filmeu

Disciplina Figura Humana V

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta u.c. baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina. O desenho é acompanhado por conceitos moderados de anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos do desenho: escala, composição, relação figura/fundo. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições no modelo: pose curta/longa, quietude/ movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Desenho de contorno cego e transformado.
    • Escala, perspectiva e proporção.
    • Desenho gestual.
    • Desenho modelado - peso e massa.
    • Desenho partilhado.
    • Relação figura /fundo - exercícios coletivos
    • Desenho de modelação - luz e sombra
    • Representação e expressão - experiências gráficas com utilização de mecanismos técnicos e novas tecnologias (ampliação, indefinição de contornos, etc.)
    • Gestos quotidianos - desenho do corpo em movimento, exploração da relação do corpo com pequenos objectos
    • Movimento e ocupação do espaço - o corpo na sua relação com o contexto ambiental

    Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:

    1. Exercícios de aquecimento e desbloqueamento do olhar.
    2. Exercícios de representação analítica
    3. Diário gráfico temático com 1-5 exercícios por semana.

     

    Nota: os programas de FH I, III, e V são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.

  • Objetivos

    Objetivos

    As competências básicas no desenho incluem composição, rigor nas proporções do corpo, perspectiva e os conhecimentos anatómicos que ajudam na representação da figura humana.

    É desenvolvida a habilidade para observar e registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana. É alargado o conhecimento sobre técnicas e aproximações gráficas ao desenho.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É utilizada uma metodologia de ensino híbrido, havendo conteúdos que são transmitidos em aula (antes ou durante as poses e perante o modelo) e outros conteúdos que são disponibilizados aos estudantes através da plataforma Moodle.

    Os conteúdos online consistem, sobretudo, em: tutoriais, bancos de imagens e/ou vídeos (com variadas poses e modelos de variados biotipos corporais [ectomorfo, mesomorfo e endomorfo], diferentes géneros e idades); mas também são disponibilizados diversos livros especializados (através dos quais os estudantes poderão aprofundar os estudos e pesquisas acerca do desenho de figura humana, consoante os seus interesses individuais).

    Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no diário gráfico e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008.
    • HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009.
    • JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.
    • KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980.
    • MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015.
    • MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011.
    • NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.
    • NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios