filmeu

Disciplina Desenho V

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos experimentam a criação de uma linguagem gráfica abstracta, entendida como um discurso visual autónomo, desvinculado da figuração.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Caminhos da Abstração - Enquadramento histórico do surgimento da abstração na história da arte e desenvolvimentos recentes.

     

    Estratégias e fundamentos da expressão gráfica - ponto, linha, mancha.

     

    Projeto I -  Da representação à abstração. Ver de outra forma - execução de uma série de desenhos a partir da observação de matérias várias ao microscópio. Criação de um livro de artista de dimensões padronizadas, definidas pela docente.

     

    Projeto II - Projeto pessoal - desenvolvimento de uma linguagem visual autónoma, explorando um sistema de elementos óticos sem relação com o mundo real. Projeto individual a definir entre cada aluno e a docente.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer percursos de vários artistas no processo de emancipação da referencialidade ¿ dos pioneiros da abstração aos seus continuadores no séc. XX e XXI. Promover a prática do desenho enquanto discurso visual autónomo, a partir do conhecimento de modos de atuação plástica, gráfica e pictórica de artistas abstratos.

     

    Desenvolver no aluno capacidades projetuais no âmbito do desenho Enriquecer e aprofundar o universo plástico de cada aluno Aprofundar linguagens gráficas próprias de cada aluno

    Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana do desenho

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Requer-se autonomia e experimentação na investigação plástica, com acompanhamento docente. Encoraja-se o cruzamento de fronteiras disciplinares, ao partir do visionamento e registo fotográfico de matérias ao microscópio nos laboratórios da universidade. A criação de imagens próprias é a base da pesquisa e desenvolvimento gráfico. A docente comenta regularmente este processo, apresentando referências pertinentes. A nota final expressa o cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de forma contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas), intermédia e final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (60% Projeto I; 40% Projeto II). Se aluno optar pelo uso de meios digitais, terá de ser mostrado o seu processo de conceção (layers). Por cada imagem criada de forma tradicional, devem apresentar-se 4 imagens digitais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century . NY: MoMA

    Chorpening, Kelly, and Rebecca Fortnum. A Companion to Contemporary Drawing. Hoboken, Nj Wiley-Blackwell, 2020.

    Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques for Today's Fine Artists. NY: Watson-Guptil

    Lind, Maria (ed). (2015) Abstraction, Documents of Contemporary Art . London: Whitechapel Gallery

    Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra

    Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London,  NY: Phaidon

    Sale, T. & Betti, C. (2008). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Thompson Tracey (2007). Drawing now - between the lines of contemporary art . London: I.B.Tauris

    Tracey (2015). Drawing Ambiguity: Beside the Lines of Contemporary Art Paperback . London: I.B.Tauris

    Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing . London, NY: Phaidon

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios