filmeu

Disciplina Projeto Arte e Natureza

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular promove a exploração da relação arte e natureza, bem como de meios e suportes artísticos de origem natural.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Contextualização . Land Art , Arte e Natureza, o artista como respigador no mundo contemporâneo - enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes.

    Projeto artístico I – Série de trabalhos artísticos assente na produção de materiais, meios e suportes de origem natural a realizar pelos alunos com acompanhamento da docente

    Projeto artístico II -  Intervenção site-specific em espaço natural a definir anualmente- Partindo de um conhecimento tão aprofundado quanto possível do local de intervenção, o aluno deve conceber e executar uma obra efémera em quatro fases: (1) conceção do projeto e eleição dos elementos existentes no local a utilizar na intervenção; (2) realização de ensaios in loco ; (3) instalação da obra final no local, (4) O livro de artista  Complementando o projeto artístico site-specific , cada aluno deve realizar um livro de artista em que devem constar as várias fases do processo previamente registadas através de fotografia, desenho ou outros media.

  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar conhecimentos teórico-práticos na produção de meios e suportes artísticos de origem natural.

    Proporcionar a possibilidade de conceber e executar uma obra de arte ambiental efémera num local concreto a designar anualmente, confrontando os problemas artísticos e técnicos que lhe são inerentes.

    Sensibilizar para uma prática artística site-specific que respeite a natureza, pressupondo-se no referido projeto a utilização exclusiva de materiais naturais encontrados no local de intervenção.

    Sensibilizar para importância do registo do processo artístico em intervenções efémeras, estabelecendo pontes com outros media como o desenho e a fotografia.

    Dar a conhecer o Livro de Artista como suporte artístico complementar a uma intervenção efémera site-specific , possibilitando o seu registo para a posterioridade.

    Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos.

    Desenvolver e aprofundar conceitos chave do imaginário e universo plástico de cada aluno

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais sobre os conteúdos programáticos (expositivas, com recurso a meios audiovisuais), propõe-se uma permanente atitude de investigação e inquirição. Encoraja-se o aprender fazendo, que é fundamental para a compreensão dos processos de criação de meios e suportes artísticos, exclusivamente com materiais naturais e/ou reciclados. Aprender a criar os suportes e as tintas são processos fundamentais na formação de artistas, de quem se espera uma consciência crítica sobre questões ambientais. A avaliação privilegia a dimensão formativa, considerando: projeto 1 - uma série de obras usando materiais naturais (suportes e meios); projeto 2 - instalação site-specific + livro de artista. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); projeto 1 (40%); Projeto 2 (40%). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Flam, J. (Ed.) (1996). Smithson, The Collected Writings. UCalifornia Press

    Gemenne, F., Rankovic, A., & Atelier de Cartographie de Sciences Po. (2021). Atlas de l’anthropocène. Paris: Sciences Po.

    Kastner, J. (Ed.) (2012). Nature . Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery, MIT Press

    Krauss, R. (1979). Sculpture in the expanded field. in Krauss, R. (1985) The Originality of the Avant-Garde . MIT Press

    Latour, B. (2021). Ou¿ suis-je ? : lec¿ons du confinement a¿ l’usage des terrestres. Paris: E¿ditions La De¿couverte.

    Neddo, N. (2015). The Organic Artist. Beverly, United States Rockport Publishers Inc

    Sonfist, A. (2004). Nature: The End of Art . Florencia: Gli Ori, London: Thames & Hudson.

    Vale, P. (Ed.) (2012). Tarefas infinitas: Quando a arte e o livro se ilimitam . Lisboa: FCG

    Wallis, B. & Kastner, J. (Ed.) (2010). Land and Environmental Art. London NY: Phaidon

    Logan, J., Ondaatje, M., & Kolyn, L. (2018). Make ink : a forager’s guide to natural inkmaking. NY: Abrams.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios