filmeu

Disciplina Tecnologias de Produção de Cerveja

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos sobre as matérias-primas a usar no fabrico de malte e cerveja, e os processos e tecnologias de fabricação de malte e cerveja, bem como do enchimento e embalamento de cerveja. Serão também abordados o controlo de qualidade de produto e os principais tipos de cerveja.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

        1.0.0 A cerveja. Aspetos históricos e legais 2.0.0 Principais matérias-primas. 3.0.0 Fases do Processo. 3.1.0 Fabricação de malte: molha, germinação, secagem, armazenagem. Critérios de qualidade da cevada: aspetos físicos e bioquímicos. Principais especificações. 3.2.0 Fabricação de cerveja: 3.2.1 Fabricação do Mosto - Moagem do malte, empastagem, filtração do mosto, ebulição, adição de lúpulo, clarificação, arrefecimento. 3.2.2 Fermentação. Guarda. Filtração e Carbonatação 3.2.3 Enchimento: garrafa, barril, lata (embalagens primárias). Capsulagem e cravação. 3.2.4 Estabilização biológica e química. 3.2.5 Rotulagem e embalamento (embalagens secundárias e terciárias). 3.2.6 Controlo de qualidade: principais parâmetros do processo. Métodos analíticos. Análise sensorial. Roda dos aromas. 4.0.0 Tipos de cerveja. Fundamentos. Tendências de mercado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos: às matérias-primas que podem ser usadas no fabrico de malte e cerveja; aos processos e tecnologias de fabricação de malte e cerveja ¿ desde as primeiras etapas de processamento da cevada até à cerveja final, passando pelas principais fases de maltagem, elaboração de mosto, fermentação; aos processos e tecnologias de enchimento e embalamento de cerveja; ao controlo de qualidade dos parâmetros de processo; aos principais tipos de cerveja e tendências de mercado. Pretende-se que no final da UC os alunos: estejam familiarizados com os princípios de operação dos principais equipamentos, processos, matérias primas, materiais de embalagem e com a sua utilização na produção de malte e cerveja respeitando Boas Práticas de Fabrico; descrevam os principais parâmetros de processo bem como os respetivos métodos analíticos de controlo; descrevam os principais tipos de cerveja, suas origens e características principais.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular visa a transmissão de conhecimentos e experiências de desenvolvimento e produção de formulas /receitas de cerveja de forma interactiva na Unidade Piloto de Produção de Cerveja da Universidade. Esta unidade representa uma fábrica completa de produção de cerveja mas operando a uma escala miniaturizada - proporcionando aos alunos uma estreita relação com a realidade industrial dentro da própria Universidade.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Protz, R. - The Taste of Beer: A Guide to Appreciating the Great Beers of the World. W&N, 1998 (1st Ed). ISBN: ¿ 978-0297836247 Bamforth, C. - Brewing: New Technologies, Woodhead Publishing, 2014, ISBN: 978-1845691738 Briggs, D.E., Hough, J.S., Stevens, R., Young, T.W.  Malting and Brewing Science, Vol 1: Malt and Sweet Wort. Chapman & Hall Ltd, 1981 (2nd Ed), ISBN: 0412165805 Hough, J.S., Briggs, D.E., Stevens, R., Young, T.W.  Malting and Brewing Science, Vol 2: Hopped Wort and Beer. Chapman & Hall Ltd, 1982 (2nd Ed), ISBN: 0412165902  
  • Avaliação

    Avaliação

    P1 - Componente Teórica: 

        60 % da Nota Final (Média de 2 testes ou frequência global no decorrer do semestre)

    P2 - Componente Prática:

        40 % da Nota Final (Relatórios científicos das aulas práticas (ponderação 40%) + Discussão oral presencial dos Relatórios científicos das aulas práticas (ponderação 60%))

    Nota mínima para aprovação em P1 e P2 - 10 valores.

    Caso não obtenha aprovação na avaliação contínua, o aluno submete-se a exames escritos finais, necessitando de uma classificação mínima de 10 valores para aprovação  

     

    As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação (trabalhos individuais ou de grupo) têm de ser reveladas pelos alunos, identificando o seu propósito de utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de avaliação complementar (Discussão oral presencial) com a ponderação de 60% conforme descrito em cima.

     

    O uso responsável e ético da IA por parte do(a)s aluno(a)s, com vista à integridade académica, será discutido em contexto de sala de aula, tendo em conta as regras definidas nesta FUC

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios