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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular é dedicada ao processamento de imagem, como fonte sensorial de maior alto nével. Aqui será o apresentadas as várias tecnologias de sensores de imagem, a captação de imagem e em seguida são estudados os vários métodos de tratamento de imagem e de extração de informação. Na componente prática será desenvolvida uma aplicação de processamento de imagem, que irá usar os alguns dos métodos aprendidos durante o semestre para resolver um problema prático que será proposto, usando a biblioteca OpenCV e linguagem c#. Irá também ser dado umas noções de introdução a Inteligência Artifical aplicadas nas imagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6634-24449
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Processamento de Imagens: dos pixeis a¿s caracteri¿sticas; Operações sobre imagens; Segmentação; Deteção de objectos; Extração de características; Medidas; Análise de aplicações. Conteúdos de ensino à distância: Tutoriais e apoio em video-conferência e/ou em comunicação assíncrona.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que no final do semestre os estudantes possuam: Capacidades de analisar imagens 2D e aplicar os filtros necessários (como a rotação, translação, etc) para um determinado objectivo; Conhecimentos mais aprofundados na linguagem c#; Noçõess básicas de inteligência artifical em imagens.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O conjunto de matérias lecionadas coloca a ênfase nos aspetos centrais identificados nos objetivos da UC. Por outro lado, a forte vertente prática desta unidade curricular incentiva ao desenvolvimento de algoritmos e à utilização da linguagem de programação, ao mesmo tempo que estimula a resolução de problemas com o auxílio de um computador.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1- Digital Image Processing. Rafael Gonzalez, Paul Wintz. Addison-Wesley 2- Image Analysis: principles and practice, pp. 36 a 36 e 106 a 117. Joyce-Loebl 3- Digital Image Processing and Computer Vision, pp. 130 a 173. Robert Schalkoff 4- Computer Graphics - Principles and Practice, pp. 550 a 555. Foley, van DAM, Feiner, Hughes. Addison-Wesley
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Avaliação
Avaliação
A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre a componente expositiva e participativa. As aulas teóricas seguem o programa definido, apresentando os conceitos teóricos sustentados por exemplos práticos. A aprendizagem dos conceitos é validada através de pequenos exercícios em papel feitos durante a aula, que permitem ao professor aferir da eficácia das suas explicações. Nas aulas práticas os alunos aplicam os conceitos teóricos na resolução de exercícios de programação feitos em computador, de forma individual ou em grupo (máximo 3 elementos por grupo). As aulas práticas decorrem sempre em sintonia com as aulas teóricas da semana anterior.
Avaliação Contínua:
42.5% - 1 teste e um exame com nota mínima de 8 valores.
7.5% - 10 quizzes onde contam os 9 melhores (quizzes semanais).O teste e os quizzes juntos terão de ter uma nota mínima de 9.5 (componente teórica).
50% - Projeto em grupos de 2/3 com defesa presencial em grupo. A nota do projeto tem nota mínima de 9.5 (componente prática).
Época de recurso/especial:
50% - Exame 50% - Project. É necessário ter 9.5 de nota mínima em cada componente para aprovar à disciplina.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




