filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (uc) é a primeira de cinco unidades dedicadas ao estudo da arte e cultura visual, estruturadas numa lógica cronológica, sequencial, que tem inicio nas primeiras manifestaçoes conhecidas de produçao artistica humana e termina na atualidade. Nesta uc centramo-nos na arte da pré-história à  Iddae média. O conhecimento fundamentado da produção artística realizada ao longo do tempo em diferentes contextos culturais, permite aos estudantes desenvolverem um olhar critico e adquirirem uma cultura visual sólida que constituirá uma base importante na sua ação enquanto artistas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Reflexão em torno do objeto artístico
    1.1. O campo da arte

    1.2. As diversas interpretações da obra de arte
    1.3. Reflexão crítica em torno das funções da história da arte e do papel do
    historiador da arte.

    2 - A Génese das formas artísticas: Paleolítico e Neolítico. Arte pré-histórica em
    Portugal.
    3- A arte nas Sociedades Agro-Pastoris (cerâmica, metais, rituais funerários).

    4 - Arte e Antiguidade Clássica
    4.1. A Arte Egeia, Cicládica, Minoica e Micénica;
    4.2. A arte Grega: Cidade Antiga e Estado Grego: politeísmo e criatividade;
    4.3. A arte Etrusca;
    4.4. A arte Romana;
    4.5. Arte romana em Portugal.

    5 - Arte medieval na Europa
    5.1. Arte na alta Idade Média: Arte paleocristã e germânica. Arte visigótica,
    islâmica e moçárabe em Portugal.
    5.2. O ano Mil e o Românico. Um novo dinamismo na arquitetura e na
    escultura. O castelo, o mosteiro e a igreja. O Românico no território português.
    5.3. Gótico: variações geográficas e movimentações internacionais. O Gótico
    em Portugal.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Garantir o domínio da terminologia básica da História da Arte eo reconhecimento da cronologia e contexto de produção de obras de arte dos diferentes períodos históricos abordados.
    • Fomentar uma cultura visual diversificada e sólida.
    • Promover a aproximação entre as práticas artísticas contemporâneas e a história e cultura da arte, o que pode constituir um contributo para a prática artística individual dos estudantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas interativas, baseadas numa relação dinâmica do grupo. A projeção de imagens de obras de arte dos períodos artísticos em estudo, com enfoque no
    caso português, a leitura de textos e o visionamento de pequenos filmes, serão o ponto de partida para análise e debate conjunto. Tendo em vista potenciar o
    diálogo, os vários temas são apresentados antecipadamente.

    A avaliação contínua será feita tendo por base três elementos: um trabalho a realizar ao longo do semestre 40%), pequenos trabalhos que serão
    pedidos e apresentados em aula (20%) e uma frequência (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARGAN, Giulio Carlo - Arte e crítica de arte. Lisboa: Editoral Estampa, 1993.
    GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
    HARRIS, Jonathan -  Art History: The Key Concepts. London: Routledge. 2006.
    JANSON, A. F. & JANSON, H. W. (ed.) -  A Nova História da Arte de Janson: a
    tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
    PEREIRA, Paulo - Arte portuguesa. História essencial. Lisboa: Temas  e Debates, 2014.

    PIMENTEL, António Filipe,  GRUNEWALD, Dietrich,  DEBICKI, Jacek, FAVRE, Jean-François - História da Arte. Pintura, escultura, arquitetura. Coimbra: Minerva, 2010.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios