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Apresentação
Apresentação
ESTA UC É SOBRE RETRATO - DESENHO ARTÍSTICO
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-3166
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema da UC: RETRATO
2 Exercícios gráfico que exploram o cânone e as variações da tradição retratística:
1 EXERCÍCIO DE AUTO-OBSERVAÇÃO ao espelho. Realização de um conjunto de desenhos (mínimo 20) onde seja implicada a distinção entre auto-retrato e auto-representação (do próprio ou como outro), verosimilhança, máscara, o personagem e a caricatura. Exploração da expressão corporal (gestos e atitudes) e facial (emoções). TPC.
1 EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO DIRECTA DO MODELO. Conjunto de desenhos (mínimo 10) que se assumem como projecto gráfico. Devem seguir 1 das seguintes composições canónicas: retrato colectivo, de corpo inteiro, a ¾, mitológico, figura. Atentar à adequação do formato e enquadramentos, à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s) (1:1).
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver no aluno capacidades de representação no âmbito do desenho
Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho, dando continuidade à disciplina de Desenho I, II, III e Figura Humana I, II e III.
Desenvolver estratégias de representação gráfica retratando os outros ou o próprio, o que implica a noção aplicada de auto-crítica e distanciamento.
Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos
Estimular a prática quotidiana do desenho.
O aluno fica apto a praticar um desenho sustentado em conhecimentos teóricos e numa prática regular; a usar algumas estratégias de representação gráfica no desenho retratístico, nomeadamente a observação directa (ao espelho e em presença do modelo) e indirecta (a partir de fotografia); a conceber e executar um projeto pessoal de desenho a partir de um desafio temático.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A exemplificação e a demonstração de procedimentos e objectivos é estrutural à introdução de cada exercício e faz-se com sugestão bibliográfica e meios audiovisuais. A relação tutorial complementa-se nos comentários críticos em grupo e nas demonstrações aplicadas a cada situação. Espera-se do aluno empenho e capacidade de investigação plástica, rigor no domínio de estratégias gráficas, capacidade de concretização e uma atitude reflexiva e crítica relativamente ao seu trabalho.
A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade e o cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, qualitativa, para cada projeto; e final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (50% cada).
O exame é constituído pela apresentação de todo o trabalho melhorado e concluido
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARNHEIM, R. (1998). Arte e Perceção Visual, Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora
BUTLER, C. & ZEGHER, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA
DAVIDSON, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications
DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London - New York: Phaidon
RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação.
NEW, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press
RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon
RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não