filmeu

Disciplina Desenho IV

  • Apresentação

    Apresentação

    ESTA UC É SOBRE RETRATO - DESENHO ARTÍSTICO

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    RETRATO MIMÉTICO e DISTORCIDO: Exercícios gráficos de exploração do cânone e das variações da tradição retratística:

    - AUTO-RETRATO COM MÁSCARA - 4 DESENHOS (A3)

    - AUTO RETRATO - 20 FOTOGRAFIAS MANIPULADAS NUM LIVRO DE ARTISTA onde seja implicada a distinção entre auto-retrato e auto-representação (do próprio ou como outro), verosimilhança,  máscara, o personagem e a caricatura. Exploração da expressão corporal (gestos e atitudes) e facial (emoções). TPC.

    - AUTO-RETRATO NAS 3 IDADES: CRIANÇA (A3), ADOLESCENTE (A2), ADULTO (A1). Para exercítar a ampliação das formas.

    - RETRATO COMO DOCUMENTO: PROJECTO LUSÓFONA - 4 DESENHOS  Atentar à adequação do formato e enquadramentos, à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s) (1:1).

    - AUTO-RETRATO COM ESPELHO PREPARADO: pesquisa ou concretização de superficies reflectoras a partir das quais se realiza uma série de 20 desenhos distorcidos do rosto. Exploração da careta, do exagero, da desproporção e da caricatura.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são:

    Desenvolver capacidades de representação no âmbito do desenho de Retrato com a Revisão e aprofundamento de  conhecimentos específicos no âmbito do desenho, dando continuidade à disciplina de Desenho I, II, III e Figura Humana I, II, III. 

    Desenvolver estratégias de representação gráfica retratando os outros ou o próprio, o que implica a noção aplicada de auto-crítica e distanciamento.

    Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos.

    Estimular a prática quotidiana do desenho.

    Praticar um desenho sustentado em conhecimentos teóricos e numa prática regular.

    Saber aplicar estratégias de representação gráfica no desenho retratístico, nomeadamente:

    - a observação directa (ao espelho e em presença do modelo);

    -observação indirecta (a partir de fotografia).

    Conceber e executar um projeto pessoal de desenho a partir de um desafio temático (retrato).

    - Compreender as relações de escala, proporção e distorção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O acompanhamento dos estudante é tutorial. Os exercícios são apresentados com exemplos de imagens da história da arte para haver um horizonte de expectativa sobre os resultados a atingir por parte dos estudantes. A amplitude de abordagens ao tema do Retrato permite o desdobramento de hipóteses plásticas e de um entendimento sobre a actualização deste género da Pintura. Os estudantes escolhem os seus meios riscadores e os seus soportes de desenho para melhor explorarem os seus interesse individuais. Existem sempre discussões colectivas críticas sobre os tranbalhos em curso com análise swat para maior desenvoltura do vocabulário e do discurso analítico dos estudantes. O grande objectivo é que cada estudante consiga ver nos exercícios uma oportunidade pessoal para o desenvolvimento das suas práticas artísticas e possa expor os resultados nas exposições do DCAM.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARNHEIM, R. (1998). Arte e Perceção Visual, Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora

    BUTLER, C. & ZEGHER, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA

    DAVIDSON, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications

    DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London - New York: Phaidon

    RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação.

    NEW, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press

    RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon

    RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios