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Disciplina Aprendizagem Automatizada I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo conferir competências introdutórias no campo da Aprendizagem automatizada, dotando os alunos de conhecimentos sólidos e estruturados que lhes permitam entender conceitos teóricos e desenvolver código para resolução de problemas práticos de AA.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Aprendizagem Automática.

    Paradigmas de Aprendizagem Automática: Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionada e Aprendizagem por Reforço.

    Dados

    • Tipos de dados.
    • Medidas de proximidade e medidas de dispersão de dados.
    • Tópicos de normalização e visualização de dados
    • Visualização de Dados por Análise de Componentes Principais

    Aprendizagem Supervisionada

    • Regressão
    • Árvores de Decisão
    • Redes Neuronais
    • Máquinas de Suporte Vectorial
    • Classificador dos K-Vizinhos mais Próximos
    • Avaliação e comparação de métodos de classificação
    • Ensembles

    Aprendizagem Não-Supervisionada

    • Métodos de Agrupamento por partição
    • Métodos de Agrupamento Probabilístico
    • Métodos de Agrupamento Difuso por partição
    • Métodos de Agrupamento Hierárquico
    • Avaliação de métodos e de resultados de agrupamento
    • Outros métodos
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber

    • Compreender os paradigmas e desafios da área de Aprendizagem Automatizada. Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionda e Aprendizagem por Reforço.
    • Aprender métodos fundamentais e suas aplicações na descoberta de conhecimento orientada aos dados. Dados, selecção de modelos, complexidade de modelos, etc.
    • Compreender vantagens e limitações dos métodos de Aprendizagem Automatizada estudados.

    Fazer

    • Implementar e adaptar algoritmos de Aprendizagem Automatizada.
    • Modelar experimentalmente dados reais
    • Interpretar e avaliar resultados experimentais.
    • Validar e comparar algoritmos de Aprendizagem Automatizada.

    Competências Complementares

    • Capacidade de avaliar a adequação dos métodos a dados e aplicações práticas.
    • Capacidade de avaliar criticamente os resultados obtidos.
    • Autonomia para aplicar e aprofundar os conhecimentos na área de Aprendizagem Automatizada.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • A lecionação é constituída por aulas teórico-práticas.
    • A componente teórica é essencialmente expositiva, sendo a teoria apresentada em conjunto com exemplos concretos.
    • Na componente prática são desenvolvidos e resolvidos problemas práticos ao nível da programação relacionados com a teoria lecionada.
    • Nesta unidade curricular a avaliação inclui os seguintes elementos:
      • Avaliação teórica, sob a forma de teste escrito, exercícios, com peso de 30% na nota final (nota mínima: 9.5 valores).
      • Avaliação prática (projetos/problemas de programação/apresentações), com peso de 70% na nota final (nota mínima: 9.5 valores).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • T. Mitchell. Machine Learning, McGraw-Hill, 1997.

    • C. M. Bishop. Pattern Recognition and Machine Learning, Springer, 2006.

     

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