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Apresentação
Apresentação
Introdução ao Desenho artístico como prática artística autónoma com uma aproximação a partir de exercícios de observação que exigem a exploração de meios gráficos próprios, a compreensão de processos e métodos e ainda o entendimento do desenho enquanto projeto artístico. O tema desta UC é a Natureza-morta e, neste contexto, são realizados os seguintes exercícios:
- Exercícios de libertação de constrangimentos
- Exercícios diagramáticos
- Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição)
- Exercícios de volumetria
- Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas.
Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana)
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-65
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
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- Exercícios de libertação de constrangimentos ( expressão livre de exploração do suporte e dos meios riscadores ainda sem referente ou modelo)
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- Exercícios diagramáticos ( desenhar as formas geometrizadas que envolvem os objectos e dar-lhes uma expressão de transparência)
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- Exercícios de exploração da linguagem gráfica (experimentação de materiais riscadores e suporte de inscrição desenhando objectos concretos)
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- Exercícios de volumetria (compreender o volume e a ocupação do espaço pelos objectos representando-lhes as sombras próprias e projectadas)
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- Perspectiva linear, sombras próprias e sombras projetadas (idem mas considerando o espaço envolvente do objecto e a sua relação de escala)
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Projeto Pessoal: Diário Gráfico (dois desenhos por semana sobre um único objecto eleito, explorando ao máximo as suas potêncialidades gráficas)
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Objetivos
Objetivos
O objectivo desta disciplina de Desenho I é saber codificar, através da linguagem gráfica (ponto, linha, mancha), o(s) objecto(s) observados directamente. Aplicar o contraste (claro/escuro), saber projectar em profundidade por aplicação da perspectiva e por sobreposição de planos, distinguir como se faz o registo gráfico das formas iluminadas e das em sombra. Saber fazer um enquadramento atendendo à relação forma/fundo. Conhecer estratégias de representação gráfica e explorar, experimentar e descobrir procedimentos artísticos gráficos e , neste movimento, iniciar uma tomada de decisão de âmbito mais autoral, ou seja, compreender as linguagens gráficas que são mais úteis para cada projecto a desenvolver. Absorver uma prática quotidiana de desenhar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação e explicação de métodos que ajudam a desenvolver cada grupo de exercícios.
Privilegia-se o contacto professor/estudante numa relação tutorial.
Critérios de Avaliação: cumprimento dos objectivos de cada exercício com concretização rigorosa das metodologias; demonstração da qualidade da observação utilizando diferentes tipologias de representação gráfica; entendimento dos modos constitutivos dos diferentes registos gráficos e seu domínio técnico como meio de representação; conhecimento do património histórico do desenho; capacidade para organizar e sistematizar o trabalho através da obediência ao tempo de execução de cada exercício; envolvimento e empenho no trabalho individual em autonomia; capacidade de reflexão e autocrítica.
O método de avaliação é contínuo e presencial (75%). Cada exercício terminado tem avaliação de diagnóstico com discussão crítica. A avaliação final resulta da apreciação integral: 15% cada exercício e 25% Projeto Pessoal. Exame em 2ª época.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV - Entre linhas. Desenho na colecção da Fundação Luso-Americana Lisboa. Culturgest. Lisboa. 2005.
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CARNEIRO, A. - Campo, Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto. FAUP Publicações. Porto. 1995.
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COZENS, A. - A New Method of Landscape. Paddington Press. London. 1997.
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EDWARDS, B. - Desenhando com o lado direito do Cérebro. Rio de Janeiro. Ediouro Publicações. 2000
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EDWARDS, B. - Desenhando com o Artista Interior. São Paulo. Editora Claridade. 2002.
MATOS, L. A. - Desenhos do Séc. XIX. Porto. FBAUP. (s.d.)
MOLINA, J. J. G. - Las Lecciones del Dibujo. Madrid. Cátedra. 1995
MOLINA, J. J. G. - Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid. Cátedra.1999
MOLINA, J. J. G. - Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid. Cátedra. 2002
MOLINA, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. - El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid. Cátedra. 2001.
SALE, T., BETTI, C. - Drawing ¿ A Contemporary Aproach. Belmont. Thomson. 2004
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não