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Disciplina História da Arte e Cultura Visual V

  • Apresentação

    Apresentação

    Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: Apresentação da disciplina, projectos e regras de avaliação 1.1. Noções gerais de arte e

    cultura contemporânea 1.2. Breve revisão histórica das culturas europeia e americana no século XX 1.3.

    Apresentação, análise e discussão das noções de modernidade e contemporaneidade 2. Cultura Visual

    2.1. Aprofundamento das questões relacionadas com a noção de cultura 2.2. A cultura de origem e a

    diversidade cultural 2.3. A cultura e as imagens 2.4. Centralidades de irradiação cultural: A agonia da

    cultura artística europeia e o desenvolvimento da cultura visual americana 3. Arte Moderna e

    Contemporânea 3.1. Aprofundamento das questões relacionadas com a noção de arte 3.2. A

    modernidade e as vanguardas: a acção efémera e a ruptura com a tradição 3.3. A contemporaneidade:

    das neo-vanguardas ao pós-modernismo 3.4. A contemporaneidade e o devir 4. Comunicação Visual

    4.1. A comunicação de massas e a comunicação visual 4.2. A sociedade da comunicação, pensamento

    contemporâneo e estética.

  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas, b) conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, e, finalmente conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Participação sempre que oportuno no ciclo Great Artists on Campus. E a análise comparativa das sessões no espaço da aula. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press. Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press. Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edição de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega. Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979. Diana Domingues (org.) - A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias, São Paulo, Unesp, 1997. Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson.

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