-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina os estudantes aprofundam as suas competências pictóricas no âmbito da pintura de retrato. Paralelamente desenvolve-se um projeto de arte pública coletivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14656
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema do semestre: retrato
1 pesquisa visual: imagens que definem o cânone e variações do género retrato apresentadas em PowerPoint com as respectivas fichas técnicas e definições.
2 exercícios de observação sustentado na estrutura, desdobramentos e actualização do retrato. a representação a partir da observação directa do modelo assumindo composições canónicas: retrato colectivo, de corpo inteiro, a ¾, mitológico, figura, equestre, auto-retrato (do próprio ou como outro). a adequação do formato e enquadramentos à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s). a expressão corporal e facial. a máscara e o personagem.
- projecto pessoal
- projecto de arte pública: 1 pintura mural com metodologia projectual (proposta individual com execução colectiva): pesquisa, exercícios exploratórios site-specific, estudos, formalização da proposta, execução in loco.
-
Objetivos
Objetivos
Estimular a auto-crítica relativamente ao trabalho produzido; ampliar competências de representação mimética através da observação directa do próprio e de outro(s).
Demonstrar critérios criativos na adequação entre instrumentos, media e suportes pictóricos. Saber codificar pela pintura: pele, cabelo, panejamentos, expressões do corpo e do rosto. Distinguir entre verosimilhança e caricatura. Compreender a relação visual e plástica entre figura(s)/ fundo e cenário. Dominar conceitos, variantes, simbologias e atributos próprios à caracterização retratística.
Desenvolver o universo experimental e pessoal em cada abordagem aos exercícios. Consciencializar para a importância da autoria. Desenvolver uma distância (auto-)crítica no Projecto Pessoal e no Projecto site-specific compreendendo as etapas metodológicas: ideia, pesquisa, concepção do projeto e execução.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exemplificação e demonstração e indicação de bibliografia. Investigação imagética para a realização de uma pinacoteca pessoal. Aplicação da etapas de um projecto pictórico projectual, plástico e expositivo (ideia, praxis e factum est).O método de avaliação é contínuo, presencial (75%) e inclui parâmetros de pontualidade, assiduidade e relação com os colegas (25%). É avaliada a anotação de ideias, os esboços, a finalização e modo de mostração/exposição dos trabalhos concluídos.
AVALIAÇÃO:
50% projecto de pintura mural (Professora Inês Marques)
50% projecto pessoal e exercícios sobre retrato (Professora Margarida Prieto)
Esta UC não tem 1ª época de exame. Exame de 2ª época: todos os exercícios completos e exibidos com critérios de exposição.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens ¿ Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d¿Água
DUBUS, P. (2006) Qu¿est-ce qu¿un portrait?. Paris: Insolite.
MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim.
NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée.
PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l¿art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co.
RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação.
RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos
BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York
KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press
LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington:
Baypress
LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não