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Disciplina Ilustração II

  • Apresentação

    Apresentação

    Ilustração II é sobre a capacidade das imagens mostrarem as histórias quando os textos estão omissos. A intenção é saber ilustar sem utilizar palavras. Este desafio permite que os estudantes compreendam o poder das imagens e o poder da ilustração nas industrias criativas. Para esta compreensão, os três exercícios do semestre permitem criar situações onde as ilustrações dos estudantes circulam fora  da sala de aula, através da sua integração em Projectos e acções de relação com a comunidade dentro e fora do contexto académico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    EXERCÍCIO 1

    Integrado no projecto INSPIRING WALKING TOUR / A SECOND LOOK: criação de 10 imagens a partir de uma visita guiada para ilustrar os locais visitados.

    Trabalho de grupo com os estudantes do 1º ciclo de estudos em Turismo que ficam responsáveis pela informação técnica.


    EXERCÍCIO 2 

    A presentação do tema com debate colectivo. Criação de 10  imagens  sobre o tema  em formato postal ou marcador de livro

     

    EXERCÍCIO 3

    - Ler em voz alta um conjunto de contos escolhidos para criar, em quem ouve, a sugestão de uma imagem mental (eckfrasis).

    - Conceber 10 imagens (mínimo) que criam uma narrativa visual onde são omissas as palavras

    - Concepção de um objecto final para mostrar a narrativa através das ilustrações (pode ser um livro de artista ou um video em stop motion). Pensar como desenhar de modo ilustrativo a informação da capa ou da apresentação do vídeo. As unicas situações onde é necessário texto são: título, autor, ilustrador e ano.

  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais:

    - Compreender a estreita e histórica relação entre texto e imagem, entre o dizer e o mostrar (legendagem vs ilustração).

     

    Objectivos específicos:

    - Desenvolver um imaginário plástico e visual a partir de outros imaginários e textos (temas escolhidos);

    - Interpretar e conceber ilustrações a partir de um imaginário estimulado por um texto ou por um tema;

    - Criar uma linguagem gráfica e pictórica exclusivamente visual (excluindo a escrita), coerente e autoral, que se funda nesse texto e se torna autónoma dele;

    - Saber mostrar e exibir o trabalho realizado e encontrar estratégias apropriadas à apresentação de cada projecto de ilustração;

    - Explorar criativamente uma expressão plástica no domínio da ilustração;

    - Capacidade de reconhecer a distinguir entre mostrar e dizer e os conceitos de hipotipose e écfrase.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC existem 3 exercícios com abordagens e objectivos próprios:

    O 1º exercício é de grupo (com estudantes de Turismo). A partir de uma visita guiada realizada pelo docente é recolhida informação visual fotográfica e informação factual sobre o património visitado. Os estudantes de artes visuais são acompanhados na UC para o desenvolvimento das ilustrações para um novo livro de vocação documental e turística.

    No 2º exercício os estudantes escolhem um dos temas propostos constituindo dois grupos. Cada estudante deve propôr as suas ilustrações depois de um debate colectivo sobre o que pode ser o tema proposto tentando escapar a imagens estéreotipadas e previsíveis.

    No 3º exercício é aplicado método ecfrásico para criar um conjunto de ilustrações que constituam uma narrativa visual.

    Todo o acompanhamento é de carácter tutorial e realizado em sala de aula, com debate colectivo sobre o trabalho realizado, hetero e auto-avaliação.

    São apresentados exemplos de acordo com os objectivos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2006). BIBLIA ILUSTRADA. Lisboa: Assírio&Alvim

    AAVV, (2005). Illusive ¿ Contemporary Illustration and its contexto. Berlin: Die Gestalten Verlag GmbH & Co

    AAVV, (2005). Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Lisboa: White & Blue e Ver para Ler

    AMBROSE, H. (2005). Image. Lausanne: AVA Publishing.

    BELL, R.; HYLAND, A. (2003). Hand to Eye Contemporary Illustration. London: Laurence King Publishing

    HOLLIS, R. (1997). Graphic Design: A Concise History, London: Thames & Hudson

    RAND, P. (1985). A Designer¿s Art. New Haven & London: Yale University Press

    KLANTEN, R.; HELLIGE H. (2011). Illustrators Unlimited: The Essence of Contemporary Illustration. Berlin: Gestalten

    LAWRENCE, Z. (2012). The Fundamentals of Illustration. Switzerland: AVA Publishing

    MARIN, L. (2001).  De la représentation. ParisGallimard.

     

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