filmeu

Disciplina Desenho III

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina o estudante desenvolve competências no âmbito da representação do espaço arquitectónico, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ desdobramentos recentes. Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço real e espaço de representação: profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala, valores tonais, detalhes. Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela). Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas A1 desenhadas por cada elemento do grupo seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo). Projecto III - Álbum (foto-) gráfico: o espaço interior como auto-retrato. Apresentação de livro de artista. Portefólio.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são: Desenvolver no estudante capacidades de representação no âmbito do desenho artísticos Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às UC de Desenho I e II. Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica  Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar (inicial) em projetos de desenho artístico
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A aulas são de quatro horas e permitem o acompanhamento tutorial dos trabalhos em curso, bem como a discussão crítica realizada por todos no final da aula sobre o trabalho concretizado. Estes debates permitem o enriquecimento do vocabulário específico e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada à análise das imagens. Nestas aulas, o estudante escolhe os meios riscadores com que quer explorar os seus desenhos, se bem que há uma sugestão prévia por parte da professora. Dada a extensão da aula (4 horas) o estudante trabalha ao seu ritmo e compreende a aula como um espaço de atelier onde há momentos de intensa concentração, momentos de pausa, momentos de curiosidade sobre o que está a ser concretizado pelos colegas, momentos de tutoria atendendo ao que cada estudante está a desenvolver. A avaliação intercalar acontece no final de cada exercício/projecto e na avaliação final escolhe-se os melhores trabalhos para expor.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra. New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon    
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliações intercalares:

    Projecto I - 5 desenhos A1 + participação dos debates críticos

    Projecto III - O espaço íntimo como autorretrato: fotografia e desenho. Livro de artista. Trabalho individual em autonomia.

    semana 1 a 11

    1 desenho avaliado a cada duas semanas

     

    avaliação qualitativa

     

    Avaliação intercalar:

    Projecto II - macro desenho colectivo + participação dos debates críticos

    Trabalho colectivo e individual

    Projecto III - O espaço íntimo como autorretrato: fotografia e desenho. Livro de artista. Trabalho individual em autonomia

     

    semana 14

     

    realizado durante o semestre (tpc) com acompanhamento tutorial em sala de aula. A apresentar finalizado na avaliação final (última aula do semestre)

    avaliação qualitativa

    Avaliação final:

    Apresentação de todos os Projetos concretizados + Portefólio diital

    semana 15

    avaliação quantitativa

    Avaliação final:

    Projecto I - 5 desenhos A1

    Projecto II - macro desenho colectivo

     

    Projecto III - O espaço íntimo como autorretrato

    Portfólio

     

    avaliação quantitativa

    2 valores cada desenho A1

    2 valores (desenho individual) +

    1 valor (painel de grupo)

    4 valores

    3 valores

     

    A avaliação contínua tem como critérios: a assiduidade (vir sempre) às aulas, a pontualidade (chegar à hora de inicio da aula e sair no final da aula), a boa relação com os colegas, o cuidado com a limpeza dos materiais e equipamentos da sala de aula, o respeito entre todos, a participação nas actividades coletivas, designadamente, as discussões críticas de grupo, as montagens, desmontagens, transportes e vigilâncias das exposições do semestre.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria