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Apresentação
Apresentação
Estética é uma UC que visa o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes. Procura o fundamento da experiência estética enquanto experiência corpórea, sustentada com o corpo para lá do corpo, do olhar, do tacto ou das cinestesias sensoriais em geral. Incorpora questões que interessam à biologia, às neurociências, à psicologia e à antropologia filosófica, em geral; nessas questões duvida do estatuto banal da sensorialidade e coloca-o no território instrumental do «eu» e do «caos», procurando a «logos» (ordem) depois de a ter perdido. Esta UC fomenta a convicção de que não há respostas completas, e sim que persistem perguntas por fazer, quer na arte, quer na filosofia, quer na ciência. Aposta no sentido da curiosidade, aliada à complexidade (formal e material), bem como à narrativa criadora / criativa dos Artistas (de todas as áreas).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-3493
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é a estética? A impossibilidade estética de responder à pergunta: «o que é a Estética».
2. Entre o total rigor e a total permissão: a não-definição da Estética não implica a impossibilidade do discurso estético
3. A estética como «capacidade de ser impressionado» (a emoção estética)
4. A estética como «capacidade de impressionar» (a decisão estética)
5. As competências estéticas do ser humano: quem somos enquanto seres estéticos?
6. Os passos estéticos do percurso da Estética: como conhecemos enquanto mentes (e mãos) estéticas?
7. Sentir e ressentir, ver e olhar, tocar e desprezar, defrontar e iludir, querer e evitar: as manobras do sentimento estético
8. A impossibilidade do génio, da criação, da sublimação e do sublime: discussões históricas sobre a Meta-Estética
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Objetivos
Objetivos
a) determinar o significado do conceito ¿estética¿;
b) saber distinguir ¿estética¿, ¿teoria da arte¿, ¿ciência da arte¿ e ¿filosofia da arte¿;
c) saber distinguir o que é um juízo de gosto;
d) reconhecer as épocas históricas da reflexão estética;
e) reconhecer as faculdades intervenientes no juízo estético;
f) saber delimitar uma definição de arte;
g) conhecer a ¿crítica¿ como princípio criativo
h) saber determinar um objecto enquanto objecto ¿artístico¿
i) reconhecer o valor ¿arte¿ na cultura ocidental;
j) reconhecer as principais categorias estéticas;
k) reconhecer a arte no seu elemento visual, sonoro, literário e conceptual;
l) reconhecer as ¿crises¿ epocais na definição da arte e da sua função estética;
m) reconhecer o problema entre pensamento e sensação;
n) ser capaz de produzir um discurso sobre um objecto artístico;
m) posicionar-se criticamente sobre a actividade criativa própria;
o) ser capaz de produzir um juízo sobre o que é ¿criatividade¿.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Ao ser uma UC de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula expositiva mostra-se necessária. Tal não significa inércia ou não colaboração dos alunos, que são dinamicamente convidados a validar ou interrogar o exposto mediante dinâmicas de participação estabelecidas pela Docente (e que constituem um elemento ponderado na avaliação final do Aluno).
2. Para melhor acompanhamento reflexivo dos Alunos, facilita-se no Moodle (antes e depois de cada sessão) materiais didácticos pontuais que exercitem os conceitos, termos e textos estudados. Entre esses materiais, destaca-se um manual preparado cada ano pela Docente (RESUMO) totalmente escrito e pensado para o Aluno, que coloca nas suas mãos as mesmas questões das aulas sob diversos pontos de vista, permitindo que o Aluno se identifique ou procure algum deles enquanto «interlocutor privilegiado».
3. Antes de cada sessão seguinte, e por princípio, a Docente responde a dúvidas ou pendentes temáticos da aula anterior.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARISTÓTELES (2007). Poética. Lisboa: IN/CM.
BOZAL, V. (1999). Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas. Madrid: António Machado.
ECO, U. (2011). Arte e beleza na estética Medieval. Lisboa: Presença.
HAUSER, A. (2006). O conceito de Barroco. Lisboa: Vega.
HEGEL, G. W.F.(2006). Estética. Lisboa: Guimarães Editora.
HUME, D. (2002). O padrão do gosto. In Ensaios Morais, Políticos e Literários. ( 207-228). Lisboa: IN/CM
KANT, I. (2007). Crítica da Faculdade do Juízo. Lisboa: IN/CM.
MOXEY, K. (2003). Visual Time. The Image in History. Durham: Duke University Press.
PLATÃO (2006). Hípias Menor. Lisboa; Edições 70.
PLATÃO (2007). Hípias Maior. Lisboa: Edições 70.
POCHAT, G.(2008). Historia de la estética y la teoría del arte. De la Antigüedad al siglo XIX.
SARGENTO, P. (2015).Forma, Matéria e Presença. Uma leitura concetual da estética e da história da arte entre os sécs. XIX e XX. Lisboa: Chiado.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não