filmeu

Disciplina Comunicação Intercultural

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende estabelecer de que forma a diversidade cultural influencia a forma como comunicamos e interagimos. A compreensão e respeito pelas diferenças é crucial para comunicar eficazmente

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A unidade curricular apresenta e discute os principais termos e teorias da comunicação intercultural, como cultura, comunicação, identidades, estereótipo, perceção externa, transnacionalidade, polidez e hibridez. Os resultados de investigações atualizadas sobre temas aplicados e relativos a trabalho (negócios e economia, política, relações internacionais) servem para refletir e aprimorar a compreensão dos participantes sobre o contexto complexo da comunicação intra e intercultural. No projeto de workshop acompanhado, os alunos aplicam os fundamentos teóricos a cenários concretos, construindo a partir da sua própria experiência de diferença, a fim de reconhecer e entender as interações num contexto de diferentes identidades e culturas. Exercícios práticos, como simulações, dramatizações e incidentes críticos, ilustram vários casos de comunicação intercultural e servem como base para a criação de portfólios de comunicação individuais

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos irão adquirir conhecimentos essenciais sobre identidades culturais, a fim de serem capazes de contextualizar perspetivas, pontos de vista e expectativas num contexto comunicativo alargado de configurações culturais e de identidades. Poderão apresentar e discutir criticamente os principais termos da comunicação intercultural e aplicar a terminologia na análise de exemplos práticos em eventos comunicativos interculturais. O debate sobre barreiras na comunicação intercultural melhorará a capacidade em reconhecer e entender possíveis obstáculos e desenvolver e aplicar estratégias para aprimorar a comunicação entre culturas (intra e interculturais), particularmente num ambiente profissional. Serão capazes de reconhecer especificidades estruturais de outras culturas a nível individual, regional ou global. Poderão antecipar ou resolver conflitos interpessoais para executar com êxito tarefas profissionais numa ampla variedade de configurações pessoais e profissionais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Palestra e elementos interativos do workshop

    - Integração de media da web

    - Palestras e conversas com especialistas

    - Workshops de projetos com parceiros internacionais

    - Sessões cooperativas com elementos de aprendizado misto - Trabalho de projeto independente e design de portfólio

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Clyne, Michael. Inter-cultural communication at work. 1996. Cambridge: Cambridge University Press.

    Hofstede, Geert, Gert Jan Hofstede, and Michael Minkov. 2010. Cultures and organi- zations. New York: McGraw Hill.

    Jackson, Kane (ed.) 2014. The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. London: Routledge.

    Lewis, Richard D. 2006. When cultures collide. 3rd ed. Boston: Nicholas Brealey Inter- national.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios