-
Apresentação
Apresentação
Ilustração II é sobre a capacidade das imagens mostrarem as histórias quando os textos estão omissos. A intenção é saber ilustar sem utilizar palavras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17310
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
EXERCÍCIO DA LITERATURA PARA A PINTURA.
Exercício temático (2 exercícios):
Tema: Humanismo:
- Escolher um tema e discuti-lo em sala de aula. Das sugestões e definições apresentadas, conceber 10 imagens isoladas (postais, por exemplo) sobre o tema do HumanismoTema: a cidade:
- Repetir a estratégia. Conceber 10 imagens sobre um lugar
Exercício narrativo:
- Ler em voz alta um conto escolhido para criar, em quem ouve, a sugestão de uma imagem mental (echfrasis).
- Conceber um mínimo de 10 imagens a partir da sugestão desse imaginário mental
- Concepção de uma sequência narrativa de imagens e de um modo de mostrar as ilustrações, seja através de um livro de artista ou de uma determinada montagem expositiva ou de um pequeno video (stop motion). Pensar na capa ou na apresentação do vídeo considerrando o desenho das letras (título).
-
Objetivos
Objetivos
Objectivos gerais:
- Compreender a estreita e histórica relação entre texto e imagem, entre o dizer e o mostrar (legendagem vs ilustração).
Objectivos específicos:
- Desenvolver um imaginário plástico e visual a partir de outros imaginários e textos ( temas escolhidos).
- Interpretar e conceber ilustrações a partir de um imaginário estimulado por um texto ou por um tema;
- criar uma linguagem gráfica e pictórica visual, coerente e autoral, que se funda nesse texto/texto e se torna autónoma;
- Saber mostrar e exibir o trabalho realizado e encontrar estratégias apropriadas à apresentação de cada projecto de ilustração;
- Explorar criativamente uma expressão plástica no domínio da ilustração;
- Capacidade de reconhecer a distinguir entre mostrar e dizer e os conceitos de hipotipose e écfrase
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O exemplo através de livros ilustrados por autores de várias épocas e com diferentes abordagens a textos de diferentes tipos é o método de abordagem escolhido. Em sala de aula, são discutidos e analisados os temas a ilustrar. Cada aluno que é desafiado a experimentar materiais e soluções plásticas de acordo com as suas intenções e expectativas em desenvolvimento ou a desenvolver uma linguagem através de um material prédeterminado.
5 valores: O método de avaliação é contínuo, presencial (75%) e inclui parâmetros de pontualidade, assiduidade e relação com os colegas e participação nos debates da aula.
5 valores: exercício 1 -10 postais sobre um tema humanista (a publicar os selecionados)
5 valores: exercício 2 - 10 imagens sobre o tema da cidade
5 valores: exercício 3 - história sem palavras - mínimo de 10 imagens + capa + título (lettering).
O exame consiste na apresentação de todo o trabalho do semestre, com as melhorias sugeridas nos debates e momentos de avaliação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. (2006). BIBLIA ILUSTRADA. Lisboa: Assírio&Alvim
AAVV, (2005). Illusive ¿ Contemporary Illustration and its contexto. Berlin: Die Gestalten Verlag GmbH & Co
AAVV, (2005). Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Lisboa: White & Blue e Ver para Ler
AMBROSE, H. (2005). Image. Lausanne: AVA Publishing.
BELL, R.; HYLAND, A. (2003). Hand to Eye Contemporary Illustration. London: Laurence King Publishing
HOLLIS, R. (1997). Graphic Design: A Concise History, London: Thames & Hudson
RAND, P. (1985). A Designer¿s Art. New Haven & London: Yale University Press
KLANTEN, R.; HELLIGE H. (2011). Illustrators Unlimited: The Essence of Contemporary Illustration. Berlin: Gestalten
LAWRENCE, Z. (2012). The Fundamentals of Illustration. Switzerland: AVA Publishing
MARIN, L. (2001). De la représentation. Paris: Gallimard.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não