Disciplina Corpo, Mão, Face, Olho

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende alargar a expressão mais visual (do corpo humano e suas corporeidades) a uma compreensão personalista da sua intervenção no mundo (próprio e alheio), intervenção essa que implica acção, alteração, mudança e, por vezes, re-criação (do corpo, face, olho e mão: prolongamentos maiores da interioridade humana).

    Esta criação, re-criação ou criatividade pela experiência completa do Eu e do Outro é compreendida pelos fenomenólogos (desde Husserl nos seus processos de intersubjectividade até aos neo-personalistas e neoestruturalistas) enquanto processo estético, atento, ascensional e descensional: faz-se através de uma recepção (mais ou menos contemplativa, mais ou menos activa e performativa) das categorias da alteridade e da identidade. 

    A UC visa, precisamente, a exposição do Corpo, Face, Olho e Mão enquanto espaços de interioridade intersubjectiva (contrariamente a uma visão dimensional ou unívoca).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     1. A estrutura fenomenológica da Comunicação Interpessoal Corpo, Face, Olho, Mão na sua complexidade. Fundamentos cognitivos da sensorialidade, da racionalidade e da intencionalidade humana: sentir, compreender, querer (ou na¿o). Limites da exposic¿a¿o pessoal, a tridimensionalidade: contrastes emoc¿o¿es e afectos, conscie¿ncia/inconscie¿ncia, livre-arbi¿trio, linguagem, corpo, palavra, imagem. A fenomenologia corporal como estrutura de acesso a¿ pessoa.

    2. A estrutura neuronal Corpo, Face, Olho, Mão. Matriz mitolo¿gica na figura do hero¿i / anti-hero¿i: permane¿ncia e influe¿ncia. Limites do na¿o-verbal. Matriz religiosa como transmissa¿o cognitiva voluntarista e transcendentalista. Fundamentalismos e vazios: limites do verbal- Matriz cri¿tico-cienti¿fica, relativista e tecnolo¿gica; Horizontes da cultura ocidental. Modelos e contraste epistemolo¿gico

    3. A fenomenologia da intimidade pessoal no Corpo, Face, Olho e Mão. Leituras de Husserl, Merleau-Ponty, Bergson, Lévinas e Bubber

  • Objetivos

    Objetivos

    São objectivos da UC

    1. identificar a apressentação fenomenológica da pessoa enquanto corpo, face, olho, mão

    2. compreender que a fenomenologia do visual corresponde a uma fenomenologia empírica

    3. aprofundar, no fenómeno humano com sede no corpo, que as experiências empíricas são experiências neuronais

    4. expôr a relação intensa entre a pessoa (artista) e a corporeidade enquanto fenómeno revelador

    5. definir a corporeidade enquanto revelação fenomenológica que o processo artístico capta de modo particular

    Para alcançar estes cinco tópicos, investe-se numa base teórica de materiais filosóficos da escola fenomenológica, nos seus autores principais (Husserl, Merleau-Ponty, Bergson, Lévinas e Bubber, no que concerne a estes temas) 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos responderão a uma Questão Aula após cada sessão

    Esta questão (desafio, pergunta, afirmação, hipótese) visa perceber e avaliar a sua recepção espontânea da matéria da UC

    Só será colocada após a exposição temática do dia, debate sobre a mesma e espaço crítico ou intercambial.

    Se as sessões forem 14 (conforme esperado), os 100% da Nota Final à UC divide-se em 14 percentualidades (ou seja, 14 Questões Aulas, textos individuais escritos pelos Alunos nos últimos 20 minutos de cada sessão). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Todas as obras dos autores visados (Husserl, Merleau-Ponty, Bergson, Lévinas e Bubber) serão convocadas na linha das temáticas Corpo, Face, Olho e Mão.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    MARIA JOÃO SILVEIRA               

    segundas, das 13 às 14h

    outro dia, sempre com marcação solicitada por via prévia (email institucional ou pessoalmente) 

      Espaço Professor

     

     

     

     

     

     

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