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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina os alunos experimentam a criação de uma linguagem gráfica abstracta, entendida como um discurso visual autónomo, desvinculado da figuração.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-3689
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Caminhos da Abstração - Enquadramento histórico do surgimento da abstração na história da arte e desenvolvimentos recentes.
Estratégias e fundamentos da expressão gráfica - ponto, linha, mancha.
Projeto I - Da representação à abstração. Ver de outra forma - execução de uma série de desenhos a partir da observação de matérias várias ao microscópio. Criação de um livro de artista de dimensões padronizadas, definidas pela docente.
Projeto II - Projeto pessoal - desenvolvimento de uma linguagem visual autónoma, explorando um sistema de elementos óticos sem relação com o mundo real. Projeto individual a definir entre cada aluno e a docente.
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Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer percursos de vários artistas no processo de emancipação da referencialidade ¿ dos pioneiros da abstração aos seus continuadores no séc. XX e XXI. Promover a prática do desenho enquanto discurso visual autónomo, a partir do conhecimento de modos de atuação plástica, gráfica e pictórica de artistas abstratos.
Desenvolver no aluno capacidades projetuais no âmbito do desenho Enriquecer e aprofundar o universo plástico de cada aluno Aprofundar linguagens gráficas próprias de cada aluno
Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana do desenho
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Requer-se autonomia e experimentação na investigação plástica, com acompanhamento docente. Encoraja-se o cruzamento de fronteiras disciplinares, ao partir do visionamento e registo fotográfico de matérias ao microscópio nos laboratórios da universidade. A criação de imagens próprias é a base da pesquisa e desenvolvimento gráfico. A docente comenta regularmente este processo, apresentando referências pertinentes. A nota final expressa o cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de forma contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas), intermédia e final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre. A avaliação final resulta da apreciação dos dois projetos (60% Projeto I; 40% Projeto II). Se aluno optar pelo uso de meios digitais, terá de ser mostrado o seu processo de conceção (layers). Por cada imagem criada de forma tradicional, devem apresentar-se 4 imagens digitais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century . NY: MoMA
Chorpening, Kelly, and Rebecca Fortnum. A Companion to Contemporary Drawing. Hoboken, Nj Wiley-Blackwell, 2020.
Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques for Today's Fine Artists. NY: Watson-Guptil
Lind, Maria (ed). (2015) Abstraction, Documents of Contemporary Art . London: Whitechapel Gallery
Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra
Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London, NY: Phaidon
Sale, T. & Betti, C. (2008). Drawing: A Contemporary Approach. Belmont: Thompson Tracey (2007). Drawing now - between the lines of contemporary art . London: I.B.Tauris
Tracey (2015). Drawing Ambiguity: Beside the Lines of Contemporary Art Paperback . London: I.B.Tauris
Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing . London, NY: Phaidon
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não