-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (uc) é a primeira de cinco unidades dedicadas ao estudo da arte e cultura visual, estruturadas numa lógica cronológica, sequencial, que tem inicio nas primeiras manifestaçoes conhecidas de produçao artistica humana e termina na atualidade. Nesta uc centramo-nos na arte da pré-história à Idade média. O conhecimento fundamentado da produção artística realizada ao longo do tempo em diferentes contextos culturais, permite aos estudantes desenvolverem um olhar critico e adquirirem uma cultura visual sólida que constituirá uma base importante na sua ação enquanto artistas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17190
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 – Reflexão em torno do objeto artístico
1.1. O campo da arte1.2. As diversas interpretações da obra de arte
1.3. Reflexão crítica em torno das funções da história da arte e do papel do
historiador da arte.2 - A Génese das formas artísticas: Paleolítico e Neolítico. Arte pré-histórica em
Portugal.
3- A arte nas Sociedades Agro-Pastoris (cerâmica, metais, rituais funerários).4 - Arte e Antiguidade Clássica
4.1. A Arte Egeia, Cicládica, Minoica e Micénica;
4.2. A arte Grega: Cidade Antiga e Estado Grego: politeísmo e criatividade;
4.3. A arte Etrusca;
4.4. A arte Romana;
4.5. Arte romana em Portugal.5 - Arte medieval na Europa
5.1. Arte na alta Idade Média: Arte paleocristã e germânica. Arte visigótica,
islâmica e moçárabe em Portugal.
5.2. O ano Mil e o Românico. Um novo dinamismo na arquitetura e na
escultura. O castelo, o mosteiro e a igreja. O Românico no território português.
5.3. Gótico: variações geográficas e movimentações internacionais. O Gótico
em Portugal.
-
Objetivos
Objetivos
- Garantir o domínio da terminologia básica da História da Arte eo reconhecimento da cronologia e contexto de produção de obras de arte dos diferentes períodos históricos abordados.
- Fomentar uma cultura visual diversificada e sólida.
- Promover a aproximação entre as práticas artísticas contemporâneas e a história e cultura da arte, o que pode constituir um contributo para a prática artística individual dos estudantes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas interativas, baseadas numa relação dinâmica do grupo. A projeção de imagens de obras de arte dos períodos artísticos em estudo, com enfoque no
caso português, a leitura de textos e o visionamento de pequenos filmes, serão o ponto de partida para análise e debate conjunto. Tendo em vista potenciar o
diálogo, os vários temas são apresentados antecipadamente.A avaliação contínua será feita tendo por base três elementos: um trabalho a realizar ao longo do semestre 40%), pequenos trabalhos que serão
pedidos e apresentados em aula (20%) e uma frequência (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARGAN, Giulio Carlo - Arte e crítica de arte. Lisboa: Editoral Estampa, 1993.
GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
HARRIS, Jonathan - Art History: The Key Concepts. London: Routledge. 2006.
JANSON, A. F. & JANSON, H. W. (ed.) - A Nova História da Arte de Janson: a
tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
PEREIRA, Paulo - Arte portuguesa. História essencial. Lisboa: Temas e Debates, 2014.PIMENTEL, António Filipe, GRUNEWALD, Dietrich, DEBICKI, Jacek, FAVRE, Jean-François - História da Arte. Pintura, escultura, arquitetura. Coimbra: Minerva, 2010.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não