filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual V

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de História da Arte V tem como objectivo consolidar e conectar os conteúdos da História da Arte I, II, III, IV, e popor que o aluno estude casos concretos respeitantes aos períodos cronológicos estudados anteriormente, presentes nas colecções temporárias ou permanentes dos museus, fundações, galerias, outros espaços públicos ou privados; proporcionar quadros conceptuais que incorporem conteúdos abordados de forma intertextual com os processos, hábitos, objectos, imagens, e costumes visuais de diversos domínios culturais; saber relacionar e cruzar os conhecimentos dos vários períodos históricos, contextos culturais, processos e resultados artísticos. Pretende fornecer igualmente conhecimentos históricos e artísticos, enriquecendo o seu universo de referências e desenvolvendo competências de organização de um discurso mais informado  sobre o seu  próprio trabalho artístico individual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1 - Casos seleccionados da arte moderna e contemporânea em Portugal - abordagem a partir de obras existentes em museus e em fundações

    2 - Casos paradigmáticos da arte da moderna e contemporânea internacional - enquadramentos, contextos, processos, materializações e práticas. 

    3 - Textos emblemáticos sobre arte o século XX - abordagem a partir de obras existentes em museus e em fundações

    4 - Conceitos da arte contemporânea:

    • Arte e Comunidade;
    • Arquivo e Documento;
    • Corpo;
    • Feminismo e Questões de Género;
    • Estética relacional;
    • Paisagem e território;
    • Pós-colonialismo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de História da Arte V tem como objectivo conectar os conteúdos da História da Arte I, II, III, IV, e popor que o aluno estude casos concretos respeitantes aos períodos cronológicos estudados anteriormente, presentes nas colecções temporárias ou permanentes dos museus, fundações, galerias, outros espaços públicos ou privados; proporcionar quadros conceptuais que incorporem conteúdos abordados de forma intertextual com os processos, hábitos, objectos, imagens, e costumes visuais de diversos domínios culturais; saber relacionar e cruzar os conhecimentos dos vários períodos históricos, contextos culturais, processos e resultados artísticos. Pretende fornecer igualmente conhecimentos históricos e artísticos, enriquecendo o seu universo de referências e desenvolvendo competências de organização de um discurso mais informado  sobre o seu  próprio trabalho artístico individual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são interativas, pretendendo-se uma relação dinâmica entre o professor e o(s) estudante(s). Os vários temas sa¿o debatidos em aula.

    Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no trabalhos de pesquisa e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular. 

    - A meio do semestre, o estudante devera¿ entregar primeiro trabalho escrito com apresentação oral. - Fim do semestre: entregar o segundo trabalho escrito com apresentação oral.

    Nota final:

    Assiduidade, participação - 10%

    Exercícios de análise histórica de trabalhos artísticos, projecto contemplando a prática de algumas técnicas e outros recursos abordados nos conteúdos e em articulação com diferentes períodos da Histoória da Arte - 90%

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARGAN, Giulio Carlo - Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
    • EDWARDS, Steve; Wood, Paul - Art & Visual Culture 1850-2010. Modernity to Globalization. London: The Open University, 2013.
    • GARDNER, Helen; DE LA CROIX, Horst (rev.); TANSEY, Richard (rev.) - Art Through the Ages. 7ª ed. New York: Harcourt Brace And Company, 1980.
    • GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
    • HARRISON, Charles; WOOD, Paul (ed.) - Art in theory 1900-2000. An Anthology of changing ideas. Oxford: Blackwell Science, 2002.
    • HUYGHE, René - Sentido e Destino da Arte. Lisboa: Edições 70, 2 vols, 1986.
    • LUCIE-SMITH, Edward - Movements in Art since 1945. 4rd ed. London: Thames and Hudson, 1995.
    • MIRZOEFF, Nicholas - The Visual Culture Reader. London; New York: Routledge, 2002.
    • STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.) - Theories and Documents of Contemporary Art. Los Angeles/ London: University of California Press, 1996.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios