filmeu

Disciplina Interior-Exterior: Modalidades Poéticas da Crítica Pós-Moderna

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC opcional partimos do princípio de que a Pós-Modernidade filosófica, literária e sócio-cultural tem efeitos directos no ambiente artístico do Pós-Modernismo enquanto momento importante nas Belas Artes. Acreditamos ainda a produção do chamado período pós-modernista é influenciada pela textualidade poética dos autores que negam (e mesmo, se revoltam contra) a Modernidade. Interessa-nos a confluência desses temas e o modo como se opõem à lucidez, ao Iluminismo, ao Racionalismo e Cientificismo (típicos dos Modernos), gerando modalidades quasi-poéticas nessa negação e sendo criadores de algo novo: as expressões pós-modernistas.¿ São palavras-chave da UC: Pós-Modernidade; Pós-Modernismo; pós-modernistas; Romantismo; Voluntarismo; Representacionismo; Rebeldia; Vanguardismo; expressão poética; poesia; ambiente poético; interioridade humana; exterioridade social; íntimo; público; relação poesia & artes visuais; o indizível na arte (em todas as artes); limites do dizer; criatividade.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Modernidade Cultural no ocidente: o Elogio da Razão.

    2. A Pós-Modernidade Cultural no ocidente: a Morte da Razão. Contributos de Goethe, Novalis, Holderlin, Marx, Freud, Nietzsche, Rimbaud, Pessoa

    3. A mentalidade ocidental e a recepção dos cânones pós-modernos pelos artistas.

    4. Do Romantismo ao Voluntarismo, entre outros trilhos críticos: existencialismo, estruturalismo, vanguardismo, niilismo.

    5. Os tabus mentais e neurocientíficos na base da criatividade ocidental: é ela uma conquista racional ou uma deriva emocional? Colocar assim a questão é ainda partir do dualismo (ou body-mind problem)? A permanência saudável das dúvidas e dilemas. 

    6. O Pós-Modernismo e os seus autores plurais: as MasterPieces pós-modernistas 

    7. Galeria de Autores/ Peças: investigação e apresentação de casos práticos 

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos a assimilar:

    1. história das mentalidades no seu dinamismo criativo / destrutivo

    2. conceitos fundantes da Modernidade e Pós-Modernidade ocidentais

    3. nexo ou oposição entre interior-exterior, subjectivismo-objectivismo e outras dualidades em tensão

    4. influência dos conceitos e mentalidades na inspiração e na posição artística

    5. mútua contaminação de leituras, textos e hermenêuticas entre a realidade e as artes

    Competências a desenvolver:

    1. compreender e identificar conceitos, temas e problemas da produção artística datada do Pós-Modernismo

    2. avaliar e criticar matriz moderna e pós-moderna da produção artística datada do Pós-Modernismo

    3. situar autores e suas peças na confluência temática da época

    4. apreciar a relação entre a literatura (sobretudo, a poesia) e as artes visuais 

    5. reflectir sobre a ambivalente noção «interior-exterior» na sua cumplicidade mútua, geradora da heteronímia artística

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC opcional, as metodologias de ensino e avaliação recaem com peso equilibrado no professor e no aluno, fomentando sobretudo neste a capacidade de diálogo, pensamento crítico, exposição de ideias e defesa das mesmas perante argumentação espontânea do seu público (no caso: os seus colegas e a docente). Após nove aulas teóricas leccionadas pelo docente, seguem-se seis semanas de Apresentações de Grupos de Trabalho, compostos pelos alunos livremente organizados em redor de um tema comum. As aulas iniciais, mais reflexivas e conceptuais, implicam porém sempre um pequeno filme, documentário ou registo visual sobre o tema da sessão (cfr.planeamento das semanas de aulas). O pretexto deste meio é sedimentar de forma visual a cultura transmitida em sala. Por isso, os instrumentos de avaliação são vários: a participação activa no debate, a apresentação e defesa de um tema em sala e, ainda, o relatório escrito e justificado dessa escolha (podendo este relatório ser um trabalho visual). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAUMAN, Zygmunt (1998). O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Brasil: Jorge Zahar ISBN 9788571104648

    BUBER, Martin (2014). Eu e Tu. Lisboa: Paulinas Editora. ISBN 9789896733957

    DAMÁSIO, António (2020). Sentir & Saber. Lisboa: Temas e Debates. ISBN: 9789896445409

    DAMÁSIO, António (2018) A Estranha Ordem das Coisas. Lisboa: Temas e Debates ISBN: 9789896443344

    LIPOVETSKY, Gilles (2016). Da Leveza. Para uma Civilização do Ligeiro. Lisboa: Edições 70 ISBN 9789724418780  

    PETERSON, Jordan B. (2018) - Maps of Meaning, Paperback, Taylor & Francis, UK, ISBN 9780415922227 

    PESSOA, Fernando (2018) Sobre a Arte Literária. Lisboa: Assírio e Alvim. ISBN 9789723720426

    PREZIOSI, Donald (2009) The Art of Art History. UK: Oxford University Press ISBN: 9780199229840

    SCHWANITZ, Dietrich (2012). Cultura: tudo o que é preciso saber. Lisboa: Dom Quixote ISBN 9789722050272

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

                MARIA JOÃO SILVEIRA                                 

     

     

    1. após cada aula

    2. a combinar directamente entre aluno e professora

       Espaço-Professor

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios