Disciplina Desenho II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é sobre Desenho de Paisagem e desenvolve o modo de olhar o mundo e os modos de representar esse mundo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O tema do semestre é Paisagem. Os conteúdos da UC são:

    1. Noção de Paisagem:

    - enquadramento histórico

    - desdobramentos e desenvolvimentos recentes.

    2. A importância da perspetiva linear e da perspetiva aérea como estratégias de representação gráfica no desenho de Paisagem:

    - o espaço real e espaço gráfico;

    - indicadores de profundidade;

    - composição e estrutura;

    - escala;

    - valores tonais;

    - detalhes.

    Exercícios:

    - 4 desenhos sobre papel A2 a partir de observação de uma imagem selecionada pelo aluno nas técnicas grafite, lápis de cor,  aguarela e tinta da china (aguada e/ou caneta).

    - 30 desenhos ao ar livre sobre Paisagem – sketching – para um Diário Gráfico (2 desenhos por semana).

  • Objetivos

    Objetivos

    É obetivo desta UC:

    - Estimular o interesse pelo desenho de paisagem e desenvolver no aluno as  capacidades de representação gráfica

    - Desenvolver as estratégias de representação gráfica no desenho de paisagem

    - Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade à disciplina de Desenho I

    - Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos (diário gráfico como projecto individual)

    - Estimular a prática quotidiana do desenho

     

    No final desta UC, os estudantes devem:

    - Dominar meios gráficos próprios do desenho, pela aprendizagem e aplicação de técnicas gráficas (aguadas e riscadores) como a grafite, o lápis de cor, a aguarela e a tinta da china.

    - Desenvolver desenhos pela observação directa e por processos de transferência de imagem manuais

    - Desenvolver autonomia estética e artística através da realização autoral de um diário gráfico que coincide com a ideia de um caderno de viagens

    - Compreender a paisagem como conceito e como género

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Cada exercício é introduzido com exemplos de obras realizadas nas técnicas a desenvolver e uma explicação dos procedimentos com demonstração.

    O acompanhamento individual permite a resolução de problemas de execução e aplicação de soluções gráficas adequadas na transposição de cada imagem para cada técnica. Os 5 exercícios exigem empenho e capacidade de investigação plástica, rigor no domínio de estratégias gráficas, capacidade de concretização e uma atitude reflexiva e crítica.

    A avaliação processa-se de três formas:

    - contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas, pontualidade: 2 valores)

    - intermédia (qualitativa) para cada desenho

    - final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre:

    - 4 desenhos A2 (3,5 valores, cada)

    - Caderno de viagens (4 valores).

    A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade e o cumprimento dos objetivos da UC.

    Com nota inferior a 10, o aluno vai a exame para a apresentação de todos os trabalhos do semestre finalizados + 1 exercício.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon

    ELIAS, H. & VASCONCELOS, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona

    NEW, J. (2005). Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press

    POIRIER, M. (2008). Landscope: Landscape and Contemporary Drawing. Paris: Black Jack Editions

    RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London, New York: Phaidon

    STOUT, K. (2015). Contemporary Drawing: From the 1960s to Now. London: Tate Publishing

    SULLIVAN, C. (2014). Drawing the landscape. New Jersey: Wiley

    WILLENBRINK, M.; WILLENBRINK, M. (2013) Drawing Nature for the Absolute Beginner: A Clear & Easy Guide to Drawing Landscapes & Nature. Ohio: F&W Publications

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios