-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular promove a exploração da relação arte e natureza, bem como de meios e suportes artísticos de origem natural.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17317
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contextualização . Land Art , Arte e Natureza, o artista como respigador no mundo contemporâneo - enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes.
Projeto artístico I – Série de trabalhos artísticos assente na produção de materiais, meios e suportes de origem natural a realizar pelos alunos com acompanhamento da docente
Projeto artístico II - Intervenção site-specific em espaço natural a definir anualmente- Partindo de um conhecimento tão aprofundado quanto possível do local de intervenção, o aluno deve conceber e executar uma obra efémera em quatro fases: (1) conceção do projeto e eleição dos elementos existentes no local a utilizar na intervenção; (2) realização de ensaios in loco ; (3) instalação da obra final no local, (4) O livro de artista Complementando o projeto artístico site-specific , cada aluno deve realizar um livro de artista em que devem constar as várias fases do processo previamente registadas através de fotografia, desenho ou outros media.
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar conhecimentos teórico-práticos na produção de meios e suportes artísticos de origem natural.
Proporcionar a possibilidade de conceber e executar uma obra de arte ambiental efémera num local concreto a designar anualmente, confrontando os problemas artísticos e técnicos que lhe são inerentes.
Sensibilizar para uma prática artística site-specific que respeite a natureza, pressupondo-se no referido projeto a utilização exclusiva de materiais naturais encontrados no local de intervenção.
Sensibilizar para importância do registo do processo artístico em intervenções efémeras, estabelecendo pontes com outros media como o desenho e a fotografia.
Dar a conhecer o Livro de Artista como suporte artístico complementar a uma intervenção efémera site-specific , possibilitando o seu registo para a posterioridade.
Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos.
Desenvolver e aprofundar conceitos chave do imaginário e universo plástico de cada aluno
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais sobre os conteúdos programáticos (expositivas, com recurso a meios audiovisuais), propõe-se uma permanente atitude de investigação e inquirição. Encoraja-se o aprender fazendo, que é fundamental para a compreensão dos processos de criação de meios e suportes artísticos, exclusivamente com materiais naturais e/ou reciclados. Aprender a criar os suportes e as tintas são processos fundamentais na formação de artistas, de quem se espera uma consciência crítica sobre questões ambientais. A avaliação privilegia a dimensão formativa, considerando: projeto 1 - uma série de obras usando materiais naturais (suportes e meios); projeto 2 - instalação site-specific + livro de artista. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); projeto 1 (40%); Projeto 2 (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Flam, J. (Ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings. UCalifornia Press
Gemenne, F., Rankovic, A., & Atelier de Cartographie de Sciences Po. (2021). Atlas de l’anthropocène. Paris: Sciences Po.
Kastner, J. (Ed.) (2012). Nature . Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, MIT Press
Krauss, R. (1979). Sculpture in the expanded field. in Krauss, R. (1985) The Originality of the Avant-Garde . MIT Press
Latour, B. (2021). Ou¿ suis-je ? : lec¿ons du confinement a¿ l’usage des terrestres. Paris: E¿ditions La De¿couverte.
Neddo, N. (2015). The Organic Artist. Beverly, United States Rockport Publishers Inc
Sonfist, A. (2004). Nature: The End of Art . Florencia: Gli Ori, London: Thames & Hudson.
Vale, P. (Ed.) (2012). Tarefas infinitas: Quando a arte e o livro se ilimitam . Lisboa: FCG
Wallis, B. & Kastner, J. (Ed.) (2010). Land and Environmental Art. London NY: Phaidon
Logan, J., Ondaatje, M., & Kolyn, L. (2018). Make ink : a forager’s guide to natural inkmaking. NY: Abrams.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não