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Disciplina Perspetivas Artísticas Contemporâneas IV

  • Apresentação

    Apresentação

    Proporcionar um contacto direto com instituições artísticas, agentes mediadores, artistas e obras de arte, estabelecendo relações entre o contexto de formação e o meio profissional. Este contacto releva da experiência e constitui uma importante lição, onde o aluno pode aferir as reais possibilidades dos seus projetos desenvolvidos e a desenvolver em contexto académico e visando o contexto profissional.

    Numa sociedade cada vez mais competitiva, o artista deve estar apto a conhecer temáticas e mecanismos com os quais a sua obra está em relação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. OBJECTO DE CULTURA E OBJECTO ARTISTICO
    2. OBJECTO MUSEOLÓGICO E OBJECTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
    3. O OBJECTO ARTISTICO NO SISTEMA DAS ARTES
    4. O ARTISTA, O CURADOR, A GALERIA, O MARCHAND, O DIRECTOR DE MUSEU, A FUNDAÇÃO, E OUTROS AGENTES DO SISTEMA DAS ARTES
    5. AS ARTES DIGITAIS
    6. A CRIPTOARTE
    7. OS MODELOS GENERATIVOS
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC dá continuidade à UCs homónimas, nomeadamente com a identificação da arte contemporânea como consequência de uma longa manifestação humana no campo da criatividade e da cultura. Saber reconhecer quais as problemáticas herdadas e revisitadas pelos artistas actuais pela análise das suas obras em comparação e articulação com artistas da história da arte; saber identificar genealogias artísticas nos tempos actuais e abrir as possibilidades criativas propostas por esse reconhecimento demostrando, com exemplos concretos, a pertinência das livre associações, é o grande objectivo desta UC. Para isso, é necessário apurar os relatórios onde é patente a compreensão do mundo artístico contemporâneo (dos seus artistas, instrumentos e sistemas) e a anterior experiência de aprendizagem. Estimula-se a análise e o diálogo, proporcionando aos estudantes matéria de  reflexão para o desenvolvimento dos seus projectos futuros.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de visitas a galerias e museus acentuando a proximidade com a comunidade artística e cultural. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura

    AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC

    AAVV. (2011). Marte 4: da criação artística à intervenção espacial. Lisboa: AEFBAUL

    AGAMBEN, G. (2010). O que é o Contemporâneo? E Outros Ensaios. Chapecó: Argos

    BELTING, H. (2009). Contemporary Art as Global Art: a Critical Estimate. Hans Belting and Andrea Buddensieg (eds.). The Global Art World. Ostfildern

    BOCK, J. (2002). Da obra ao texto: diálogos sobre a prática e a crítica na arte contemporânea. Lisboa: Ed. CCB|MC

    MELO, A. (2007). Arte e artistas em Portugal. Lisboa: Bertrand/Instituto Camões

    MELO, A. (2012). Sistema da arte contemporânea. Lisboa: Documenta

    PÉREZ, M. (2007). Propostas da arte portuguesa. Porto: Ed. Serralves

    SMITH, T. (2009. What is contemporary art? Chicago: The University of Chicago Press

     

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