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Disciplina Estética II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa informar e desenvolver a capacidade de pensamento critico e estético sobre o mundo e a arte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os principais conceitos constituintes da Estética:

    Belo

    Feio

    Sublime

    Horrível

    Trágico

    Comédia

    Sinistro

     

    Arte e pensamento

    Estética

    Ciência da arte

    Teoria da Arte

    Filosofia da art

    Crítica da arte

  • Objetivos

    Objetivos

    a) determinar o significado do conceito estética.

    b) saber distinguir estética, teoria da arte, ciência da arte e filosofia da arte;

    c) saber distinguir o que é um juízo de gosto;

    d) reconhecer as épocas históricas da reflexão estética;

    e) reconhecer as faculdades intervenientes no juízo estético;

    f) saber delimitar uma definição de arte;

    g) conhecer a crítica como princípio criativo.

    h) saber determinar um objecto enquanto objecto artístico.

    i) reconhecer o valor arte na cultura ocidental.

    j) reconhecer as principais categorias estéticas.

    k) reconhecer a arte no seu elemento visual, sonoro, literário e conceptual.

    l) reconhecer as crises epocais na definição da arte e da sua função estética.

    m) reconhecer o problema entre pensamento e sensação.

    n) ser capaz de produzir um discurso sobre um objecto artístico.

    m) posicionar-se criticamente sobre a actividade criativa própria.

    o) ser capaz de produzir um juízo sobre o que é criatividade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados.
    A avaliação segue o ritmo das aulas e naturalmente, a escrita de um trabalho de natureza científica sobre os tópico previamente escolhidos é um elemento para a avaliação quantitativa.
    Avaliação: Assiduidade : 10%; Apresentação Oral: 40%; Avaliação final : 50%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BENJAMIN, W. (2006). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In A Modernidade. (207-241). Lisboa: Assírio & Alvim.

    BOZAL, V. (1999). Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas. Madrid: António Machado.

    GREENBERG, C. (1961). Art and Culture. Boston: Beacon Press.

    HERNÁNDEZ, D. (2012). A comédia do sublime. Lisboa: Vega.

    MOLDER, M. F. (2009). Símbolo, Analogia e Afinidade. Lisboa: Vendaval.

    POCHAT, G. (2008), Historia de la estética y la teoría del arte. De la Antigüedad al siglo XIX.

    SEDLMAYR, H. (2008). A revolução da arte moderna. Lisboa: Livros do Brasil.

    VENTURI, L. (2007). História da crítica de arte. Lisboa: Edções 70.

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