Disciplina Ilustração II

  • Apresentação

    Apresentação

    Ilustração II é sobre a capacidade das imagens mostrarem as histórias quando os textos estão omissos. A intenção é saber ilustar sem utilizar palavras.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    EXERCÍCIO DA LITERATURA PARA A PINTURA.

    Exercício temático (2 exercícios):

    Tema: Humanismo:
    - Escolher um tema e discuti-lo em sala de aula. Das sugestões e definições apresentadas, conceber 10  imagens isoladas (postais, por exemplo) sobre o tema do Humanismo

     

    Tema: a cidade:

    - Repetir a estratégia. Conceber 10 imagens sobre um lugar

     

    Exercício narrativo:

    - Ler em voz alta um conto escolhido para criar, em quem ouve, a sugestão de uma imagem mental (echfrasis).

    - Conceber um mínimo de 10 imagens a partir da sugestão desse imaginário mental

    - Concepção de uma sequência narrativa de imagens e de um modo de mostrar as ilustrações, seja através de um livro de artista ou de uma determinada montagem expositiva ou de um pequeno video (stop motion). Pensar na capa ou na apresentação do vídeo considerrando o desenho das letras (título).

  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais:

    - Compreender a estreita e histórica relação entre texto e imagem, entre o dizer e o mostrar (legendagem vs ilustração).

     

    Objectivos específicos:

    - Desenvolver um imaginário plástico e visual a partir de outros imaginários e textos ( temas escolhidos).

    - Interpretar e conceber ilustrações a partir de um imaginário estimulado por um texto ou por um tema;

    - criar uma linguagem gráfica e pictórica visual, coerente e autoral, que se funda nesse texto/texto e se torna autónoma;

    - Saber mostrar e exibir o trabalho realizado e encontrar estratégias apropriadas à apresentação de cada projecto de ilustração;

    - Explorar criativamente uma expressão plástica no domínio da ilustração;

    - Capacidade de reconhecer a distinguir entre mostrar e dizer e os conceitos de hipotipose e écfrase

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O exemplo através de livros ilustrados por autores de várias épocas e com diferentes abordagens a textos de diferentes tipos é o método de abordagem escolhido. Em sala de aula, são discutidos e analisados os temas a ilustrar. Cada aluno que é desafiado a experimentar materiais e soluções plásticas de acordo com as suas intenções e expectativas em desenvolvimento ou a desenvolver uma linguagem através de um material prédeterminado.

    5 valores:  O método de avaliação é contínuo, presencial (75%) e inclui parâmetros de pontualidade, assiduidade e relação com os colegas e participação nos debates da aula.

    5 valores:  exercício 1 -10 postais sobre um tema humanista (a publicar os selecionados)

    5 valores:  exercício 2 - 10 imagens sobre o tema da cidade

    5 valores:  exercício 3 - história sem palavras - mínimo de 10 imagens + capa + título (lettering).

    O exame consiste na apresentação de todo o trabalho do semestre, com as melhorias sugeridas nos debates e momentos de avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2006). BIBLIA ILUSTRADA. Lisboa: Assírio&Alvim

    AAVV, (2005). Illusive ¿ Contemporary Illustration and its contexto. Berlin: Die Gestalten Verlag GmbH & Co

    AAVV, (2005). Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Lisboa: White & Blue e Ver para Ler

    AMBROSE, H. (2005). Image. Lausanne: AVA Publishing.

    BELL, R.; HYLAND, A. (2003). Hand to Eye Contemporary Illustration. London: Laurence King Publishing

    HOLLIS, R. (1997). Graphic Design: A Concise History, London: Thames & Hudson

    RAND, P. (1985). A Designer¿s Art. New Haven & London: Yale University Press

    KLANTEN, R.; HELLIGE H. (2011). Illustrators Unlimited: The Essence of Contemporary Illustration. Berlin: Gestalten

    LAWRENCE, Z. (2012). The Fundamentals of Illustration. Switzerland: AVA Publishing

    MARIN, L. (2001).  De la représentation. ParisGallimard.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios