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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa informar e desenvolver a capacidade de pensamento critico e estético sobre o mundo e a arte.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-3164
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os principais conceitos constituintes da Estética:
Belo
Feio
Sublime
Horrível
Trágico
Comédia
Sinistro
Arte e pensamento
Estética
Ciência da arte
Teoria da Arte
Filosofia da art
Crítica da arte
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Objetivos
Objetivos
a) determinar o significado do conceito estética.
b) saber distinguir estética, teoria da arte, ciência da arte e filosofia da arte;
c) saber distinguir o que é um juízo de gosto;
d) reconhecer as épocas históricas da reflexão estética;
e) reconhecer as faculdades intervenientes no juízo estético;
f) saber delimitar uma definição de arte;
g) conhecer a crítica como princípio criativo.
h) saber determinar um objecto enquanto objecto artístico.
i) reconhecer o valor arte na cultura ocidental.
j) reconhecer as principais categorias estéticas.
k) reconhecer a arte no seu elemento visual, sonoro, literário e conceptual.
l) reconhecer as crises epocais na definição da arte e da sua função estética.
m) reconhecer o problema entre pensamento e sensação.
n) ser capaz de produzir um discurso sobre um objecto artístico.
m) posicionar-se criticamente sobre a actividade criativa própria.
o) ser capaz de produzir um juízo sobre o que é criatividade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados.
A avaliação segue o ritmo das aulas e naturalmente, a escrita de um trabalho de natureza científica sobre os tópico previamente escolhidos é um elemento para a avaliação quantitativa.
Avaliação: Assiduidade : 10%; Apresentação Oral: 40%; Avaliação final : 50%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENJAMIN, W. (2006). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In A Modernidade. (207-241). Lisboa: Assírio & Alvim.
BOZAL, V. (1999). Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas. Madrid: António Machado.
GREENBERG, C. (1961). Art and Culture. Boston: Beacon Press.
HERNÁNDEZ, D. (2012). A comédia do sublime. Lisboa: Vega.
MOLDER, M. F. (2009). Símbolo, Analogia e Afinidade. Lisboa: Vendaval.
POCHAT, G. (2008), Historia de la estética y la teoría del arte. De la Antigüedad al siglo XIX.
SEDLMAYR, H. (2008). A revolução da arte moderna. Lisboa: Livros do Brasil.
VENTURI, L. (2007). História da crítica de arte. Lisboa: Edções 70.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não