Disciplina Desenho I

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao Desenho artístico como prática artística autónoma com uma aproximação a partir de exercícios de observação que exigem a exploração de meios gráficos próprios, a compreensão de  processos e métodos e ainda o entendimento do desenho enquanto projeto artístico. O tema desta UC é a Natureza-morta e, neste contexto, são realizados os seguintes exercícios:

    - Exercícios de libertação de constrangimentos

    - Exercícios diagramáticos

    - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição)

    - Exercícios de volumetria

    - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas.

    Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. - Exercícios de libertação de constrangimentos ( expressão livre de exploração do suporte e dos meios riscadores ainda sem referente ou modelo)

    2. - Exercícios diagramáticos ( desenhar as formas geometrizadas que envolvem os objectos e dar-lhes uma expressão de transparência)

    3. - Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição desenhando objectos concretos)

    4. - Exercícios de volumetria (compreender o volume e a ocupação do espaço pelos objectos representando-lhes as sombras próprias e projectadas)

    5. - Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas (idem mas considerando o espaço envolvente do objecto e a sua relação de escala)

    6.  

      Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana sobre um único objecto eleito, explorando ao máximo as suas potêncialidades gráficas)

  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo desta disciplina de Desenho I é saber codificar, através da linguagem gráfica (ponto, linha, mancha), o(s) objecto(s) observados directamente. Aplicar o contraste (claro/escuro), saber projectar em profundidade por aplicação da perspectiva e por sobreposição de planos, distinguir como se faz o registo gráfico das formas iluminadas e das em sombra. Saber fazer um enquadramento atendendo à relação forma/fundo. Conhecer estratégias de representação gráfica e explorar, experimentar e descobrir procedimentos artísticos gráficos e , neste movimento, iniciar uma tomada de decisão de âmbito mais autoral, ou seja, compreender as linguagens gráficas que são mais úteis para cada projecto a desenvolver. Absorver uma prática quotidiana de desenhar.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação e explicação de métodos que ajudam a desenvolver cada grupo de exercícios.

    Privilegia-se o contacto professor/estudante numa relação tutorial.

    Critérios de Avaliação: cumprimento dos objectivos de cada exercício com concretização rigorosa das metodologias; demonstração da qualidade da observação utilizando diferentes tipologias de representação gráfica; entendimento dos modos constitutivos dos diferentes registos gráficos e seu domínio técnico como meio de representação; conhecimento do património histórico do desenho; capacidade para organizar e sistematizar o trabalho através da obediência ao tempo de execução de cada exercício; envolvimento e empenho no trabalho individual em autonomia; capacidade de reflexão e autocrítica.

    O método de avaliação é contínuo e presencial (75%). Cada exercício terminado tem avaliação de diagnóstico com discussão crítica. A avaliação final resulta da apreciação integral: 15% cada exercício e 25% Projeto Pessoal. Exame em 2ª época.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV - Entre linhas. Desenho na colecção da Fundação Luso-Americana Lisboa. Culturgest. Lisboa. 2005.

    • CARNEIRO, A. -  Campo, Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações. Porto. 1995.

    • COZENS, A. - A New Method of Landscape. Paddington Press. London. 1997.

    • EDWARDS, B. - Desenhando com o lado direito do Cérebro. Rio de Janeiro. Ediouro Publicações. 2000

    • EDWARDS, B. - Desenhando com o Artista Interior. São Paulo. Editora Claridade. 2002.

      MATOS, L. A. - Desenhos do Séc. XIX. Porto. FBAUP. (s.d.)

      MOLINA, J. J. G. - Las Lecciones del Dibujo. Madrid. Cátedra. 1995

      MOLINA, J. J. G. - Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra.1999

      MOLINA, J. J. G. - Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid. Cátedra. 2002

      MOLINA, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. - El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid. Cátedra. 2001.

      SALE, T., BETTI, C. - Drawing ¿ A Contemporary Aproach. Belmont. Thomson. 2004

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios