filmeu

Disciplina Desenho IV

  • Apresentação

    Apresentação

    ESTA UC É SOBRE RETRATO - DESENHO ARTÍSTICO
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    RETRATO MIMÉTICO e DISTORCIDO: Exercícios gráficos de exploração do cânone e das variações da tradição retratística: - AUTO-RETRATO COM MÁSCARA - 4 DESENHOS (A3) - AUTO RETRATO - 20 FOTOGRAFIAS MANIPULADAS NUM LIVRO DE ARTISTA onde seja implicada a distinção entre auto-retrato e auto-representação (do próprio ou como outro), verosimilhança,  máscara, o personagem e a caricatura. Exploração da expressão corporal (gestos e atitudes) e facial (emoções). TPC. - AUTO-RETRATO NAS 3 IDADES: CRIANÇA (A3), ADOLESCENTE (A2), ADULTO (A1). Para exercítar a ampliação das formas. - RETRATO COMO DOCUMENTO: PROJECTO LUSÓFONA - 4 DESENHOS  Atentar à adequação do formato e enquadramentos, à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s) (1:1). - AUTO-RETRATO COM ESPELHO PREPARADO: pesquisa ou concretização de superficies reflectoras a partir das quais se realiza uma série de 20 desenhos distorcidos do rosto. Exploração da careta, do exagero, da desproporção e da caricatura.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são: Desenvolver capacidades de representação no âmbito do desenho de Retrato com a revisão e aprofundamento de conhecimentos específicos no âmbito do desenho, dando continuidade à disciplina de Desenho I, II, III e Figura Humana I, II, III.  Desenvolver estratégias de representação gráfica retratando os outros ou o próprio, o que implica a noção aplicada de auto-crítica e distanciamento. Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos. Estimular a prática quotidiana do desenho. Praticar um desenho sustentado em conhecimentos teóricos e numa prática regular. Saber aplicar estratégias de representação gráfica no desenho retratístico, nomeadamente: - a observação directa (ao espelho e em presença do modelo); - observação indirecta (a partir de fotografia). Conceber e executar um projeto pessoal de desenho a partir de um desafio temático (retrato). - Compreender as relações de escala, proporção e distorção.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O acompanhamento dos estudantes é tutorial. Os exercícios são apresentados com exemplos de imagens da história da arte para haver um horizonte de expectativa sobre os resultados a atingir por parte dos estudantes. A amplitude de abordagens ao tema do Retrato permite o desdobramento de hipóteses plásticas e de um entendimento sobre a actualização deste género da Pintura. Os estudantes escolhem os seus meios riscadores e os seus suportes de desenho para melhor explorarem os seus interesse individuais. Existem sempre discussões colectivas críticas sobre os trabalhos em curso com análise swat para maior desenvoltura do vocabulário e do discurso analítico dos estudantes. O grande objectivo é que cada estudante consiga ver nos exercícios uma oportunidade pessoal para o desenvolvimento das suas práticas artísticas e possa expor os resultados nas exposições do DCAM.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARNHEIM, R. (1998). Arte e Perceção Visual, Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora BUTLER, C. & ZEGHER, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA DAVIDSON, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London - New York: Phaidon RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. NEW, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Retrato mimético   50% da nota final

    - AUTO-RETRATO COM MÁSCARA - 4 DESENHOS (A3)

    3 semanas

    1ª avaliação intercalar

     

    2 valores

    - AUTO RETRATO - 20 FOTOGRAFIAS MANIPULADAS NUM LIVRO DE ARTISTA onde seja implicada a distinção entre auto-retrato e auto-representação (do próprio ou como outro), verosimilhança,  máscara, o personagem e a caricatura. Exploração da expressão corporal (gestos e atitudes) e facial (emoções). TPC.

    ao alongo do semestre

    acompanhamento nas avaliações intercalares

    avaliação final

    2 valores
    - AUTO-RETRATO NAS 3 IDADES: CRIANÇA (A3), ADOLESCENTE (A2), ADULTO (A1). Para exercítar a ampliação das formas. 2ª avaliação intercalar 2 valores
    - RETRATO COMO DOCUMENTO: PROJECTO LUSÓFONA - 4 DESENHOS  Atentar à adequação do formato e enquadramentos, à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s) (1:1).

    3 avaliação (avaliação final)

    2 valores
    Exposições Over&Out, Philoxenia, See Throught e Starting Point avaliação final 2 valores
    Retrato alterado e distorcido   50% da nota final

    - AUTO-RETRATO COM ESPELHO PREPARADO: pesquisa ou concretização de superficies reflectoras a partir das quais se realiza uma série de 20 desenhos distorcidos do rosto. Exploração da careta, do exagero, da desproporção e da caricatura.

    1º avaliação intercalar : esboços e pesquisas + superfícies espelhadas

     

    2º avaliação intercalar: ponto de situação

     

    Avaliação final: trabalhos concluídos

    3 valores

     

     

    3 valores

     

     

    3 valores

    Exposições Over&Out, Philoxenia, See Throught e Starting Point

     

    1 valor

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios