Disciplina Desenho III

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos desenvolvem competências no âmbito da representação em perspetiva, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ddesdobramentos recentes.

    Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço real e espaço pictórico; indicadores de profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala humana, valores tonais, detalhes.

    Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela)

    Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas desenhadas por cada elemento seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo).

    Projecto III - Álbum fotográfico: o espaço interior  como auto-retrato. apresentado na forma de livro de artista.

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver no aluno capacidades de representação no âmbito do desenho

    Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às disciplinas de Desenho I e II.

    Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior

    Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica 

    Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos

    Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar em projetos de desenho artístico

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Cada projeto é iapresentado com exemplos dados por meios audiovisuais, facultando aos estudantes, os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento.

    O acompanhamento individual traduz-se no comentário regular ao projeto em curso, em pontuais demonstrações práticas e na apresentação das referências consideradas pertinentes.

    Avaliação contínua e final: 

    10% (2 valores)  comparência obrigatória a 75% das aulas, pontualidade, participação nas discussões críticas de grupo e no projecto colectivo, apresentação do trabalho com critérios de exposição.

    Avaliação intercalar

    50% Projecto I - 5 desenhos A1 (10 valores = 2 valores cada desenho)

    20% Projecto II - macro desenho colectivo (3 valores cada desenho do painel + 1 valor painel inteiro)

    20% Projecto III - fotografia e desenho: o espaço interior na relação entre espaço intímo e autorretrato (4 valores)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA

    Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications

    Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon

    Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona

    Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra

    Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra

    Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra.

    New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press

    Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios