filmeu

Disciplina Ecologia Industrial e Avaliação de Ciclo de Vida

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC propociona uma perspectiva sobre as  abordagens interdisciplinares que visam optimizar os processos industriais, reduzir o impacto ambiental e avaliar o ciclo de vida completo de produtos e sistemas.

    No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de demonstrar os conhecimentos adquiridos de uma formação integrada na área da Ecologia Industrial, salientando os objetivos e limitações das suas principais ferramentas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Ecologia: definição e âmbito. Breve história da Ecologia e principais conceitos.

    2-A gestão de recursos e o capital natural

    3-Ecologia industrial e estratégias de zero emissões. A Ecologia Industrial e a Sustentabilidade. Perspetiva histórica da evolução da Gestão Ambiental. Introdução a ferramentas de EI: A Análise de Fluxos de Materiais/Substâncias e a LCA.

    4-Gestão de fluxos materiais: abordagem conceptual e casos de estudo nacionais e internacionais

    5-LCA: Metodologia e aplicações. Etapas da LCA. Multifuncionalidade: sub-divisão, expansão do sistema e métodos de alocação. Qualidade de dados e análise de incerteza. Análise de Monte Carlo, cenários e sensibilidade.

    6-Casos de estudo nacionais e internacionais: preparação de uma proposta e implementação de um estudo de LCA.

  • Objetivos

    Objetivos

    As bases teóricas adquiridas permitirão explicar a importância dos eco-parques, simbioses industriais, análise de fluxos de materiais e modelos de análise económica e ambiental.

    Pretende-se também que os alunos consigam aplicar os conhecimentos adquiridos para realizarem estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) e conhecerem e aplicarem os principios da Ecologia Industrial e Análise de Ciclo de Vida (EI) em diversas vertentes designadamente na criação de valor, no papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e na importância da criatividade na conceção de soluções.

    Deverão conseguir descrever as problemáticas associadas à Ecologia Industrial e à Análise de Ciclo de Vida; reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de gestão, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções com exemplo de inovação e criatividade na resolução dos problemas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas recorrendo ao método expositivo, onde são apresentados os conceitos básicos e ilustrada a forma como podem ser aplicados a casos concretos, promovendo a participação dos alunos. Aulas teórico-práticas onde os alunos devem, individualmente, elaborar um relatório com uma abordagem crítica sobre casos de estudo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1-Graedel, Tom H.; Allenby, Braden R.; Graedel, T.E. (2009) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall.

    2-Ferrão, P. (2009) Ecologia Industrial. Princípios e ferramentas. Instituto Superior Técnico (ed)

    3-Cox, C. Barry/ Moore, Peter D./Ladle, Richard (2016). Biogeography. An ecological and evolutionary approach, 9th edition, Wiley-Blackwell.

    4-Brunner, Paul H./ Rechberger, Helmut: Practical Handbook of Material Flow Analysis, Lewis Publications, 2004.

    5-Heck, Peter (2020). Material Flow Management: Systems, Technology and Finance for a Sustainable Future, Springer-Verlag Berlin and Heidelberg GmbH & Co. K.

    6-Guinée, J. et al. (2001) Life cycle assessment: an operational guide to the ISO standards, Centre of Env. Science, Univ. of Leiden, Kluwer

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios