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Apresentação
Apresentação
Introdução ao Desenho artístico como prática autónoma A aproximação é realizada a partir de exercícios de observação que exigem a exploração dos meios gráficos próprios ao desenho, a compreensão dos processos e métodos para desenhar e o entendimento do desenho enquanto projeto artístico.
O tema desta UC é a Natureza-morta e, neste contexto, são realizados os seguintes exercícios em sala de aula:
- Exercícios de libertação de constrangimentos: desenhar com a mão não-dominante;
- Desenhos colectivos: composições com a escala e o posicionamento dos objectos;
- Exercícios diagramáticos;
- Exercícios de exploração da linguagem gráfica através da experimentação de materiais riscadores e de suporte de inscrição;
- Exercícios de volumetria: representação de sombras próprias e sombras projetadas;
- Desenhos de contorno e silhueta;
- Desenho do todo e do pormenor;
- Desenho de texturas de superfície.
Exercício em casa: 30 desenhos A4 ou A3 sobre 2 objectos, um orgânico e um inorgânico (30 + 30)
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-65
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta UC são:
Em sala de aula:
- Exercícios de libertação de constrangimentos com a mão não-dominante e exploração de suportes e meios riscadores ainda sem referente ou modelo;
- Exercícios diagramáticos e de contorno: desenhar as formas geometrizadas que envolvem os objectos e dar-lhes uma expressão de transparência;
- Exercícios de exploração da linguagem gráfica: experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição desenhando objectos concretos;
- Exercícios de volumetria: compreender o volume e a ocupação do espaço pelos objectos representando-lhes as sombras próprias e projectadas;
- Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas: considerando o espaço envolvente do objecto e a sua relação de escala;
TPC:
- Diário Gráfico 30 desenhos de objecto orgânico + 30 desenhos de objecto inorgânico único, explorando ao máximo as suas potêncialidades gráficas.
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos da UC Desenho I são:
- Saber codificar, através da linguagem gráfica (ponto, linha, mancha), o(s) objecto(s) observados directamente
- Aplicar contraste (claro/escuro)
- SProjectar em profundidade por aplicação da perspectiva e por sobreposição de planos.
- Distinguir como se faz o registo gráfico das formas iluminadas e em sombra.
- Saber fazere explorar um enquadramento atendendo à relação forma/fundo.
- Conhecer estratégias de representação gráfica para explorar, experimentar e descobrir procedimentos artísticos gráficos e, neste movimento, iniciar uma tomada de decisão de âmbito mais autoral - compreender as linguagens gráficas que são mais úteis para cada projecto a desenvolver de acordo com interesses pessoais.
- Desenvolver o hábito quotidiano de desenhar.
- Desenvolver um conjunto de desenhos de observação com qualidade para integrar um portefólio e as exposições da Licenciatura.
- Desenvolver um discurso técnico (vocabulário) no âmbito das artes através da crítica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de 2 horas com uma docente mais 2 horas com outra docente: num bloco de 2h os estudantes realizam desenhos sobre objectos específicos (penas, talheres, peluches, etc.) cujos materiais desafiam a representação codificada pelo desenho designadamente de ordem mimética. Noutro bloco de aulas, os desenhos incidem sobre conjuntos de objectos. Estes desenhos exibem objectos que os estudantes escolhem e outros que se encontram em sala de aula, misturando objectos familiares e não familiares; questionam-se os enquadramentos e a escala de representação. No final das aulas realizam-se debates críticos colectivos sobre os desenhoe realizados para praticar e apurar o vocabulário e o discurso dos estudantes.
Um 3º conjunto de desenhos é realizado em autonomia e apresentado em sala de aula para discussão crítica. Este conjunto de desenhos incide sobre dois objectos: um orgânico e outro inorgânico.
Cada aula funciona como um momento de avaliação reforçado pelo debate colectivo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV - Entre linhas. Desenho na colecção da Fundação Luso-Americana Lisboa. Culturgest. Lisboa. 2005.
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CARNEIRO, A. - Campo, Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações. Porto. 1995.
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COZENS, A. - A New Method of Landscape. Paddington Press. London. 1997.
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EDWARDS, B. - Desenhando com o lado direito do Cérebro. Rio de Janeiro. Ediouro Publicações. 2000
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EDWARDS, B. - Desenhando com o Artista Interior. São Paulo. Editora Claridade. 2002.
MATOS, L. A. - Desenhos do Séc. XIX. Porto. FBAUP. (s.d.)
MOLINA, J. J. G. - Las Lecciones del Dibujo. Madrid. Cátedra. 1995
MOLINA, J. J. G. - Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra.1999
MOLINA, J. J. G. - Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid. Cátedra. 2002
MOLINA, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. - El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid. Cátedra. 2001.
SALE, T., BETTI, C. - Drawing ¿ A Contemporary Aproach. Belmont. Thomson. 2004
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não