Disciplina História da Arte e Cultura Visual I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é a primeira de cinco unidades dedicadas ao estudo da
    arte e cultura visual ao longo do tempo que integram a licenciatura em Artes
    Visuais. Nesta uc centramo-nos na arte da pré-história ao final da Idade Média. O
    conhecimento fundamentado da produção artística realizada ao longo do
    tempo em diferentes contextos culturais, permite aos estudantes
    desenvolverem um olhar critico e adquirirem uma cultura visual sólida que
    constituirá uma base importante na sua ação enquanto artistas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Reflexão em torno do objeto artístico
    1.1. O campo da arte
    1.2. As diversas interpretações da obra de arte
    2 - A Génese das formas artísticas: Paleolítico e Neolítico. Arte pré-histórica em
    Portugal.
    3- A arte nas Sociedades Agro-Pastoris (cerâmica, metais, rituais funerários).
    Mesopotâmia e Egito.
    4 - Arte e Antiguidade Clássica
    4.1. A Arte Egeia, Cicládica, Minoica e Micénica;
    4.2. A arte Grega: Cidade Antiga e Estado Grego: politeísmo e criatividade;

    4.3. A arte Etrusca;
    4.4. A arte Romana;
    4.5. Arte romana em Portugal.

  • Objetivos

    Objetivos

     

    • Garantir o domínio da terminologia básica da História da Arte e reconhecimento da cronologia e contexto de produção de obras de arte dos diferentes períodos históricos abordados.
    • Fomentar uma cultura visual diversificada e sólida.
    • Promover a aproximação entre as práticas artísticas contemporâneas e a história e cultura da arte, o que pode constituir um contributo para a prática artística individual dos estudantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas interativas, baseadas numa relação dinâmica do grupo. A projeção de
    imagens de obras de arte dos períodos artísticos em estudo, com enfoque no
    caso português, a leitura de textos e o visionamento de pequenos filmes, serão
    o ponto de partida para análise e debate conjunto. Tendo em vista potenciar o
    diálogo, os vários temas são apresentados antecipadamente.

    A avaliação contínua será feita tendo por base três elementos: um trabalho
    individual (30%) a entregar no final do semestre, pequenos trabalhos que serão
    pedidos e apresentados em aula (20%) e uma frequência (50%). Os trabalhos
    individuais serão acompanhados ao longo do semestre pela professora e será
    pedidos aos estudantes que façam pequenas apresentações intercalares dos
    mesmos para o grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARGAN, Giulio Carlo (1993). Arte e crítica de arte. Lisboa: Editoral Estampa.
    BEARD, Mary e John Henderson (2001). Classical Art from Greece to Rome.
    Oxford: Oxford University Press.
    D’OREY, Carmo (org.), O que é a arte? A perspectiva analítica, Lisboa,
    Dinalivro, 2007.
    GOMBRICH, Ernst (2009). A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC.
    HARRIS, Jonathan (2006). Art History: The Key Concepts. London: Routledge.
    JANSON, A. F. & JANSON, H. W. (ed.) (2010). A Nova História da Arte de
    Janson: a tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
    PEREIRA, Paulo (2014). Arte portuguesa. História essencial. Lisboa: Temas &
    Debates.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios