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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar aos alunos conhecimentos teórico-práticos no domínio da encadernação, considerando especificamente a sua aplicabilidade no âmbito da produção individual de livros de artista, de zines, ou de outras publicações DIY de pequena tiragem.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT722-22344
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções teóricas sobre a história do livro. Contextualização histórica, geográfica e clarificação terminológica- livro ilustrado, livro artístico e livro de artista -; formatos e possibilidades do objeto livro.
Ferramentas específicas de encadernação.
Materiais específicos de encadernação.
Técnicas específicas de encadernação.
Criação de suportes e materiais individuais.
Introdução à encadernação sem costuras ¿ livro acordeão, livro diamante, livro borboleta, livro envelope, Zhen Xian Bao.
Introdução à encadernação com costuras ¿ caderno cosido, encadernação japonesa, encadernação copta.
Introdução às estruturas de proteção de livros ¿ capas e caixas.
Projeto final ¿ livro de artista com uma narrativa visual usando uma ou mais técnicas exploradas na aula que demonstre coerência entre miolo, capa e estrutura.
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Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer a história do livro enquanto objeto, contextualizando e definindo termos como livro ilustrado, livro artístico e livro de artista.
Dar a conhecer vários suportes e finalidades do objeto livro.
Dar a conhecer o âmbito, e algumas técnicas de encadernação.
Promover a experimentação e a descoberta de processos de encadernação.
Aprofundar através de trabalho prático, algumas técnicas de encadernação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos sempre em exercícios práticos, progredindo de situações simples a práticas mais complexas. Uma atitude de permanente experimentação é favorecida durante as aulas, usando os materiais e técnicas propostos pela docente. Todo o trabalho é precedido de introduções explicativas com recurso a demonstrações práticas, livros e meios audiovisuais.
A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, incidindo sobre todo o trabalho desenvolvido em aula e final, quantitativa, incidindo também sobre todo o projeto final ¿ livro de artista. Para cada projeto há avaliação de diagnóstico, crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação do trabalho desenvolvido em aula (60%) e do livro de artista (40%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
¿Aldren Auld Watson. (1996). Hand bookbinding¿: a manual of instruction. New York: Dover Publications.
Beattie, S. (2018, November 15). Decorated Book Papers: a Beginner¿s Guide | The New Antiquarian | The Blog of The Antiquarian Booksellers Association of America. Www.Abaa.Org. https://www.abaa.org/blog/post/decorated-book-papers-a-beginners-guide
Chartier, R. (1998). As utilizac¿o¿es do objecto impresso, se¿culos XV-XIX. Algés: Difel, D.L.
¿Goode, S., Yonemura, I., & London Centre For Book Arts. (2017). Las artes del libro¿: Una gui¿a para fabricar y encuadernar libros en casa. Barcelona: Gustavo Gili.
Houston, K. (2016). The book¿: a cover-to-cover exploration of the most powerful object of our time. New York and London: W.W. Norton & Company.
Ko¿sanjin Ikegami, & Stephan, B. B. (2015). Japanese bookbinding¿: instructions from a master craftsman. Weatherhill.
Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não