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Apresentação
Apresentação
Nesta UC opcional partimos do princípio de que a Pós-Modernidade filosófica, literária e sócio-cultural tem efeitos directos no ambiente artístico do Pós-Modernismo enquanto momento importante nas Belas Artes. Acreditamos ainda a produção do chamado período pós-modernista é influenciada pela textualidade poética dos autores que negam (e mesmo, se revoltam contra) a Modernidade. Interessa-nos a confluência desses temas e o modo como se opõem à lucidez, ao Iluminismo, ao Racionalismo e Cientificismo (típicos dos Modernos), gerando modalidades quasi-poéticas nessa negação e sendo criadores de algo novo: as expressões pós-modernistas.¿ São palavras-chave da UC: Pós-Modernidade; Pós-Modernismo; pós-modernistas; Romantismo; Voluntarismo; Representacionismo; Rebeldia; Vanguardismo; expressão poética; poesia; ambiente poético; interioridade humana; exterioridade social; íntimo; público; relação poesia & artes visuais; o indizível na arte (em todas as artes); limites do dizer; criatividade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT722-22345
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Modernidade Cultural no ocidente: o Elogio da Razão.
2. A Pós-Modernidade Cultural no ocidente: a Morte da Razão. Contributos de Goethe, Novalis, Holderlin, Marx, Freud, Nietzsche, Rimbaud, Pessoa
3. A mentalidade ocidental e a recepção dos cânones pós-modernos pelos artistas.
4. Do Romantismo ao Voluntarismo, entre outros trilhos críticos: existencialismo, estruturalismo, vanguardismo, niilismo.
5. Os tabus mentais e neurocientíficos na base da criatividade ocidental: é ela uma conquista racional ou uma deriva emocional? Colocar assim a questão é ainda partir do dualismo (ou body-mind problem)? A permanência saudável das dúvidas e dilemas.
6. O Pós-Modernismo e os seus autores plurais: as MasterPieces pós-modernistas
7. Galeria de Autores/ Peças: investigação e apresentação de casos práticos
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Objetivos
Objetivos
Conhecimentos a assimilar:
1. história das mentalidades no seu dinamismo criativo / destrutivo
2. conceitos fundantes da Modernidade e Pós-Modernidade ocidentais
3. nexo ou oposição entre interior-exterior, subjectivismo-objectivismo e outras dualidades em tensão
4. influência dos conceitos e mentalidades na inspiração e na posição artística
5. mútua contaminação de leituras, textos e hermenêuticas entre a realidade e as artes
Competências a desenvolver:
1. compreender e identificar conceitos, temas e problemas da produção artística datada do Pós-Modernismo
2. avaliar e criticar matriz moderna e pós-moderna da produção artística datada do Pós-Modernismo
3. situar autores e suas peças na confluência temática da época
4. apreciar a relação entre a literatura (sobretudo, a poesia) e as artes visuais
5. reflectir sobre a ambivalente noção «interior-exterior» na sua cumplicidade mútua, geradora da heteronímia artística
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino faz-se sobretudo em estilo dialógico e é sublinhada por algum testemunho de cultura visual em cada sessão (mediante vídeo ou documentário a propósito; cfr. Planeamento). Este estilo didáctico facilita os objectivos de aprendizagem ao desenvolver competências principais: pensamento crítico, exposição de ideias e defesa das mesmas perante argumentação espontânea do público (os colegas em sala). Certamente, estas competências são preparadas e dinamizadas por conhecimento anterior (disponibilizado em sessões mais especulativas, que permitem compreender e identificar conceitos, temas e problemas da produção artística datada do Pós-Modernismo, assim como avaliar e criticar autores e peças na confluência temática da época), alcançando-se exemplarmente o nexo da relação entre a literatura (sobretudo, a poesia) e as artes visuais. Eis quando o aluno (no seu aproveitamento curricular) consegue discernir a ambivalente noção «interior-exterior» típica do pós-modernismo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAUMAN, Zygmunt (1998). O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Brasil: Jorge Zahar ISBN 9788571104648
BUBER, Martin (2014). Eu e Tu. Lisboa: Paulinas Editora. ISBN 9789896733957
DAMÁSIO, António (2020). Sentir & Saber. Lisboa: Temas e Debates. ISBN: 9789896445409
DAMÁSIO, António (2018) A Estranha Ordem das Coisas. Lisboa: Temas e Debates ISBN: 9789896443344
LIPOVETSKY, Gilles (2016). Da Leveza. Para uma Civilização do Ligeiro. Lisboa: Edições 70 ISBN 9789724418780
PETERSON, Jordan B. (2018) - Maps of Meaning, Paperback, Taylor & Francis, UK, ISBN 9780415922227
PESSOA, Fernando (2018) Sobre a Arte Literária. Lisboa: Assírio e Alvim. ISBN 9789723720426
PREZIOSI, Donald (2009) The Art of Art History. UK: Oxford University Press ISBN: 9780199229840
SCHWANITZ, Dietrich (2012). Cultura: tudo o que é preciso saber. Lisboa: Dom Quixote ISBN 9789722050272
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não