretização em grupo do projecto vencedor. Dependendo do número de estudantes/turma, os projectos são individuais ou colectivos. O acompanhamento dá-se em sala de aula (tutorias) e em visitas ao lugar, prévias e para execução. Apresentação de portfólio
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens ¿ Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d¿Água DUBUS, P. (2006) Qu¿est-ce qu¿un portrait?. Paris: Insolite. MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim. NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée. PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l¿art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co. RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington: Baypress LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Módulo : Pintura de Retrato (Prof. Margarida Prieto)
- Pesquisa Visual (PV):
(critérios de avaliação: pertinência e adequação dos exemplos da história da arte; legendagens correctas; definições correctas; apresentação no tempo limite: 15min.)
- análise swat pelos colegas.
PV - Apresentação na 4ª semana de aulas PV (3 valores)
- Pintura(s) de Retrato (PR)
(Critérios: qualidade plástica, correção proporções, limpeza cromática, escala 1:1)
- Debates críticos(DC) no final da aula
(critérios: capacidade de fazer uma análise SWOT adequada)
PR -
Avaliação intercalar e final
PR (4 valores)
DC (4 valores)
- Projecto Pessoal (PP)
Mínimos:
- 20 trabalhos (pinturas) até 50 cm
- 10 trabalhos (pinturas) entre 50 e 100 cm
- 5 trabalhos acima de 100 cm
*NOTA: no caso da apresentação de um projecto de pintura expandida, os mínimos devem ser discutidos e decididos com a professora, atempadamente.
Critérios: capacidade de concretização (mínimos), qualidade plástica, pensamento expositivo do trabalho realizado.
PP - Avaliação intercalar e final
PP (4 valores)
Módulo: Arte Pública, Pintura Mural e Arte e Comunidade (Prof Inês Marques)
Pesquisa : Levantamento in loco de dados 1 ª avaliação intercalar 5 valores Definição de grupos e propostas de trabalho com pesquisa 2ª avaliação intercalar 5 valores Execução avaliação final 5 valores COMUM AOS DOIS MÓDULOS:
Participação nas exposições do DCAM: transportes, montagens, desmontagens, vigilâncias, visitas guiadas.
Philoxenia
Over and Out
Starting Point
2 valores
Portfólio
Critérios: boas fotografias dos trabalhos; prioridade das imagens que documentam os trabalhos; depuração visual; legendas.
Portefólio: 3 valores
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




