filmeu

Disciplina Ecologia Industrial e Avaliação de Ciclo de Vida

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC propociona uma perspectiva sobre as  abordagens interdisciplinares que visam optimizar os processos industriais, reduzir o impacto ambiental e avaliar o ciclo de vida completo de produtos e sistemas. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de demonstrar os conhecimentos adquiridos de uma formação integrada na área da Ecologia Industrial, salientando os objetivos e limitações das suas principais ferramentas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-Ecologia: definição e âmbito. Breve história da Ecologia e principais conceitos. 2-A gestão de recursos e o capital natural 3-Ecologia industrial e estratégias de zero emissões. A Ecologia Industrial e a Sustentabilidade. Perspetiva histórica da evolução da Gestão Ambiental. Introdução a ferramentas de EI: A Análise de Fluxos de Materiais/Substâncias e a LCA. 4-Gestão de fluxos materiais: abordagem conceptual e casos de estudo nacionais e internacionais 5-LCA: Metodologia e aplicações. Etapas da LCA. Multifuncionalidade: sub-divisão, expansão do sistema e métodos de alocação. Qualidade de dados e análise de incerteza. Análise de Monte Carlo, cenários e sensibilidade. 6-Casos de estudo nacionais e internacionais: preparação de uma proposta e implementação de um estudo de LCA.
  • Objetivos

    Objetivos

    As bases teóricas adquiridas permitirão explicar a importância dos eco-parques, simbioses industriais, análise de fluxos de materiais e modelos de análise económica e ambiental. Pretende-se também que os alunos consigam aplicar os conhecimentos adquiridos para realizarem estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) e conhecerem e aplicarem os principios da Ecologia Industrial e Análise de Ciclo de Vida (EI) em diversas vertentes designadamente na criação de valor, no papel da inovação tecnológica na adaptação a paradigmas de produção mais eficazes e eficientes e na importância da criatividade na conceção de soluções. Deverão conseguir descrever as problemáticas associadas à Ecologia Industrial e à Análise de Ciclo de Vida; reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de gestão, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções com exemplo de inovação e criatividade na resolução dos problemas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Aulas teóricas recorrendo ao método expositivo, onde são apresentados os conceitos básicos e ilustrada a forma como podem ser aplicados a casos concretos, promovendo a participação dos alunos. Aulas teórico-práticas onde os alunos devem, individualmente, elaborar um relatório com uma abordagem crítica sobre casos de estudo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1-Graedel, Tom H.; Allenby, Braden R.; Graedel, T.E. (2009) Industrial Ecology and Sustainable Engineering. Prentice Hall. 2-Ferrão, P. (2009) Ecologia Industrial. Princípios e ferramentas. Instituto Superior Técnico (ed) 3-Cox, C. Barry/ Moore, Peter D./Ladle, Richard (2016). Biogeography. An ecological and evolutionary approach, 9th edition, Wiley-Blackwell. 4-Brunner, Paul H./ Rechberger, Helmut: Practical Handbook of Material Flow Analysis, Lewis Publications, 2004. 5-Heck, Peter (2020). Material Flow Management: Systems, Technology and Finance for a Sustainable Future, Springer-Verlag Berlin and Heidelberg GmbH & Co. K. 6-Guinée, J. et al. (2001) Life cycle assessment: an operational guide to the ISO standards, Centre of Env. Science, Univ. of Leiden, Kluwer
  • Avaliação

    Avaliação

    A componente teórica é avaliada através de duas frequências a realizar ao longo do semestre. O aluno terá aproveitamento na componente na avaliação contínua se, na média ponderada das duas frequências obtiver uma nota igual ou superior a 9,5 valores (para um máximo de 20 valores). Caso reprovar na avaliação contínua, o aluno irá a exame de recurso.

    A avaliação da componente teórico-prática será realizada através da apresentação e discussão de trabalhos (documento escrito 30%, apresentação 30%, discussão 40%).

    A classificação final da UC resulta da média ponderada da avaliação teórica (60%) e da teórico-prática (40%).

    The theoretical component is assessed through two tests to be taken during the semester. Students will pass the continuous assessment component if they obtain a weighted average of 9.5 or higher (out of a maximum of 20) in the two tests. If they fail the continuous assessment, students will take a resit exam.

    The theoretical-practical component will be assessed through the presentation and discussion of assignments (written document 30%, presentation 30%, discussion 40%).

    The final grade for the course unit is the weighted average of the theoretical assessment (60%) and the theoretical-practical assessment (40%).

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios