filmeu

Disciplina Tecnologias de Produção de Cerveja

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos sobre as matérias-primas a usar no fabrico de malte e cerveja, e os processos e tecnologias de fabricação de malte e cerveja, bem como do enchimento e embalamento de cerveja. Serão também abordados o controlo de qualidade de produto e os principais tipos de cerveja.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

     

    1.0.0 A cerveja. Aspetos históricos e legais

    2.0.0 Principais matérias-primas.

    3.0.0 Fases do Processo.

    3.1.0 Fabricação de malte: molha, germinação, secagem, armazenagem. Critérios de qualidade da cevada: aspetos físicos e bioquímicos. Principais especificações.

    3.2.0 Fabricação de cerveja:

    3.2.1 Fabricação do Mosto - Moagem do malte, empastagem, filtração do mosto, ebulição, adição de lúpulo, clarificação, arrefecimento.

    3.2.2 Fermentação. Guarda. Filtração e Carbonatação

    3.2.3 Enchimento: garrafa, barril, lata (embalagens primárias). Capsulagem e cravação.

    3.2.4 Estabilização biológica e química.

    3.2.5 Rotulagem e embalamento (embalagens secundárias e terciárias).

    3.2.6 Controlo de qualidade: principais parâmetros do processo. Métodos analíticos. Análise sensorial. Roda dos aromas.

    4.0.0 Tipos de cerveja. Fundamentos. Tendências de mercado.

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos: às matérias-primas que podem ser usadas no fabrico de malte e cerveja; aos processos e tecnologias de fabricação de malte e cerveja ¿ desde as primeiras etapas de processamento da cevada até à cerveja final, passando pelas principais fases de maltagem, elaboração de mosto, fermentação; aos processos e tecnologias de enchimento e embalamento de cerveja; ao controlo de qualidade dos parâmetros de processo; aos principais tipos de cerveja e tendências de mercado.

    Pretende-se que no final da UC os alunos: estejam familiarizados com os princípios de operação dos principais equipamentos, processos, matérias primas, materiais de embalagem e com a sua utilização na produção de malte e cerveja respeitando Boas Práticas de Fabrico; descrevam os principais parâmetros de processo bem como os respetivos métodos analíticos de controlo; descrevam os principais tipos de cerveja, suas origens e características principais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular visa a transmissão de conhecimentos e experiências de desenvolvimento e produção de formulas /receitas de cerveja de forma interactiva na Unidade Piloto de Produção de Cerveja da Universidade. Esta unidade representa uma fábrica completa de produção de cerveja mas operando a uma escala miniaturizada - proporcionando aos alunos uma estreita relação com a realidade industrial dentro da própria Universidade.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Protz, R. - The Taste of Beer: A Guide to Appreciating the Great Beers of the World. W&N, 1998 (1st Ed). ISBN: ¿ 978-0297836247

    Bamforth, C. - Brewing: New Technologies, Woodhead Publishing, 2014, ISBN: 978-1845691738

    Briggs, D.E., Hough, J.S., Stevens, R., Young, T.W.  Malting and Brewing Science, Vol 1: Malt and Sweet Wort. Chapman & Hall Ltd, 1981 (2nd Ed), ISBN: 0412165805

    Hough, J.S., Briggs, D.E., Stevens, R., Young, T.W.  Malting and Brewing Science, Vol 2: Hopped Wort and Beer. Chapman & Hall Ltd, 1982 (2nd Ed), ISBN: 0412165902

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios