-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar aos alunos conhecimentos teórico-práticos no domínio da encadernação, considerando especificamente a sua aplicabilidade no âmbito da produção individual de livros de artista, de zines, ou de outras publicações DIY de pequena tiragem.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT722-22344
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções teóricas sobre a história do livro. Contextualização histórica, geográfica e clarificação terminológica- livro ilustrado, livro artístico e livro de artista -; formatos e possibilidades do objeto livro.
Ferramentas específicas de encadernação.
Materiais específicos de encadernação.
Técnicas específicas de encadernação.
Criação de suportes e materiais individuais.
Introdução à encadernação sem costuras - livro acordeão, livro diamante, livro borboleta, livro envelope.
Introdução à encadernação com costuras - caderno cosido (vários métodos), encadernação japonesa.
Projeto final - livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula que demonstre coerência entre miolo, capa e estrutura.
-
Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer a história do livro enquanto objeto, contextualizando e definindo termos como livro ilustrado, livro artístico e livro de artista.
Dar a conhecer vários suportes e finalidades do objeto livro.
Dar a conhecer o âmbito, e algumas técnicas de encadernação.
Promover a experimentação e a descoberta de processos de encadernação.
Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de encadernação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas que articulam teoria e prática e a construção do conhecimento pelos alunos. Além de aulas tradicionais sobre os conteúdos programáticos (expositivas, com recurso a meios audiovisuais), propõe-se uma permanente atitude de investigação e inquirição. Encoraja-se o aprender fazendo, que é fundamental para a compreensão dos processos de criação de livros, um suporte artístico privilegiado neste ciclo de estudos. Aprender e/ou recordar técnicas aparentemente simples como cortar, dobrar e colar é fundamental na formação básica de artistas. A avaliação privilegia a dimensão formativa, considerando: (1) Vários projetos simples de encadernação com o miolo a branco ; (2) Projeto final - livro de artista. Critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%); (1) projetos simples (40%); (2) projeto final -livro de artista (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
¿Aldren Auld Watson. (1996). Hand bookbinding¿: a manual of instruction. New York: Dover Publications.
Beattie, S. (2018, November 15). Decorated Book Papers: a Beginner¿s Guide | The New Antiquarian | The Blog of The Antiquarian Booksellers Association of America. Www.Abaa.Org. https://www.abaa.org/blog/post/decorated-book-papers-a-beginners-guide
Chartier, R. (1998). As utilizac¿o¿es do objecto impresso, se¿culos XV-XIX. Algés: Difel, D.L.
¿Goode, S., Yonemura, I., & London Centre For Book Arts. (2017). Las artes del libro¿: Una gui¿a para fabricar y encuadernar libros en casa. Barcelona: Gustavo Gili.
Houston, K. (2016). The book¿: a cover-to-cover exploration of the most powerful object of our time. New York and London: W.W. Norton & Company.
Ko¿sanjin Ikegami, & Stephan, B. B. (2015). Japanese bookbinding¿: instructions from a master craftsman. Weatherhill.
Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não