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Disciplina Estética I

  • Apresentação

    Apresentação

    Estética é uma UC que visa o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes. Procura o fundamento da experiência estética enquanto experiência corpórea, sustentada com o corpo para lá do corpo, do olhar, do tacto ou das cinestesias sensoriais em geral. Incorpora questões que interessam à biologia, às neurociências, à psicologia e à antropologia filosófica, em geral; nessas questões duvida do estatuto banal da sensorialidade e coloca-o no território instrumental do «eu» e do «caos», procurando a «logos» (ordem) depois de a ter perdido. Esta UC fomenta a convicção de que não há respostas completas, e sim que persistem perguntas por fazer, quer na arte, quer na filosofia, quer na ciência. Aposta no sentido da curiosidade, aliada à complexidade (formal e material), bem como à narrativa criadora / criativa dos Artistas (de todas as áreas). 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é a estética? A impossibilidade estética de responder à pergunta: «o que é a Estética».

    2. Entre o total rigor e a total permissão: a não-definição da Estética não implica a impossibilidade do discurso estético 

    3. A estética como «capacidade de ser impressionado» (a emoção estética)

    4. A estética como «capacidade de impressionar» (a decisão estética)

    5. As competências estéticas do ser humano: quem somos enquanto seres estéticos?

    6. Os passos estéticos do percurso da Estética: como conhecemos enquanto mentes (e mãos) estéticas? 

    7. Sentir e ressentir, ver e olhar, tocar e desprezar, defrontar e iludir, querer e evitar: as manobras do sentimento estético

    8. A impossibilidade do génio, da criação, da sublimação e do sublime: discussões históricas sobre a Meta-Estética

     

  • Objetivos

    Objetivos

    a) determinar o significado do conceito ¿estética¿;

    b) saber distinguir ¿estética¿, ¿teoria da arte¿, ¿ciência da arte¿ e ¿filosofia da arte¿;

    c) saber distinguir o que é um juízo de gosto;

    d) reconhecer as épocas históricas da reflexão estética;

    e) reconhecer as faculdades intervenientes no juízo estético;

    f) saber delimitar uma definição de arte;

    g) conhecer a ¿crítica¿ como princípio criativo

    h) saber determinar um objecto enquanto objecto ¿artístico¿

    i) reconhecer o valor ¿arte¿ na cultura ocidental;

    j) reconhecer as principais categorias estéticas;

    k) reconhecer a arte no seu elemento visual, sonoro, literário e conceptual;

    l) reconhecer as ¿crises¿ epocais na definição da arte e da sua função estética;

    m) reconhecer o problema entre pensamento e sensação;

    n) ser capaz de produzir um discurso sobre um objecto artístico;

    m) posicionar-se criticamente sobre a actividade criativa própria;

    o) ser capaz de produzir um juízo sobre o que é ¿criatividade¿.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Ao ser uma UC de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula expositiva mostra-se necessária. Tal não significa inércia ou não colaboração dos alunos, que são dinamicamente convidados a validar ou interrogar o exposto mediante dinâmicas de participação estabelecidas pela Docente (e que constituem um elemento ponderado na avaliação final do Aluno).

    2. Para melhor acompanhamento reflexivo dos Alunos, facilita-se no Moodle (antes e depois de cada sessão) materiais didácticos pontuais que exercitem os conceitos, termos e textos estudados. Entre esses materiais, destaca-se um manual preparado cada ano pela Docente (RESUMO) totalmente escrito e pensado para o Aluno, que coloca nas suas mãos as mesmas questões das aulas sob diversos pontos de vista, permitindo que o Aluno se identifique ou procure algum deles enquanto «interlocutor privilegiado». 

    3. Antes de cada sessão seguinte, e por princípio, a Docente responde a dúvidas ou pendentes temáticos da aula anterior.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARISTÓTELES (2007). Poética. Lisboa: IN/CM.

    BOZAL, V. (1999). Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas. Madrid: António Machado.

    ECO, U. (2011). Arte e beleza na estética Medieval. Lisboa: Presença.

    HAUSER, A. (2006). O conceito de Barroco. Lisboa: Vega.

    HEGEL, G. W.F.(2006). Estética. Lisboa: Guimarães Editora.

    HUME, D. (2002). O padrão do gosto. In Ensaios Morais, Políticos e Literários. ( 207-228). Lisboa: IN/CM

    KANT, I. (2007). Crítica da Faculdade do Juízo. Lisboa: IN/CM.

    MOXEY, K. (2003). Visual Time. The Image in History. Durham: Duke University Press.

    PLATÃO (2006). Hípias Menor. Lisboa; Edições 70.

    PLATÃO (2007). Hípias Maior. Lisboa: Edições 70.

    POCHAT, G.(2008). Historia de la estética y la teoría del arte. De la Antigüedad al siglo XIX.

    SARGENTO, P. (2015).Forma, Matéria e Presença. Uma leitura concetual da estética e da história da arte entre os sécs. XIX e XX. Lisboa: Chiado.

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