filmeu

Disciplina Desenho III

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina os alunos desenvolvem competências no âmbito da representação em perspetiva, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ddesdobramentos recentes.

    Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço real e espaço de representação: profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala, valores tonais, detalhes.

    Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela).

    Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas A1 desenhadas por cada elemento do grupo seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo).

    Projecto III - Álbum (foto)gráfico: o espaço interior como auto-retrato. Apresentação na forma de livro de artista.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são:

    Desenvolver no estudante capacidades de representação no âmbito do desenho artísticos

    Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às UC de Desenho I e II.

    Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior

    Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica 

    Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos

    Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar (inicial) em projetos de desenho artístico

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A aulas são de quatro horas e permitem o acompanhamento tutorial dos tranalhos em curso , bem como a discussão crítica realizada por todos no final da aula sobre o trabalho concretizado. Estes debates permitem o enriquecimento do vocabulátio específico e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada à análise das imagens. Nestas aulas, os estudantes escolhem os meios riscadores com que querem expolrar os seus desenhos, se bem que há uma sugestão prévia por parte do professor. Dada a extensão da aula (4 horas) os estudantes trabalham ao seu ritmo e compreendem a aula como um espaço de atelier onde há momentos de intensa concentração, momentos de pausa, momentos de curiosidade sobre o que está a ser concretizado pelos colegas, momentos de apresentação de exemplos da história da arte, sobretudo, atendendo de modo pertinente ao que os estudantes estão a desenvolver. A avaliação intercalar acontece no final de cada exercício e na avaliação final escolhem-se os melhores trabalhos para expor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA

    Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications

    Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon

    Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona

    Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra

    Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra

    Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra.

    New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press

    Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios