-
Apresentação
Apresentação
Esta UC é sobre Desenho de Paisagem e desenvolve o modo de olhar o mundo e os modos de representar esse mundo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-507
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O tema do semestre é Paisagem. Os conteúdos da UC são:
1. Noção de Paisagem:
- enquadramento histórico
- desdobramentos e desenvolvimentos recentes.
2. A importância da perspetiva linear e da perspetiva aérea como estratégias de representação gráfica no desenho de Paisagem:
- o espaço real e espaço gráfico;
- indicadores de profundidade;
- composição e estrutura;
- escala;
- valores tonais;
- detalhes.
Exercícios:
- 4 desenhos sobre papel A2 a partir de observação de uma imagem selecionada pelo aluno nas técnicas grafite, lápis de cor, aguarela e tinta da china (aguada e/ou caneta).
- 30 desenhos ao ar livre sobre Paisagem – sketching – para um Diário Gráfico (2 desenhos por semana).
-
Objetivos
Objetivos
É obetivo desta UC:
- Estimular o interesse pelo desenho de paisagem e desenvolver no aluno as capacidades de representação gráfica
- Desenvolver as estratégias de representação gráfica no desenho de paisagem
- Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade à disciplina de Desenho I
- Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos (diário gráfico como projecto individual)
- Estimular a prática quotidiana do desenho
No final desta UC, os estudantes devem:
- Dominar meios gráficos próprios do desenho, pela aprendizagem e aplicação de técnicas gráficas (aguadas e riscadores) como a grafite, o lápis de cor, a aguarela e a tinta da china.
- Desenvolver desenhos pela observação directa e por processos de transferência de imagem manuais
- Desenvolver autonomia estética e artística através da realização autoral de um diário gráfico que coincide com a ideia de um caderno de viagens
- Compreender a paisagem como conceito e como género
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Cada exercício é introduzido com exemplos de obras realizadas nas técnicas a desenvolver e uma explicação dos procedimentos com demonstração.
O acompanhamento individual permite a resolução de problemas de execução e aplicação de soluções gráficas adequadas na transposição de cada imagem para cada técnica. Os 5 exercícios exigem empenho e capacidade de investigação plástica, rigor no domínio de estratégias gráficas, capacidade de concretização e uma atitude reflexiva e crítica.
A avaliação processa-se de três formas:
- contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas, pontualidade: 2 valores)
- intermédia (qualitativa) para cada desenho
- final, quantitativa, incidindo sobre todo o trabalho do semestre:
- 4 desenhos A2 (3,5 valores, cada)
- Caderno de viagens (4 valores).
A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade e o cumprimento dos objetivos da UC.
Com nota inferior a 10, o aluno vai a exame para a apresentação de todos os trabalhos do semestre finalizados + 1 exercício.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DEXTER, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon
ELIAS, H. & VASCONCELOS, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona
NEW, J. (2005). Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press
POIRIER, M. (2008). Landscope: Landscape and Contemporary Drawing. Paris: Black Jack Editions
RATTEMEYER, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London, New York: Phaidon
STOUT, K. (2015). Contemporary Drawing: From the 1960s to Now. London: Tate Publishing
SULLIVAN, C. (2014). Drawing the landscape. New Jersey: Wiley
WILLENBRINK, M.; WILLENBRINK, M. (2013) Drawing Nature for the Absolute Beginner: A Clear & Easy Guide to Drawing Landscapes & Nature. Ohio: F&W Publications
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não