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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina o estudante desenvolve competências no âmbito da representação do espaço arquitectónico, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-3696
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ desdobramentos recentes.
Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior.
Espaço real e espaço de representação: profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala, valores tonais, detalhes.
Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela).
Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas A1 desenhadas por cada elemento do grupo seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo).
Projecto III - Álbum (foto-) gráfico: o espaço interior como auto-retrato. Apresentação de livro de artista.
Portefólio.
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos são:
Desenvolver no estudante capacidades de representação no âmbito do desenho artísticos
Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às UC de Desenho I e II.
Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior
Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica
Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos
Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar (inicial) em projetos de desenho artístico
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A aulas são de quatro horas e permitem o acompanhamento tutorial dos trabalhos em curso, bem como a discussão crítica realizada por todos no final da aula sobre o trabalho concretizado. Estes debates permitem o enriquecimento do vocabulário específico e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada à análise das imagens. Nestas aulas, o estudante escolhe os meios riscadores com que quer explorar os seus desenhos, se bem que há uma sugestão prévia por parte da professora. Dada a extensão da aula (4 horas) o estudante trabalha ao seu ritmo e compreende a aula como um espaço de atelier onde há momentos de intensa concentração, momentos de pausa, momentos de curiosidade sobre o que está a ser concretizado pelos colegas, momentos de tutoria atendendo ao que cada estudante está a desenvolver. A avaliação intercalar acontece no final de cada exercício/projecto e na avaliação final escolhe-se os melhores trabalhos para expor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA
Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications
Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon
Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona
Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra
Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra
Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra.
New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press
Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não