-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina os alunos desenvolvem competências no âmbito da representação em perspetiva, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-3696
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ddesdobramentos recentes.
Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço real e espaço pictórico; indicadores de profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala humana, valores tonais, detalhes.
Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela)
Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas desenhadas por cada elemento seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo).
Projecto III - Álbum fotográfico: o espaço interior como auto-retrato. apresentado na forma de livro de artista.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver no aluno capacidades de representação no âmbito do desenho
Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às disciplinas de Desenho I e II.
Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior
Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica
Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos
Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar em projetos de desenho artístico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Cada projeto é iapresentado com exemplos dados por meios audiovisuais, facultando aos estudantes, os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento.
O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular ao projeto em curso, em pontuais demonstrações práticas e na apresentação das referências consideradas pertinentes.
Avaliação contínua e final:
10% (2 valores) comparência obrigatória a 75% das aulas, pontualidade, participação nas discussões críticas de grupo e no projecto colectivo, apresentação do trabalho com critérios de exposição.
Avaliação intercalar
50% Projecto I - 5 desenhos A1 (10 valores = 2 valores cada desenho)
20% Projecto II - macro desenho colectivo (3 valores cada desenho do painel + 1 valor painel inteiro)
20% Projecto III - fotografia e desenho: o espaço interior na relação entre espaço intímo e autorretrato (4 valores)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA
Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications
Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon
Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona
Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra
Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra
Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra.
New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press
Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não