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Apresentação
Apresentação
Proporcionar um contacto direto com instituições artísticas, agentes mediadores, artistas e obras de arte, estabelecendo relações entre o contexto de formação e o meio profissional. Este contacto releva da experiência e constitui uma importante lição, onde o aluno pode aferir as reais possibilidades dos seus projetos desenvolvidos e a desenvolver em contexto académico e visando o contexto profissional.
Numa sociedade cada vez mais competitiva, o artista deve estar apto a conhecer temáticas e mecanismos com os quais a sua obra está em relação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-17314
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- OBJECTO DE CULTURA E OBJECTO ARTISTICO
- OBJECTO MUSEOLÓGICO E OBJECTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
- O OBJECTO ARTISTICO NO SISTEMA DAS ARTES
- O ARTISTA, O CURADOR, A GALERIA, O MARCHAND, O DIRECTOR DE MUSEU, A FUNDAÇÃO, E OUTROS AGENTES DO SISTEMA DAS ARTES
- AS ARTES DIGITAIS
- A CRIPTOARTE
- OS MODELOS GENERATIVOS
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Objetivos
Objetivos
Esta UC dá continuidade à UCs homónimas, nomeadamente com a identificação da arte contemporânea como consequência de uma longa manifestação humana no campo da criatividade e da cultura. Saber reconhecer quais as problemáticas herdadas e revisitadas pelos artistas actuais pela análise das suas obras em comparação e articulação com artistas da história da arte; saber identificar genealogias artísticas nos tempos actuais e abrir as possibilidades criativas propostas por esse reconhecimento demostrando, com exemplos concretos, a pertinência das livre associações, é o grande objectivo desta UC. Para isso, é necessário apurar os relatórios onde é patente a compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) e a anterior experiência de aprendizagem. Estimula-se a análise e o diálogo, proporcionando aos estudantes matéria de reflexão para o desenvolvimento dos seus projectos futuros.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de visitas a galerias e museus acentuando a proximidade com a comunidade artística e cultural.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura
AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC
AAVV. (2011). Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL
AGAMBEN, G. (2010). O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos
BELTING, H. (2009). Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.). The Global Art World. Ostfildern
BOCK, J. (2002). Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a crítica na arte contemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC
MELO, A. (2007). Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand/Instituto Camões
MELO, A. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta
PÉREZ, M. (2007). Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves
SMITH, T. (2009. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não