filmeu

Disciplina Anatomia Humana

  • Apresentação

    Apresentação

    Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Genética” (FAFG) integra o núcleo científico-base do Mestrado Integrado em Biomedicina Computacional e Inteligência Artificial, posicionando-se como a primeira ponte entre as ciências biomédicas clássicas e as tecnologias digitais de saúde. A Unidade Curricular (UC) opera nos domínios da morfologia humana, homeostase fisiológica e herança genética, articulando-as com a exploração de dados clínicos, algoritmos preditivos e sistemas de apoio à decisão médica. O seu campo de ação estende-se desde a identificação de padrões anatómicos em imagiologia, passando pela modelação de redes fisiológicas, até à interpretação de variantes genéticas em grandes coortes omicas, sempre sob o escrutínio ético que rege a saúde digital.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Conhecimento: Organização dos sistemas fisiológicos Dominar anatomia; Fisiologia; Genética, Entendendo a estrutura e função corporal; fisiologia básica e genética. Compreensão: Homeostasia, processos biológicos e sua monitorização Interpretar processos biológicos; Interpretar processos genéticos; Relacionar processos com saúde e doença; Avanços em saúde digital. Aplicativo: pensar de forma integral Utilizar conhecimentos em anatomia; Utilizar conhecimentos em fisiologia; Utilizar conhecimentos em genética; Resolver problemas práticos; Avaliar novas tecnologias em saúde digital. Análise: Impacto da doença na Anatomia, Fisiologia e Genética Avaliar criticamente a relação entre estrutura corporal e função; Variações genéticas em saúde e doença; Consideração sobre desafios éticos. Síntese: Redes digitais de referência em estudos da medicina Humana Avaliação: Extração de informação relevante de literatura na área
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao longo do semestre, os estudantes serão incentivados a resolver casos clínicos simulados que combinam dados anatómicos, perfis fisiológicos e sequências genéticas, utilizando pipelines de bioinformática e ferramentas de IA. A avaliação incide na capacidade de extrair conhecimento biologicamente relevante, comunicar riscos éticos e propor melhorias sustentadas. Em síntese, FAFG capacita futuros profissionais para liderar a convergência entre medicina de precisão e engenharia computacional, garantindo que a inovação tecnológica seja simultaneamente rigorosa, segura e humanamente responsável.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Ferramentas de instalação para a publicação de um artigo sobre proteínas de orientação Neuronal e inflamação: Boot-camp - curso de 90' sobre biologia das Semaforinas e cronogramas de inflamação Taxonomia e anatomia -mapa humano para a expressão nos tecidos (GTEx, HPA) Genética - codificação e variantes ligadas à doença inflamatória (ClinVar, GWAS Catalog) Fisiologia e Imunologia - ligar cada variante a vias relevantes (GO, Reactome) Fenótipos - gerar um " atlas Semaforina-Fenótipo "(HPO, OMIM) Integração Omics - sobreposição de dados (GEO, ImmGen) em modelos de inflamação Ensaios clínicos - mineração de ClinicalTrials.gov & UE-CTR Ética e regulamentação - brainstorm de abordagens de pequenas moléculas, biológicos, mRNA ou de edição genética Síntese - produção de pitch e publicação no repositório Zenodo (DOI)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Martini, F. H., Nath, J. L., & Bartholomew, E. F. (2020). Fundamentals of Anatomy & Physiology (12th ed.). Pearson. Saladin, K. S. (2021). Anatomy & Physiology: The Unity of Form and Function (9th ed.). McGraw-Hill Education. Marieb, E. N., & Hoehn, K. (2020). Human Anatomy & Physiology (12th ed.). Pearson. Gilbert, S. F. (2019). Developmental Biology (12th ed.). Sinauer Associates.
  • Avaliação

    Avaliação

    1. Avaliação contínua:

    Composta por duas frequências (F1 e F2) e uma componente de trabalho autónomo do estudante a desenvolver ao longo do semestre (TA) e assiduidade (A), consiste na produçnao de conteúdos, discussão e resumo de material de artigos científicos e/ou exercícios propostos para resolução e entrega e/ou investigação de temas específicos a propor. A nota final é calculada como a média ponderada dos itens de avaliação de acordo com a seguinte fórmula:

    Nota final = 0.20 * F1 + 0.20 * F2 + 0.50*TA + A*0.1

    Para que haja aprovação à Unidade Curricular, a Nota Final não dever ser inferior a 9,5 valores e a média aritmética das duas frequências não deve ser inferior a 9 valores, com nota mínima individual de 6 valores em F1 e F2 .

    2. Avaliação não contínua:

    Os alunos podem optar por realizar o exame final com ponderação de 100%, sendo necessária uma nota mínima de 9,5 valores para a aprovação.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1ª Frequência

    dd-mm-yyyy

    20%

    2ª Frequência

    dd-mm-yyyy

    20%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    50%

    Assiduidade   10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios