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Disciplina Arte e Crítica Pós-Moderna

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC opcional partimos do princípio de que a Pós-Modernidade filosófica, literária e sócio-cultural tem efeitos directos no ambiente artístico do Pós-Modernismo enquanto momento importante nas Belas Artes. Acreditamos ainda a produção do chamado período pós-modernista é influenciada pela textualidade poética dos autores que negam (e mesmo, se revoltam contra) a Modernidade. Interessa-nos a confluência desses temas e o modo como se opõem à lucidez, ao Iluminismo, ao Racionalismo e Cientificismo (típicos dos Modernos), gerando modalidades quasi-poéticas nessa negação e sendo criadores de algo novo: as expressões pós-modernistas. São palavras-chave desta UC: Pós-Modernidade; Pós-Modernismo; pós-modernistas; Romantismo; Voluntarismo; Representacionismo; Rebeldia; Vanguardismo; expressão poética; poesia; ambiente poético; interioridade humana; exterioridade social; íntimo; público; relação poesia & artes visuais; o indizível na arte (em todas as artes); limites do dizer; criatividade

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1).A Modernidade Cultural no ocidente: o Elogio da Razão.

    2).A Pós-Modernidade Cultural no ocidente: a Morte da Razão. Contributos de Goethe, Novalis, Holderlin, Marx, Freud, Nietzsche, Rimbaud, Pessoa

    3).A mentalidade ocidental e a recepção dos cânones pós-modernos pelos artistas.

    4).Do Romantismo ao Voluntarismo, entre outros trilhos críticos: existencialismo, estruturalismo, vanguardismo, niilismo.

    5).Os tabus mentais e neurocientíficos na base da criatividade ocidental: é ela uma conquista racional ou uma deriva emocional? Colocar assim a questão é ainda partir do dualismo (ou body-mind problem )? A permanência saudável das dúvidas e dilemas.

    6).O Pós-Modernismo e os seus autores plurais: as MasterPieces pós-modernistas

    7).Galeria de Autores/ Peças: investigação e apresentação de casos práticos

  • Objetivos

    Objetivos

        

    Conhecimentos a assimilar:

    1. história das mentalidades no seu dinamismo criativo / destrutivo / metamorfoseante da mesma (mentalidade) 
    2. conceitos fundantes da Modernidade e Pós-Modernidade ocidentais
    3. nexo ou oposição entre interior-exterior, subjectivismo-objectivismo e outras dualidades em tensão
    4. influência dos conceitos e mentalidades na inspiração e na posição artística
    5. mútua contaminação de leituras, textos e hermenêuticas entre a realidade e as Artes

     

    Competências a desenvolver:

    1. compreender e identificar conceitos, temas e problemas da produção artística datada do Pós-Modernismo
    2. avaliar e criticar matriz moderna e pós-moderna da produção artística datada do Pós-Modernismo
    3. situar autores e suas peças na confluência temática da época
    4. apreciar a relação entre a literatura (sobretudo, a poesia) e as artes visuais
    5. reflectir sobre a ambivalente noção «interior-exterior» na sua cumplicidade mútua, geradora da heteronímia artística
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na UC opcional, as metodologias de avaliação recaem com peso equilibrado no professor e no aluno,
    fomentando sobretudo neste a capacidade de diálogo, pensamento crítico, exposição de ideias e defesa
    das mesmas perante argumentação espontânea do público (no caso: colegas e docente). Após nove
    aulas teóricas leccionadas pelo docente, seguem-se seis semanas de Apresentações de Grupos de
    Trabalho, compostos pelos alunos livremente organizados em redor de um tema comum. As aulas
    iniciais, mais reflexivas e conceptuais, implicam porém sempre um pequeno filme, documentário ou
    registo visual sobre o tema da sessão (cfr.planeamento das semanas de aulas). O pretexto deste meio é
    sedimentar de forma visual a cultura transmitida em sala. Por isso, os instrumentos de avaliação são
    vários: a participação activa no debate (30% Nota Final), a apresentação e defesa de um tema em sala
    (40%NF), ainda, o relatório escrito e justificado (30% NF) dessa escolha, podendo este relatório ser um
    trabalho visual

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAUMAN, Z. (1998). O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Brasil: J.Zahar ISBN 9788571104648

    DAMÁSIO, A. (2020). Sentir & Saber. Lisboa: Temas e Debates. ISBN: 9789896445409

    DAMÁSIO, A. (2018) A Estranha Ordem das Coisas. Lisboa: Temas e Debates ISBN: 9789896443344

    FRANÇA, J. A.. (2001) O Modernismo.(in) História da Arte em Portugal. Livros Horizonte: Lisboa

    HEARTNEY, E. (2001) Pós-Modernismo. Ed.Presença: Lisboa ISBN 9789722327466

    HARRISON, C. (2001) Modernismo. Ed.Presença ISBN 9789722326148

    LIPOVETSKY, G. (2016). Da Leveza. Para uma Civilização do Ligeiro. Lisboa: Edições 70 ISBN 9789724418780

    PETERSON, J.B. (2018) - Maps of Meaning, Paperback, Taylor & Francis, UK, ISBN 9780415922227

    PESSOA, F.  (2018) Sobre a Arte Literária. Lisboa: Assírio e Alvim. ISBN 9789723720426

    PREZIOSI, D. (2009) The Art of Art History. UK: Oxford University Press ISBN: 9780199229840

    SCHWANITZ, D. (2012). Cultura: tudo o que é preciso saber. Lisboa: Dom Quixote ISBN 9789722050272

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